TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DIDÁTICA

Exames: ATPS DIDÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

SOROCABA/SP

2013

PROFESSORA TUTORA A DISTÂNCIA: MARIA CLOTILDE BASTOS

PROFESSORA TUTORA PRESENCIAL: MIRIAM GIMENES

O grupo escolheu a instituição de ensino CRECHE ESPECIAL MARIA CLARA, localizada na Rua José Wagner Wey, 1230, Jardim América – Sorocaba/SP. Durante a visitação realizada na data de 06/11/2013, o grupo verificou que ali estão matriculadas 134 crianças, com idades variadas. Estas crianças são deficientes e apresenta problemas que vão de acefalia, síndrome de down, sistema de fala incompleto, etc., e pertencem a famílias carentes.

A instituição desenvolve atividades básicas relacionadas à educação infantil, tal qual a introdução aos conceitos de identidade e autonomia (nome, imagem, identidade), interação com o meio, socialização (atitudes de aceitação, contestação, diferenças de gênero e etnia), noções de higiene e formação de bons costumes (solidariedade, cooperação, interesse e participação, etc.), atividades recreativas de motricidade (modelagem, encaixes, recortar, empilhar, dobrar); atividades lúdicas (cantigas de roda, desenho, pintura, modelagem) e desenvolvimento da noção de tempo e espaço ( horário e local para merenda; horário e local da brinquedoteca, etc.).

Considerando as características destas crianças, o grupo optou por desenvolver um plano de aula para trabalhar com o grafismo, o qual permite, através de uma forma lúdica, o estabelecimento de uma comunicação, ainda que inconsciente, entre aluno e professor, pois, através do grafismo, poder-se-á abstrair o estágio cognitivo do aluno, a capacidade de concentração, a capacidade de trabalhar com as formas, a utilização de cores, e a coordenação motora, comunicação pessoal e a socialização (troca de materiais). Sabe-se que através do grafismo a criança tem maior liberdade para comunicar o que vê e o que sente, através dos arranjos ou combinações de linhas, a criança representa objetos e aspectos de seu mundo, exteriorizando uma imagem advinda de seu campo sensorial. O grafismo se mostra importante, principalmente, para aquelas que apresentam dificuldades para comunicação oral.

Plano de Aula:

Local: Creche Especial Maria Clara - Tipo de educação: infantil

Data: 18/11/2013 – Duração: 45 minutos

Professor (a): Carla Fernanda Vieira de Mattos

a) PÚBLICO ALVO: crianças com necessidades especiais do ensino infantil;

b) PERFIL: Os educandos apresentam faixa etária entre 00 ano e 16 anos. As turmas são compostas por no máximo 10 alunos, sendo mista (educandos e educandas), e, numa mesma classe há alunos com idades diversas, uma vez que, em decorrência das deficiências físicas e sensoriais do corpo discente, a questão das faixas etárias são secundarizadas, privilegiando-se o efetivo estágio neuropsíquico e psicocogniti-vo.

c) TEMPO DE DURAÇÂO: 45 minutos;

d) TEMA DA AULA: grafismo;

e) JUSTIFICATIVA: Pesquisas e estudos já consagrados demonstram que o grafismo é uma das primeiras e principais formas de expressão infantil, em qual a criança inicia uma linguagem própria estabelecendo relações e significados aos diversos arranjos e combinações de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com