TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Projeto De Pesquisa.

Casos: ATPS De Projeto De Pesquisa.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO- SERVICO SOCIAL

DISCIPLINA- COMPETENCIAS PROFISSIONAIS

TUTOR PRESENCIAL- IVANDA MARIA DE LIMA CORTEZ.

ACADEMICA- MARIVALDA MORAIS BARROS. RA- 299563

MAYARA DOS SANTOS DINIZ . RA-304080

ABEES E CFESS

A ABESS foi criada em 1946, então denominada Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social .O surgimento do Serviço Social foi a partir de dos anos de 1953 e a profissão foi regulamentada em 1957com a Lei 3252.

Um marco na historia da ABESS, foi a convenção de 1979, quando assume a tarefa de coordenar e articular o projeto de formação profissional, transformando-se em Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social.

Podemos ressaltar na historia da ABESS, um novo momento marcante que ocorreu na metade da década de 1990, com a mudança do seu nome para a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social,(ABEPSS), com o objetivo de defender os princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da articulação entre graduação e pós-graduação, aliada a necessidade da explicitação da natureza cientifica da entidade, bem como a urgência da organicidade da pesquisa no seu interior.

TEMA:

Questão social: A pobreza ainda e um grande problema que afeta o município de Sitio Novo- MA.

INTRODUCAO:

Este trabalho tem como objetivo mostrar a real situação da pobreza existente no município de Sitio Novo- MA. Vivemos num pais capitalista onde o dinheiro predomina nas mais diversas situações. Onde a exclusão social e a pobreza estão visíveis a olho nu em famílias que mesmo estando incluídas em programas de geração de renda do Governo Federal, não conseguem avançar rumo ao desenvolvimento.

Muitos são os fatores que contribuem:

-Falta de moradia, oferta de vagas de emprego ,cursos preparatórios, saneamento básico,etc.

Não dar para acreditar, como vivemos num pais tão fértil onde produz milhões de toneladas de alimentos, que exporta para outros países .O Brasil rico por sua gastronomia, possa existir tantas pessoas passando fome.

Não podemos deixar de enfatizar o grande desperdício de alimentos no Brasil, segundo estudo recente metade do que se produz e jogado fora pois os alimentos perecíveis tem pouco tempo de duração.

Observamos que as famílias excluídas estão mais vulneráveis a vários tipos de violências, onde possivelmente os filhos vivendo nesse ambiente de miséria, não terão um bom desempenho na escola, por não ter boas condições, como uma alimentação de qualidade, assim dificultando o aprendizado, que futuramente não possibilitará um bom emprego que garantiria uma renda melhor para aquela família.

DESENVOLVIMENTO:

No Município de Sitio Novo foi observado através de visitas as regiões onde predominam o maior índice de pobreza, que as pessoas sobrevivem em extrema vulnerabilidade, onde estão sujeitos a todo tipo de desigualdade, as famílias vivem em barracos construídos com papelões, lonas, sem sanitários, fazem suas necessidades fisiológicas a céu aberto, sem higiene e sujeitos a todo tipo de doença, e sem nenhum tipo de segurança. Famílias vivendo nessas condições não podem oferecer nenhum tipo de segurança aos filhos.

O que pode ser feito? Existem Leis que garantem o acesso a Políticas Publicas que visa o encontro dessas demandas, mas nem sempre consegue abrangência total. As Políticas Publicas são conjunto de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos e privados,que visam assegurar determinado segmento social, cultural,étnico ou econômico.As políticas publicas soa direitos universais de todos os brasileiros, instituídos pela própria Constituição Federal. As políticas publicas tem o objetivo e eficiência e eficácia em oferecer subsídios, com a implantação de projetos que ofereça cursos capacitações enfim de um norte a essas famílias, tornando- as independentes da ajuda do governo. Os projetos são necessários para a inclusão social e exercício da cidadania, para a inclusão social e esse o papel dos representantes do município. O estudo da realidade desta população poderá dar novos rumos para a intervenção dos governos por meio de projetos sociais, com a finalidade de amenizar essas problemáticas.

O assistente social e de fundamental importância na transformação dessa realidade, identificando e localizando essas pessoas, fazendo assim um elo de ligação entre as pessoas que precisam de ajuda e o governo, essa ajuda dar-se através de informações, encaminhamentos junto aos órgãos cabíveis onde passam esta encontrando soluções.

Pretende se ainda gerar uma reflexão e conscientização entre as autoridades, profissionais liberais, instituições e outros a fim de que as necessitados sejam atendidos de forma digna e humana.

O assistente social faz um trabalho voltado para as pessoas excluídas da sociedade, como um agente, fazendo com que aquela comunidade encontre uma posição na sociedade, e seus valores históricos. Mostrando assim o devido respeito para com o próximo, encarando os problemas sociais de frente, com o objetivo de ajustar, integrar e acomodar o homem a sociedade. Não podemos fechar os olhos para tanta desigualdade exclusão devemos unir forcas para lutar por um pais onde todos possam ter oportunidade,onde possam crescer profissionalmente e buscar melhorias para suas vidas.Pais rico e pais sem miséria.

JUSTIFICATIVA

Num pais onde existem tantas famílias em diversas situações socioeconômica induzidas a violação dos seus direitos. Percebe- se que estas situações crescem devido a diversos fatores, desemprego, pela falta de conhecimento, oportunidades, capacitações, que atualmente são muito exigidas no mercado de trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com