TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Exames: ATPS DE ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  2.153 Palavras (9 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CAMPUS DE VITÓRIA

ATPS DE ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

VITÓRIA, ESPIRITO SANTO

2012

Desafio:

Cada Grupo deverá organizar um mapa conceitual da temática ética abordada na disciplina.

Etapa 1

Passo 1- Até que ponto um gestor de pessoas precisa compreender a ética e seus princípios como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho?

A ética é um dos temas que se destaca nos dias atuais, principalmente nas organizações, e o RH é influenciado diretamente.

Os recursos humanos têm passado por diversas mudanças, a idéia de que o gestor de pessoas seja responsável apenas pelo recrutamento e desligamento de colaboradores a muito caiu por terra.

Hoje em dia, as funções do gestor de RH vão muito, além disto. A Gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades, conceitos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar todos os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Ética faz parte dessa nova estrutura, alguns dos desafios do RH é também, encontrar pessoas qualificadas e capacitadas, lidar com as pessoas, motivar as pessoas, espírito de liderança.

Um dos grandes desafios dos Gestores de pessoas é lidar com o ser humano, pois não se trata apenas do individuo, nos deparamos com uma serie de conflitos, caráter, família, desejos, sonhos, frustrações e vários outros, e é necessário saber administrar com esta questão.

É justamente no elemento humano que ética e seus princípios estão diretamente ligados. A ética se fundamenta em uma teoria dos valores e normas que regem as condutas humanas e tem como objeto de reflexão as experiências morais do ser humano pautados pelo entendimento do que é bom ou mal, certo ou errado, justo ou injusto, bem como os juízos de valor sobre as experiências elaboradas por uma consciência.

A ética no trabalho consiste em entender a atividade fundamental à construção da identidade, de valores e da realização pessoal onde prevalecem relações fundadas na dignidade, liberdade e na igualdade entre os homens. Portanto, pensar a questão ética nas organizações empresariais é necessário, e cabe ao gestor buscar o melhor resultado para a organização, mas respeitando os valores éticos e morais.

Etapa 2

Passo 1:

1 O que é ética?

A ética relaciona-se com o estudo da moral e da ação humana. O conceito provém do termo grego ethikos, que significa “carácter”. Uma sentença ética é uma declaração moral que elabora afirmações e define o que é bom, mau, obrigatório, permitido, etc. relativamente a uma ação ou a uma decisão.

Portanto, quando alguém aplica uma sentença ética sobre uma pessoa, está realizando um juízo moral. Como tal, a ética estuda a moral e determina como devem atuar os membros de uma sociedade. Por esse motivo, é definida como sendo a ciência do comportamento moral.

1.1 O que é moral?

Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade. Essas normas são desenvolvidas ao longo da vida do homem através da educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim definia moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.

1.2 O que é a lei?

Lei é uma norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito.

A lei normatiza todo comportamento da sociedade que se dispôs a tê-la como regra geral de convivência.

1.3 Quais as diferenças e semelhanças entre si (ética moral e lei)?

Semelhanças e diferenças.

A moral tem um caráter prático imediato, visto que faz parte integrante da vida cotidiana da sociedade e dos indivíduos, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia os nossos juízos e opiniões.

A ética, pelo contrário, é uma reflexão filosófica, logo puramente racional, sobre a moral. Assim, procura justificá-la e fundamentá-la, encontrando as regras que, efetivamente, são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta a nível mundial e aplicável a todos os sujeitos, o que faz com que a ética seja de caráter universalista, por oposto ao caráter restrito da moral, visto que esta pertence a indivíduos, comunidades e/ou sociedades, variando de pessoa para pessoa, de comunidade para comunidade, de sociedade para sociedade.

O objeto de estudo da ética é, portanto, o que guia a ação: os motivos, as causas, os princípios, as circunstâncias; mas também analisa as consequências dessas ações.

A moral também se apresenta como histórica, porque evolui ao longo do tempo e difere no espaço, assim como as próprias sociedades e os costumes.

No entanto, uma norma moral não pode ser considerada uma lei, apesar da semelhança, porque não está escrita, mas sim como base das leis, pois a grande maioria das leis é feita tendo em conta normas morais.

Outra importante característica da moral (e esta sim a difere da lei) é o fato desta ser relativa,

porque algo só é considerado moral ou imoral segundo um determinado código moral, sendo este diferente de indivíduo para indivíduo. Finalmente, a ética tem como objetivo fundamental levar a modificações na moral, com aplicação universal, guiando, orientando, racionalmente e do melhor modo a vida humana.

Ética: conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.

Moral: conjunto de regras que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua classe.

Direito: o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com