TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE Ética

Dissertações: ATPS DE Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  3.551 Palavras (15 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 15

ATPS - Ética e Relações Humanas no Trabalho

Deusdete Cardoso – RA 6751347112

Marcelo Barros – RA 6950463473

Ricardo Alexandre – RA 6954447088

Sabrina Valéria Batista dos Santos – RA 6951488831

VALPARAÍSO / GO

2013

Deusdete Cardoso – RA 6751347112

Marcelo Barros – RA 6950463473

Ricardo Alexandre – RA 6954447088

Sabrina Valéria Batista dos Santos – RA 6951488831

Professor tutor presencial:

Professora tutora a distância: Andréa Lydia Ahlert

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Logística Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho para a obtenção de nota, sob orientação da Profa. Tutora EAD Andréa Lydia Ahlert.

VALPARAÍSO / GO

2013

SUMÁRIO

Introdução 04

Ética e administração 05

A ética no filme “Amor sem escalas” 07

Sinopse do filme 08

Análise das situações que envolve ética 10

Considerações Finais 12

Referências Bibliográficas 13

INTRODUÇÃO

Quando falamos em ética empresarial temos que enfatizar as dimensões que interferem nas relações dentro das organizações, para que tenhamos um bom entendimento desse assunto, aqui será proposto o conceito de ética na visão de alguns autores e segundo o entendimento do grupo.

Levantaremos pares de conceitos para a elaboração de um mapa conceitual referente ao gestor de RH e a ética como norteador das ações para o diferenciarem no mercado de Trabalho. Ética não tem meio termo, ou você tem ou não tem.

Os gestores precisam estar preparados para ajudar na implantação da ética dentro da empresa na qual ele representa, agindo assim como educadores deste principio que hoje se mostra muito importante. As empresas podem se beneficiarem com esta prática e obterem lucros positivos.

Se os gestores e os lideres de empresas não entenderem os conceitos de responsabilidade social, ficaram prejudicados e afetaram a marca da empresa. É preciso um planejamento adequado para a implantação deste sistema, ele terá que acontecer de forma continua e agregando junto com as políticas da empresa.

Existem vários envolvidos nesse processo, e aqui veremos qual é o papel que eles desenvolvem junto à empresa. Veremos formas de implantação do processo de responsabilidade social no ambiente de trabalho.

Hoje existe um certificado social que traz vários benefícios para a empresa, como a valorização de sua marca e a confiabilidade que ela transmitirá ao se associar a este certificado.

ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

Ética no trabalho é uma preocupação constante, e mesmo quando não há um código específico ou uma conduta objetivamente definida a ser seguida na sua empresa ou profissão, em geral o senso comum é empregado para tentar identificar quais os comportamentos aceitáveis e quais os que ferem princípios ou são antiéticos.

Ética e convivência humana. A atitude ética é uma atitude de amor pela humanidade. Toda educação é uma ação interativa: faz-se mediante informações, comunicação, diálogo entre seres humanos. Em toda educação há outro em relação. Em toda educação, por tudo isso, a ética está implicada.

A motivação é importante nos espaços de trabalho, pois proporciona que a pessoa motivada desempenhe melhor seu papel no grupo.

Uma pessoa sem motivação, não tem objetivos, muito menos motivos para desempenhar seu papel corretamente, seja qual for. Em um ambiente de trabalho, devemos formar grupos que possuem os mesmos objetivos. Assim os membros destes grupos se sentirão motivados por estarem cumprindo suas tarefas e irão contribuir para o crescimento não só do grupo, mas da empresa toda. Além de chamar pessoas com os mesmos objetivos, devemos incentivar essas pessoas oferecendo bônus, prêmios, como também dando expectativas de crescimento profissional dentro da empresa grupo, etc.

Uma pessoa sem motivação não contribui ou contribui muito pouco para o crescimento da empresa. Ela não dá idéias nem tem motivos para fazer seu papel na empresa de forma excepcional, que vá acrescentar algo relevante para ela ou para os membros da empresa/grupo.

Motivação é importante tanto na vida pessoal quanto na profissional. Se tratando de espaços de trabalho, ela é primordial. Sociedade Brasileira Atual diz respeito a um estudo reflexivo das transformações na conduta humana no campo ético, seja no âmbito empresarial, profissional ou do senso comum. Objetiva transparecer as mudanças vistas na ética e na moral em dois momentos da história. Chegando a considerar por fim que o conceito de ética no pensamento filosófico de Aristóteles leva a contextualização descritiva do que é ética, na sociedade contemporânea, neste cenário se justifica a criação de códigos éticos para a conduta social, profissional e empresarial em prol de uma convivência mais harmônica, justa e livre. Porém, se faz necessário que os valores éticos e morais sejam impregnados na essência humana do cidadão brasileiro.

A ética se faz essencial para a interação no meio social comum, e assim também se faz primordial na regulação e regulamentação das relações profissionais e empresariais, numa contextualização que deixa de ser mais empírica, filosoficamente como tratava Aristóteles, e passa a ser mais descritiva na conduta ética regida por códigos normativos.

No meio empresarial, as instituições públicas ou privadas passaram a perceber como a ética é necessária para que o mercado tenha uma visão mais positiva da sua missão para com o público alvo de seus negócios e a sociedade, como exemplo, partindo a tratar com maior ênfase mecanismo que efetivamente maximize a responsabilidade social e ambiental das organizações, a fim de afirmar uma imagem de comprometimento com o futuro da coletividade e do bem comum para desenvolvimento e sustentabilidade tanto da instituição quanto de sua relação com o meio inserido.

O sistema de organização empresarial se destaca principalmente com um tema ético, onde é necessário que o gestor público compreenda a ética e seus princípios: dever ser colocado em pratica a estruturação, associação, administração, transparência e controle de responsabilidades no quadro de funcionários da empresa, o gestor público é um profissional com um determinado planejamento, e competência para o trabalho da instituição publica ou privada, e quanto na esfera federal, estadual ou municipal, nas empresas de hoje, o departamento de recursos humanos é diretamente influenciado, e sempre tem passado por varias mudanças, a idéia e que o gestor de pessoas é o responsável apenas pelo recrutamento e desligamento de colaboradores, e dentre outras as funções do gestor de RH.

Ele irá planejar, programar e gerenciar programas e projetos de políticas públicas, visando à obtenção de resultados sustentáveis, a partir da atuação ética e transparente. Ele também poderá atuar na gestão técnica administrativa dos diversos órgãos públicos, como orçamento, finanças, recursos humanos, entre outros. Quando o gestor público assume a função, precisa informar-se da cultura de sua organização, ou seja, a identidade da organização pode ser ensinada a novos membros do grupo. Desse modo, uma reflexão sobre a dimensão ética nas empresas deverá passar pelo resgate da qualificação profissional, deixando claro o que se pretende alcançar com a equipe multifuncional, incluirá também outros aspectos organizacionais com relação à dimensão pública da ética e da cidadania.

A cultura ética das organizações passa por certa compreensão do trabalho e das relações sociais. A empresa que tem o hábito de omitir ou roubar, que trata seus clientes e funcionários com desprezo, dificilmente terá um corpo funcional eficiente e ético. Contudo, para um exercício profissional ético, não basta apenas a competência técnica, mas torna-se fundamental o estabelecimento de relação de confiabilidade entre o trabalhador e a gerência, e assim por diante. É entendido que uma organização, que obedece com rigor a norma e os padrões da ética sempre será digna de um bom resultado.

Ética é à base da responsabilidade social empresarial, e se expressa através dos princípios e valores adotados pela organização, as empresas socialmente responsáveis passaram a ter natureza estratégica. Pode-se dizer que a eficiência não é só “fazer as coisas bem”, mas “fazer as coisas boas”, e é aquela que além de ser ética nos seus negócios, preocupa-se com questões do ponto de vista humano:

• Não é permitido o trabalho infantil;

• Não é permitido o trabalho forçado;

• A saúde e a segurança devem ser asseguradas

• Deve ser garantida a liberdade de associação e negociação coletiva;

• O horário de trabalho não deve ultrapassar 48 horas semanais.

ÉTICA PROFISSIONAL

Filme “Amor de Escalas”

A ética no filme

O tema do filme gira em torno de uma solução profissional, elaborada com o objetivo de conduzir com dignidade e respeito os processos de demissão nas companhias. É um sistema de ganha-ganha, que busca o beneficio de todos os envolvidos, são empresas contratadas para agilizar (e tentar humanizar) os sistemas de demissão de massa de uma organização, dissolvendo os tradicionais métodos de dispensa em que o contratante (o gestor direto) comunicava a demissão de seu funcionário olho no olho, verbalizando os motivos da dispensa e compartilhando, de certa forma, do momento sempre constrangedor do fim de uma parceria. Porém, esta delegação de tarefas para outros, aponta não só para o enfraquecimento das relações humanas (o distanciamento do sofrimento e do desconforto que a dor de outra pessoa pode causar) como também são sintomas gritantes de nossa época, superlotada de uma necessidade emergencial de felicidade e de um ilusório conforto emocional.

Devemos nos ater que a visão do trágico (na figura do outro que sofre) sempre foi uma etapa absolutamente necessária para o amadurecimento humano, uma vez que este contato nos coloca diante de nossos próprios medos e nos impulsiona a superá-los através da solidariedade que o outro nos provoca. É uma lição básica ensinada incansavelmente pelas religiões a milhares de anos, se a negarmos, estamos abrindo mão de nossa experiência humana, e finalmente estaremos nos entregando ao mecanicismo retratado no filme:

Atualmente é comum entre os profissionais de RH, uma preocupação crescente em relação aos processos de dispensa, que foram diretamente influenciados pelo endurecimento de nossos tempos, em que virtualizaram o calor humano e terceirizaram o bom senso.

Nossa intenção de viver e nos comunicar globalmente, talvez tenham criado uma falsa sensação de “aldeia global”, que na prática tem se mostrado apenas como uma quitinete solitária com uma janela pequena para o mundo, também conhecida como solidão/acompanhada, que objetiva uma independência em relação aos demais, que na realidade (felizmente) nunca teremos por completo, uma vez que só reconhecemos quem somos através do outro, esta é uma condição humana, que deve ser respeitada em “todos os processos” (inclusive empresariais) para que o fim de uma parceria seja realmente um novo inicio para quem é dispensado, e não mais uma etapa amarga de procedimentos mal concebidos. Por isso, que os sistemas de governança devem possuir em todas as suas fases uma preocupação ética, pois é ela, que desde os antigos gregos, tem como foco central a ação e reação humana.

Sinopse do filme

Ryan Bingham tem por função demitir pessoas, por estar acostumado a ver o desespero e a angustia dos outros ele mesmo se tornou uma fria. Ele adora seu trabalho e sempre esta viajando por diversas cidades nos Estados Unidos. Até que seu chefe contrata Natalie Kenner, recém-formada em psicologia ela desenvolve um sistema onde demite pessoas por vídeo chamado sem mesmo precisar se deslocar do seu escritório. Essa novidade caso seja adotada pela empresa põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é a sua “grande idéia” inovadora, viajando com Natalie para mostrar a realidade da sua profissão.

O ator principal vivido por George Clooney tem um grande conflito que é o fato de não manter raízes com nada e ninguém, ele é desligado de tudo que possa parecer uma vida normal, o único laço de fidelidade que ele mantém é com seu emprego e com as companhias pelas quais ele viaja e se hospeda tentando ser o próximo ganhador de um cartão, por voar 10 milhões de milhas. Para ele relacionamentos é uma bagagem pesada e na sua teoria de mochila vazia ele nos ensina que devemos tirar dos nossos ombros esse fardo que inclui: amigos, namorado e até mesmo nossos familiares.

Ele por sua vez carregava em sua leve pasta apenas o indispensável, era objetivo e gostava da vida artificial que lhe era oferecida em aeroportos e hotéis. Penso que esse peso ao qual ele se refere, seja na verdade o que mais devemos carregar conosco, pois se colocamos em nossas mochilas bons relacionamentos, colegas de trabalho que fazem parte do maior tempo de nossos dias, e a família que é pra quem voltamos á noite, o fardo ficara mais leve de se carregar do que o peso da solidão.

Laços muito afetivos às vezes nos fazem confundir e não saber separar o profissional do pessoal, mas em contrapartida ter certas pessoas em nossa mochila e estar na mochila de alguém é fundamental, pois elas podem ser chaves para nos abrir portas lá na frente, assim como ele mesmo Ryan foi uma chave para ajudar abrir a porta para Natalie mandando a carta de recomendação quando ele foi para outro emprego.

Depois de aprender a lição Natalie se tornou mais sensível em relação á demissão, pois quem demite deve ter bom senso de estar atento as situações do mercado atual podemos dar quem sabe outra opção, uma idéia ao demitido ou quem sabe antes de dispensá-lo procurar saber se não há a possibilidade de remanejá-lo dentro da empresa ou ainda em uma filial. Saber como colocar as palavras, pois apesar da situação estamos diante de uma pessoa com sentimentos e que por um tempo foi útil somando forças na companhia, onde com certeza criou vínculos e expectativas.

A frieza que Natalie demonstrava em seu plano de demissão era algo que talvez não fizesse por mal, apenas não tinha noção do que é sentar frente a frente com alguém e sentir o que sente quem esta sendo dispensado. Ela era bem sentimental até, e depois que teve a experiência percebeu mesmo não querendo ceder e crer que seu projeto era totalmente desumano. Por vezes a tecnologia demasiada nos traz conforto e nos faz ver pessoas como maquinas, que podem ser ativadas e desativadas a distância, substituídas ou deixadas de lado como peças e frias como uma tela de um computador que você apaga sem se importar se há uma história há por trás.

ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Análise das situações envolvendo a ética profissional em Administração.

Podemos perceber no filme o impacto que as mudanças organizacionais têm na vida dos funcionários, como até pessoas competentes e com prestígio dentro da empresa tem dificuldade em lidar com essa situação. Na realidade atual, devido a um ambiente de alta instabilidade econômica, o surgimento de novas tecnologias e a satisfação do cliente se tornar cada vez mais difícil de atingir, as organizações vêem a necessidade de sempre estar acompanhando as oscilações mercadológicas, mudando continuamente a fim de criar um diferencial competitivo procurando maximizar a qualidade de seu produto/serviço e minimizar seus custos operacionais.

Em amor sem escalas esse cenário é bem retratado quando propõem a utilização de vídeo conferência para fazer as demissões e assim, diminuir estrondosamente os custos de viagens da empresa. A idéia é muito bem aceita pela diretoria, pois vem nela a maximização dos lucros, já o personagem principal é extremamente contra e relutante a novidade, muito por questões pessoais, já que vai de encontro ao estilo de vida que tem como perfeito,e da interferência em seu projeto de vida de juntar 1 milhão de milhas, além disso acredita também que aquele modo não era maneira mais adequada de se executar a tarefa que conhecia tão bem.

De fato, apesar da grande economia que a empresa teria com adesão dessa nova ferramenta, a mudança não se mostrou eficiente, já que vendia que envolve uma questão emocional e de grande impacto na vida das pessoas demitidas. Optaram por uma mudança organizacional pensando exclusivamente no lucro, assim, foi mal planejada e conseqüentemente apresentou falhas, sendo que precisaram voltar ao modelo organizacional antigo.

Um executivo cujo seu trabalho é demitir pessoas. Com serviço diferenciado, o mesmo é um especialista em desligamento de funcionários e também palestrante que defende a tese de que relacionamentos são pesados demais para carregar durante nossas vidas, querendo assim que esvaziemos nossas mochilas, que tenhamos uma vida sem compromisso e sem responsabilidades.

No filme retrata diversas cenas da realidade das pessoas que são demitidas, pois perdem uma posição no mercado de trabalho e todos os problemas que estão relacionados a tal fato. A questão é que, o especialista em demissão de funcionários não tem nenhum tipo de relacionamento com os mesmos, não sabe de sua trajetória na empresa, fazendo com que o colaborador se decepcione com a organização que não tem reconhecimento por anos de dedicação, e muitas vezes revoltando-se, ficando assim, inconformado com fato da perca do seu trabalho.

No entanto, benefícios que são oferecidos para aos colaborados que são desligados da empresa, e tal especialista mostra os novos horizontes, as novas oportunidades para os mesmos, alguns ficando ate entusiasmados e seguindo os conselhos do mesmo, onde tais benefícios servem de consolo, recompensa para muitos colaboradores.

As empresas que recorrem a esse serviço estão totalmente preocupadas com sua imagem, pois assim, quando um colaborador acha que está sendo demitido com respeito e dignidade, oferecendo serviços para o mesmo se reintegrar novamente no mercado, provavelmente ele não falará mal da empresa, preservando a imagem da mesma tendo um vínculo sempre de fidelidade com ela. Caso contrário a empresa ficaria com uma imagem péssima diante do mercado, fazendo assim, um assunto para ser tratado com bastante delicadeza, já que envolve o bem está e qualidade de vida para com o colaborador e a imagem da empresa que é de suma importância para todos.

Espera-se que toda empresa demonstre ao colaborador sua importância. Uma boa administração ocorre quando há transparência no relacionamento, definição de papéis, controles de resultado e avaliação de objetivos, sendo que o colaborador fica ciente de seu trabalho, percebendo onde deve melhorar, onde está indo bem, tornando uma demissão não tão assustadora e menos impactante.

O filme mostra isto com muita precisão através do protagonista, que abdica totalmente da vida particular, no que diz respeito a relacionamentos, em prol da vida profissional. Também se podem comentar outros exemplos do filme em que a vida profissional interfere ao fato de que o desligado se sente humilhado ao voltar para a família sem emprego, pois alem de status este o permite o sustento da família.

Em geral, tendo a questão da interferência da profissão na vida particular, ressaltamos que é grande parte fruto do modelo capitalista, onde o trabalhador na maioria é mais uma dentre tantos, considerado mera força de trabalho, exercendo forte pressão a maior dedicação e empenho, abdicando tempo de lazer e relacionamentos. Fica também evidenciada na importância que estes dão a carreira em detrimento à vida particular, buscando sempre atualização e melhor preparação profissional.

No filme Ryan é uma pessoa que vive de forma solitária. É distante da família. Por isso, não tem com quem compartilhar seus bons e maus momentos e vice versa. Logo, Ryan não dá importância á pessoas. Mas ao trabalhar com Natalie e ao se envolver com Alex, Ryan passa a “amolecer”, o que passa a ser refletido em seus discursos.

Ao fim ele entende que é necessário ter pessoas com quem conviver.

Ryan sentia-se parte da família? Não. Tanto que mal conhecia suas irmãs e não sabia o porquê das fotos batidas com banner de sua irmã que iria se casar em breve.

O que o leva de volta é seu envolvimento com Alex. Seus sentimentos por ela mostram suas falhas como membro de família e que alvos profissionais não são tudo. Tanto que quando consegue alcançar o fim de seu programa de milhagens, percebe que se não houver com quem compartilhar isso, se transforma em frustração.

Devemos procurar a importância dos relacionamentos pessoais dentro e fora da empresa. É fato que pessoas são o que fazem uma empresa ser boa ou ruim para tudo. E para que uma empresa tenha os valores corretos e que sejam corretas, as pessoas que a compõem tem de ter uma vida pessoal que lhe ensine os valores humanos acima de tudo.

Antes de qualquer coisa, temos que buscar dentro de nós, os valores que consideramos corretos para estarmos plenamente preparados para assumirmos posições dentro de empresas. Para que ao tomarmos decisões, tenhamos a certeza de que estamos fazendo o nosso melhor pela empresa e principalmente por nós mesmos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluímos assim, que adotamos como responsabilidade ética: sermos conscientes, dotados de vontade, responsáveis e livres. Ser consciente é ser capaz de reconhecer a existência dos outros; ser dotado de vontade é ser capaz de cotrolar os desejos e impulsos; ser responsável é ser o autor da ação; e se livre é ser capaz de oferecer-se como causa interna de seus sentimentos e atitudes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http:/administracaoeetica.blospot.com.br

http:/eticaenegocios.com

http://www.alumniespm.com.br/colunas/opiniao/alguem-ja-viveu-um-amorsem-escalas

http://www.eticaempresarial.com.br/imagens_arquivos/artigos/File/Eticaenegocios/codetica_adm.pdf

http://www.eticaempresarial.com.br/

http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_5350/artigo_sobre_reflexoes:_da_etica_aristotelica_para_a_etica_na_sociedade_brasileira_atual

...

Baixar como  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »