TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Estatística

Artigo: ATPS De Estatística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Estatística

Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. A estatística envolve mais do que levantamento de dados, apresentação de fatos, cálculos de medidas e construção de gráficos.

A estatística é dividida em duas partes:

. Estatística Descritiva - que se preocupa com a organização e descrição dos dados experimentais;

. Estatística Inferencial - que, a partir da observação de alguns dados experimentais, realiza a análise e interpretação de dados com o objetivo de generalizar e prever resultados, utilizando-se para isto da Teoria das Probabilidades.

Existem dois tipos de conjuntos de dados que usamos para estudar estatística, esses conjuntos são chamados: Populações e amostras.

População: É o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.

Amostra: É um subconjunto de uma população.

Tipos de Variáveis

Uma Variável nada mais é que uma característica (ou dado) associada a cada elemento da população ou amostra. A variável apresenta diferentes valores, quando sujeita a mensurações sucessivas, e, em geral, é denotada pelas letras maiúsculas: X, Y ou Z.

Antes de realizar qualquer tratamento estatístico de um conjunto de dados, é importante identificar qual é o tipo de dado (ou variável) que será analisado, pois, é mediante a este conhecimento que o pesquisador poderá ou não adotar determinadas técnicas estatísticas para a resolução de problemas.

As variáveis podem ser classificadas como sendo Qualitativas ou Quantitativas.

Variáveis Qualitativas - quando os valores que elas podem receber são referentes à qualidade, atributo ou categoria. Podem ainda ser classificadas como: Nominais ou Ordinais.

*Qualitativas nominais - são caracterizadas por dados que se apresentam apenas sob o aspecto qualitativo

*Qualitativas ordinais - são caracterizadas por categorias que aprentam uma ordenação natural.

Variáveis Quantitativas - quando os valores que ela pode assumir são numéricos, os quais podem ser obtidos através de uma contagem ou mensuração. Podem ser classificadas de acordo com o processo de obtenção; podendo ser: Discreta ou Contínua.

*Variáveis quantitativas discretas - são variáveis numéricas obtidas a partir de procedimento de contagem.

*Variáveis quantitativas contínuas - são variáveis numéricas cujos valores são obtidos por um procedimento de mensuração, podendo assumir quaisquer valores num intervalo dos números reais, como por exemplo, a temperatura, altura, salário, etc..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com