TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Projeto Multidisciplinar

Trabalho Universitário: Atps Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto Pedagógico

Promoção da aprendizagem através do trabalho em grupo, que contemplem as diferenças de interesses de tempos, sanado a curiosidade e as dúvidas, um permitindo que diferentes áreas atuem em um mesmo projeto, coordenando diversos conhecimentos sobre os mesmo fatos acontecimentos, situações,problemas e soluções.Para fazer um projeto a questão apresentada pelo professor pode não ser problema para o aluno,por isso podemos permitir que os alunos definam os temas,que formulem problemas e coloquem o pensamento em funcionamento pela necessidade de entendê-lo melhor e alcançar soluções. Trabalhar em grupo é enriquecedor, pois cada um poderá contribuir de maneira criativa para realização de um trabalho coletivo (uma rede), de acordo com seu interesse, trocando idéias, discussões, ou melhor, um processo de construção de cooperação.

Como fazer um projeto:

Tema do projeto definido por: Nome/titulo

Justificativa (por quê?)

Objetivos (necessidades a alcançar)

Atividades (o que fazer)

Estratégias (como fazer)

Acompanhamento (direcionamento)

Avaliação (estimulo)

Acompanhamento do projeto

Avaliação do processo de desenvolvimento do aluno durante a realização do projeto.

Perguntar, argumentar, contra ou a favor.

Orientar sem fornecer soluções.

Uso de mídias e tecnologias como internet, jornais, rádios, TV, maquina, fotográficas, filmadoras etc...

MATRIZ CURRICURAR

A matriz curricular que ora apresentaremos é o produto de uma sequência de ações participativas em que os professores da rede municipal tiveram a oportunidade de dialogar com os referenciais nacionais e estaduais. Os momentos de estudos para atualização desta matriz foram iniciados na escola pelos coordenadores que participavam de encontros mensais durante todo o ano. Essa proposta curricular explicita as expectativas de ensino e de aprendizagem para a Educação Infantil.

Espaço e Forma

- Noções espaciais em relação ao corpo e aos objetos;

- Conceitos topológicos vivenciando os mesmos com o corpo e objetos: em cima/em baixo, longe/perto, entre/ao lado, antes/depois;

- Unidades usuais de medidas;

- Unidades não convencionais de medidas: palmos, gravetos, passos...;

- Identificação e estabelecimento de comparações de diferentes

-Espessuras: mole/duro, fino/grosso, curto/comprido, áspero/liso.

CIRCUITO

A modificação do espaço com brincadeiras como os circuitos, permitem a construção gradativa de conceitos, dentro de um ambiente significativo para as crianças.

Esta atividade tem como público alvo, crianças da Educação Infantil (Maternal 3 a 4 anos).

OBJETIVOS:

Movimentar-se pelo espaço determinado, respeitando os obstáculos e o ponto de referência determinado;

Estabelecer relações de frente/trás; cima/baixo; direita/esquerda, de uma maneira divertida;

Transpor o circuito feito para o papel, utilizando desenhos, figuras e outros materiais disponíveis.

DESENVOLVIMENTO:

O circuito será feito na sala de aula, num espaço fechado para que as crianças não desviem o foco do que será proposto. Para finalizar, propor aos alunos que, num grande papel pardo, desenhem a trajetória feita com tinta guache, lápis de cor, massinha de modelar e outros objetos que quiserem. Assim eles terão uma visão plana do espaço onde brincaram.

O termo transdisciplinaridade, entretanto, consta no PCN do ensino médio apenas duas vezes, na primeira, o vocábulo está intrinsecamente ligado a especificidade da Filosofia, conceituada como uma disciplina que possui visão de conjunto e percepção da totalidade, outra, trata sobre a necessidade de superar a organização disciplinar em busca da integração e articulação dos conhecimentos, “num processo permanente de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade”, nos passando a idéia de vocábulos sinônimos. Procurando conhecer as concepções acerca da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade entre docentes da Educação

Básica de escolas públicas, esta investigação elegeu uma escola pública que realiza “Trabalhos com Projetos” em todos os níveis de ensino. Entre ler, estudar, participar de cursos e ter atitudes e ações interdisciplinares ou transdisciplinares é necessário que os educadores não façam separação entre a teoria e a prática, logo, a primeira atitude a ser requerida é a da práxis e consequentemente a da reflexão num modo continuo, sempre buscando a melhoria do ensino, da aprendizagem, do educador e do educando.

PROJETOS TRASDISCIPLINARES

Fazenda (2001: pg. 11 e 12) esclarece que “a interdisciplinaridade pauta-se numa ação em movimento” uma prática que exige “humildade, coerência, espera, respeito e desapego”, nos remetendo a noção da práxis e também ao trabalho coletivo, ou seja, não existe prática interdisciplinar isolada. No PCN do ensino médio, a interdisciplinaridade é concebida como função instrumental, a “de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista” a partir “de uma abordagem relacional, em que se propõe que, por meio, da prática escolar, sejam estabelecidas interconexões e passagens entre os conhecimentos através de relações de complementaridade, convergência ou divergência”, pontuando que “a interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade”.

Na pesquisa, todos os docentes entrevistados compreendem a interdisciplinaridade como uma integração entre as disciplinas que possibilita ao aluno uma visão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com