TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DEMOSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Projeto de pesquisa: ATPS DEMOSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.560 Palavras (15 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

As empresas desenvolvem suas atividades financeiras que precisam ser registradas. Estes registros demonstram a vida da empresa e possibilitam uma análise completa de sua situação. A administração coleta os dados, estruturando-os e analisando-os, gerando informações essenciais para o processo de tomada de decisão.

Este trabalho foi utilizados dados fornecidos pela empresa Natura Cosméticos S.A para demonstrações de análises e de seus resultados. Esta pesquisa pretende apresentar as estruturas e análises financeiro-econômicas das demonstrações contábeis, seus resultados e conclusões, de maneira clara e objetiva.

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é considerado importante por analisar a situação financeira da empresa normalmente realizada no período de um ano. Ao verificar a situação da empresa é possível: investir, fazer reservas ou cortar gastos e se prevenir se forem o caso de resultados negativos. O balanço patrimonial deve ser feito de forma rigorosa e é necessário para auxiliar no controle do patrimônio.

Balanço patrimonial: ativo, passivo e patrimônio liquidam.

O balanço patrimonial é dividido em duas categorias principais:

 Ativo: Consiste nos bens, direitos e qualquer recurso movimentado pela empresa. Também os investimentos financeiros, títulos públicos ou privados que a empresa tem por receber.

 Passivo: as obrigações, os deveres que a empresa tem que cumprir com o estado, seus funcionários e com outras empresas.

Subdivisão dos ativos e passivos

Os ativos e passivos podem ser subdivididos para facilitar os cálculos e estatísticas, os ativos:

Ativos atuais: Todo dinheiro e recurso aplicado (ações, títulos, conta bancaria, etc.)

 Ativos fixos: Itens do patrimônio que pode ser aplicado em um tempo mais longo (Terrenos, Máquinas, prédios, mobiliário, etc.)

Ativo á longo prazo: Fontes abstrata de recursos ( Direitos autorais, patentes, etc.)

 Para os passivos temos:

Passivo Atual: Contas fixas mensalmente (pagamento de funcionários, taxas, impostos, atribuições, etc.)

Passivo á longo prazo: Todas as notas que serão pagas em um período mais logo (Hipoteca, Contrato, alguns tipos de impostos, etc.)

Patrimônio liquido: Pode ser definido pelo resultado da diferença entre o ativo e o passivo, ou seja, é o capital que a empresa tem em caixa. Esse capital pode ser transformado em reserva ou investir em outros bens.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

A DRE é a principal demonstração de fluxo, pois através do resultado que pode ser positivo (receita), negativo (despesas) ou nulo (receita e despesas iguais) pode-se tomar uma decisão financeira de forma precisa.

A Demonstração de Resultado mostra:

Receita são FONTES de recursos;

Despesas e Custos são APLICAÇÕES de recursos.

Diferentemente do Ativo e Passivo, que mostram os saldos de cada conta, a Demonstração de Resultados mostra a soma dos valores do período (no caso de Balanços, o período é anual).

A Demonstração de Resultados é feita com o objetivo de mostra os resultados, isto é, lucro ou prejuízo. Para isto, somam-se as receitas e diminuem-se as despesas ou custos, obtendo assim os resultados.

Podemos dividir as demonstrações financeiras da seguinte forma :

 Demonstrações Financeiras Primárias: Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado;

 Demonstrações Financeiras Secundárias: principalmente a Demonstração de Origens e Aplicação dos Recursos;

 Métodos de Análise: Horizontal e Vertical;

 Índices: grandezas relativas construídas a partir dos números (Demonstração Primária).

Capital de Giro

É o Ativo Circulante.

O capital de giro é um fluxo constante de recursos utilizado para aquisição de estoques, financiamento de vendas aos clientes (duplicatas a receber) e, em caso de sobras, utilizado em aplicações financeiras temporárias.

É com estes recursos que a empresa irá manter sua situação de liquidez, pois eles serão utilizados no pagamento de dívidas e, uma vez pagos os credores, eles voltam a conceder créditos e, assim manter o fluxo de capitais de terceiros na empresa.

Capital de Terceiros

Recursos de terceiros são as dívidas de curto e longo prazos mostradas no Passivo (Circulante Exigível).

Os recursos de terceiros têm origem sob duas formas:

 Recursos Naturais ou Operacionais: São aqueles provenientes da atividade normal e operacional da empresa.

Exemplos: fornecedores (todos concedem um prazo para pagamento), salários,encargos sociais e impostos a pagar (a lei e o Governo concedem um prazo para recolhimento ou pagamento), conta a pagar (luz, água, etc. que sempre são enviadas com prazo para pagamento).A empresa se utiliza estes créditos de forma normal (não por atrasos de pagamento) pode obter excelente forma de se financiar sem depender excessivamente de outros recursos.Fonte operacional (mas que não é capital de terceiros) é o lucro.

É uma fonte diária de recursos e a mais importante de todas.

 Recursos Não Operacionais: São recursos adicionais que a empresa busca para suprir suas necessidades de financiar ativos ou pagar despesas, uma vez que suas fontes naturais não foram suficientes para fazê-lo.

Os exemplos mais comuns são: empréstimos ou financiamentos bancários, empréstimos de coligadas ou sócias, atrasos ou parcelamento de impostos ou de outras dívidas.

Os recursos não operacionais são chamados também de recursos onerosos. O termo oneroso nem sempre é correto tecnicamente, pois leva a crer que estes recursos têm um custo, enquanto os créditos naturais não contêm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com