TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DECONTABILIDADE

Monografias: ATPS DECONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  3.429 Palavras (14 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 14

ANHANGUERA UNIDERP/ PÓLO ACARAÚ

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE

PROFESSOR: MA. JULIANA LEITE KICHNER

“TEORIA DA CONTABILIDADE”

EQUIPE:

KARLA MAYRLA R° MONTEIRO RA: 374341

MARIA EMANUELA DA SILVA RA: 353935

LISLÂNDIA MARTINS NEVES RA: 356153

SABRINA ÉRIKA DOS SANTOS MUNIS RA: 381536

KAROLINE PEREIRA DA COSTA RA: 322197

ACARAÚ-CE 21 DE NOVEMBRO DE 2012.

INTRODUÇÃO

Origem da Contabilidade

Há relatos de que as primeiras manifestações contábeis datam de cerca de 2.000 a.C, outros teóricos preferem dizer que ela existe, pelo menos, desde 4.000 a. C, outros falam em 6.000 a.C.).

A contabilidade existe desde o princípio da civilização humana e durante muito tempo foi chamada “a arte da escrituração mercantil”. O homem observou que era preciso controlar, administrar e preservar seus bens e que poderia, através desse controle, obter lucros e foi através desta necessidade que surgiu a contabilidade.

A atividade de troca e venda dos comerciantes requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares.

À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.

Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.

Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.

É importante lembrarmos que naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram à vista. Posteriormente, empregavam-se ramos de árvore assinalados como prova de dívida ou quitação. O desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou extraordinariamente o registro de informações sobre negócios.

No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá.

Inicio da era moderna na Contabilidade – o tratado de Luca Pacioli

Frei Franciscano,Luca Pacioli publicou, em Veneza, a Summa de aritmética, geometria, proportioni ET proportionalita, em 1494, no texto no qual se distingue, para a história da Contabilidade, o Tractatus de computis et scripturis, talvez a primeira exposição sistemática e completa dos procedimentos contábeis a partidas dobradas de que se tem notícia.

Antes do trabalho de Pacioli, entretanto, é preciso ressaltar que alguns autores, os quais tratavam, principalmente, de práticas comerciais da época e de matemática comercial e financeira, tiveram grande importância como precursores de seu trabalho.

Destacamos os seguintes:

• 1202 - Leonardo Fibonacci

• 1340 - Francesco di Balduccio Pegolotti

• 1448 - Benedetto Cotrugli

Um destes marcos que foi de suma importância para a evolução contábil, foi as Partidas dobradas., que foram estudadas pelo Frei Luca Paciolli, em seu livro Summa Arithmetica. 1494. Não se sabe onde e quem criou o método, por isso é atribuído ao Frei, o fato de estudo, aplicação e desenvolvimento do mesmo. E a este cientista se deve toda a rotina contábil toda a rotina contábil contemporânea, pois o método é utilizado pela maioria dos estudiosos e profissionais desta ciência, e, por vários, considerando o mais eficaz e completo para que se possa obter resultados para os questionamentos e necessidades dos profissionais contábeis, como cita Sá (2006, pág 105) A partir daí a ciência contábil deu um salto tanto científico, quanto em suas práticas,- 7 - tornando mais dinâmica e precisa sua rotina e escrituração. Outro fato que contribuiu decisiva e definitivamente foi a invenção da primeira máquina de somar em 1642, pelo matemático Blaise Pascal. E este foi seguido por muitos outros que aprimoraram a invenção, até a mesma chegar nos modelos disponíveis hoje como instrumentos de trabalho, e que evoluíram também, sendo hoje incorporadas ao computador e aos programas deste instrumento que tanto auxilia o profissional contemporâneo.

Podemos resumir a evolução da ciência contábil da seguinte forma:

• CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO

• CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL

• CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO

• CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO

A contabilidade no Brasil

O Brasil é um país extremamente interessante para o estudo da evolução da Contabilidade, principalmente para os demais países em desenvolvimento.

S.A no Brasil

Recentemente tivemos as leis n.11.968\07 e 11.941\09 versando sobre as sociedades anônimas e empresas de grande porte.

A inflação

Fenômeno Inflacionário crônico, vivido até 1994, foi desenvolvido técnicas de correção avançadas, destacando-se a Correção Integral, que é um aperfeiçoamento dos ajustamentos pela variação do poder aquisitivo da moeda.

A USP avançando

Vários autores destacam-se no panorama contábil brasileiro, dentre eles Carlos de Carvalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com