TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DIDÀTICA

Pesquisas Acadêmicas: ATPS DIDÀTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

DIDÁTICA

Etapa 1

Habilidade adquirida pelo grupo: Trabalhar a possibilidade de elaborar um plano de aula, traçando o perfil da turma.

Passo 1

Estudo em grupo.

Passo 2

Descrição do perfil da turma para a qual a aula será preparada.

Desenvolvimento seguindo as etapas do formulário “Desafio de Didática”.

A – PÚBLICO ALVO

- Ensino Fundamental (5º ano).

B – PERFIL DA TURMA

1 Número de alunos que compõem a turma:

- A turma é composta por 23 alunos, com idades entre 10 e 11 anos, sendo 12 meninas e 11 meninos.

2 Organização da sala de aula:

- A sala está organizada no sistema de fileiras tendo a mesa do professor (a) à frente, o ambiente é amplo, arejado, bem iluminado. Existe murais para exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, lousa branca posicionada na parede logo atrás do docente.

2.1 Descrição da disposição das carteiras dos alunos na sala de aula/ambiente:

- As carteiras são independentes umas das outras, podendo ser movidas para qualquer posição, a mesa de trabalho dos alunos é separada da cadeira.

2.2 Recursos de ensino disponibilizados em sala de aula:

- Os alunos têm á sua disposição, televisão, vídeo, projetor, jogos interativos, cartazes, estante com jornais e revistas, calendário, espelho e uma réplica do corpo humano.

2.3 Avaliação quanto à possibilidade dos alunos serem organizados em grupos ou duplas:

- De acordo com as tarefas propostas os alunos podem ser organizados em grupos, duplas ou ainda em um grande círculo pra realização de debates.

3 Acesso dos alunos a jornais, revistas, livros, cinema e teatro:

- Os alunos têm acesso a jornais e revistas em uma estante disponibilizada na sala de aula, os livros fazem parte de um acervo localizado na biblioteca da escola, onde podem ser consultados ou pode-se levar para consulta/leitura em casa, ou ainda na própria sala de aula. As visitas ao cinema são planejadas e realizadas duas vezes ao ano, e as visitas a museu são realizadas uma vez ao ano.

4 Avaliação quanto à participação dos pais dos alunos na vida escolar de seus filhos:

- Os pais de alunos em sua grande maioria são participativos acerca da vida escolar de seus filhos, participam das reuniões e atividades propostas pela escola e estão em um crescente trabalho de incentivo aos estudos na vida dos mesmos.

Passo 3

C – TEMA DA AULA

1 Disciplina vinculada ao tema:

- A disciplina da aula preparada é Ciências.

2 Descrição do tema da aula:

Tema da aula: O que é esta tal de puberdade?

A aula proposta tratará de temas relacionados aos desenvolvimentos e transformações decorrentes da puberdade.

Trataremos também de temas como: doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com o corpo e gravidez precoce.

Passo 4

D – JUSTIFICATIVA

Trabalhar a questão das transformações decorrentes da puberdade, sexualidade e prevenção de doenças é uma ação fundamental e até mesmo cultural quando as crianças atingem esta fase de desenvolvimento. As informações trazidas pelo senso comum (convívio familiar e convívio social) serão tratadas de maneira mais concreta (sem ressaltar valores nem opiniões), levando em conta o conteúdo curricular e habilidades que os alunos irão desenvolver ao final da aula planejada. Desde muito pequenas algumas crianças já começam a indagar os pais de onde vêm os bebês, uma situação que além de deixa-los constrangidos, desperta a indagação dos pais para uma dúvida: Será a hora certa para tratar deste assunto? O simples fato do embaraço dos pais ao tratar de assuntos que envolvem questões sexuais por si só já desperta nas crianças uma curiosidade maior. Á medida que crescem as crianças somam a estas outras indagações a respeito daquilo que acontece com seu corpo quando começam surgir às primeiras modificações. Quando tratamos este tema em sala de aula estamos trabalhando com crianças que vem de várias culturas e crenças diferenciadas o que é preciso levar-se em conta. E até mesmo pelo fato de que seja desenvolvido o respeito pelo corpo (o próprio, e o do outro). A partir deste ponto será preciso trabalhar de maneira que mitos sejam transformados em informação e ações práticas para a vida cotidiana. Estaremos transmitindo um conhecimento que marcará toda uma etapa de transição e perdurará por toda vida.

Etapa 2

Habilidade adquirida pelo grupo: Demonstrar o desenvolvimento na elaboração de objetivos e definição dos conteúdos de uma aula.

Passo 1

Estudo e discussão em grupo sobre o tema “Objetivos Educacionais”.

Passo 2

E – OBJETIVOS DA AULA A SER PLANEJADA Os objetivos da aula planejada são:

- Compreender que dentro dos gêneros sexuais, masculino e feminino existem diferenças e transformações que ocorrem ao longo da transição da infância para a puberdade. - Desenvolver nos alunos o respeito pelo corpo. - Conhecer informações a respeito de doenças sexualmente transmissíveis e métodos anticoncepcionais. - Saber a importância de uma vida sexual responsável.

Passo 3

Estudo e discussão em grupo sobre o tema “Conteúdos de Ensino”.

Passo 4

F – DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO DA AULA

Nesta aula trataremos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com