TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DIDÁTICA

Dissertações: ATPS DIDÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

Páginas: 21 a 30

Para Herbert a educação moral é decorrente da educação intelectual, pois as ideias formam o caráter. A este ciclo, conhecimento-ideias-carater, Herbert chamou de “instrução educativa”. Para que haja conhecimento, primeiramente é necessário despertar o interesse da matéria do aluno. Herbert foi o primeiro educador a formular uma teoria do interesse. Ele afirmava que o interesse não era apenas um meio para garantir a atenção do aluno durante a aula, mas uma forma de assegurar que as novas ideias ou representações fossem assimiladas e integradas organicamente àquelas já existentes, formando uma nova base de conduta.

Herbert afirmava que o conhecimento constitui um todo inter-relacionado, e só é compartimentalizado em matérias-escolares para dins didáticos, tendo em vista facilitar o seu estudo e assimilação.

Esses passos deveriam ser seguidos em casa unidade de instrução e apresentavam a seguinte sequencia: preparação, apresentação, associação, sistematização e aplicação.

John Dewey (1859-1952) A concepção que Dewey tinha do homem e da vida. A ação precede o conhecimento e o pensamento. Antes de existir como ser pensante, o homem é um ser que age. A teoria resulta da pratica. O saber tem caráter instrumental: é um meio para ajudar o homem na sua existência, na sua vida pratica.

Para Dewey, o homem é um ser eminentemente social. Assim sendo, são as necessidades sociais que norteiam sua concepção de vida e educação. Dewey instituiu a fórmula: vida humana = vida social = cooperação, ele afirma que a escola deve torna-se uma verdadeira comunidade de trabalho, em vez de um lugar isolado onde se aprendem lições sem ligação com a vida.

A criança, por sua própria natureza, é ativa, quer agir, fazer alguma coisa, produzir. A criança deve adquirir o saber pela experiência e pela experimentação próprias. Ressalta que, na aquisição do saber, o fundamental é a atividade mental, e que esta pode ou não vir acompanhada da atividade física. Por isso, Dewey é um grande defensor dos métodos ativos e prega o ensino pela ação.

Capítulo 2

Didática e Psicologia

Foi a partir do inicio do século XX que a Pedagogia começou a receber influencia mais direta dos estudos da Biologia, da Psicologia e da Sociologia.

Essas ciências trouxeram contribuições significativas para a Pedagogia e, em particular, para a Didática. Essas contribuições dizem a respeito principalmente à busca de uma compreensão mais objetiva do desenvolvimento humano em seus aspectos físico, intelectual, afetivo bem como conhecimento maior sobre a diferenças individuais, as necessidades infantis, o mecanismo da motivação e da aprendizagem, e a importâncoa dos fatores ambientais e sociais na vida do ser humano.

2. O movimento da Escola Nova

O movimento da Escola Nova foi um esforço de renovação educacional. A Escola Nova foi, portanto, uma nova forma de tratar os problemas da educação em geral, chegando a constituir-se num “conjunto de princípios tendentes a rever as formas tradicionais do ensino”.

O movimento da Escola Nova teve origem na Europa e logo se propagou, chegando aos Estados Unidos, de onde se espalhou para os demais países do continente americano.

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com