TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Serviço Social Ao Contexto Urbano E Rural

Exames: ATPS De Serviço Social Ao Contexto Urbano E Rural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  4.848 Palavras (20 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS

Atividade Prática Supervisionada apresentado à Disciplina de Serviço Social ao Contexto Urbano e Rural, ministrada pela Prof.ªLaura Santos e do 8° Período do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito parcial para a obtenção de nota.

Tutora Presencial: Cleydivane Menezes

Leidiane Pereira Melo – 293367

Damiana Rodrigues de Sousa – 307124

Claudia Franco Miranda Batista – 326963

Robersan Pacheco de Carvalho – 294700

TERESINA/PI

SETEMBRO /2014

SERVIÇO SOCIAL AO CONTEXTO URBANO E RURAL

Sumário

2- Introdução........................................................................................04

3- Desenvolvimento..............................................................................05

4- Brasil sem Miséria ...........................................................................12

5- Considerações Finais:......................................................................15

6- Referências Bibliográficas................................................................16

INTRODUÇÃO

Este artigo tem como tema as vertentes históricas dos movimentos sociais e as redes de mobilização e associações civis da atualidade, abordando principalmente o crescimento populacional e a vulnerabilidade na área social. A ideia consiste em descrever e caracterizar o histórico do desenvolvimento rural emergente no Brasil, com a indicação dos principais elementos das políticas sociais e econômicas no decorrer do processo de mudança. Citar brevemente os problemas sociais, quais territórios e ações protagonistas. A dificuldade de distinguir entre o que é urbano e o que rural, onde para muitos, rural é o espaço de atividades agropecuárias de estilo peculiar e simples. No campo brasileiro temos dois paradigmas predominantes: o da Questão Agrária - tendo como ponto de partida as lutas de classes para explicar as disputas territoriais e suas conflitualidades na defesa de modelos de desenvolvimento que viabilize autonomia dos camponeses" ; e o do Capitalismo Agrário - que nega a existência da Questão Agrária, a compreensão predominante é de que "as desigualdades geradas pelas relações capitalistas são um problema conjuntural e pode ser superado por meio de políticas que possibilitem a “integração” agricultor de base familiar” ao mercado capitalista" .

I – DESENVOLVIMENTO

Os principais aspectos e anseios dos movimentos populares

Como principio da Reforma Agrária o Estado adota medidas para melhorar a distribuição de terras de uma maneira mais justa. Modificando o uso e posse de grandes áreas, por meio de formulação e execução da política agrária, na aquisição através da desapropriação, por compra direta ou por doações do Estado.

A reforma agrária no Brasil teve inicio em 1945, quando a associação de trabalhadores rurais reivindicavam direitos sobre as terras. E no fim dos anos 50 e inicio dos 60 ocorreram mudanças na legislação agrária chamada Reformas de Base. Já em 1962, o Governo criou a Superintendência de Política Agrária, com o objetivo de executar a Reforma Agrária. Em 1963 aconteceu a aprovação do Estatuto do Trabalhador Rural, que regulamentando as relações trabalhistas no campo. Em 1964, foi assinado o decreto que previa a desapropriação de terras localizadas em faixas de 10 km das rodovias, ferrovias e açudes federais para a reforma agrária. Decreto deixa de valer após golpe. Os militares sancionam o Estatuto da Terra dando origem à reforma agrária.

A realidade social no meio rural vem sendo relegado dos anos 80 para cá. Informações procuram reverter este cenário de descaso, sugerem que a população rural reduziu, e que há superioridade cultura rural na produção cultural nacional. Indicam a grande força dos movimentos sociais. Nós brasileiros somos muito tradicionais e meio modernos, transgressores sem romper com a ordem social. Os movimentos sociais brasileiros são comunitaristas tipicamente rural com trajetória de lutas urbanas. No meio rural encontramos inovações sociais e políticas, com lutas significativas pela sustentabilidade econômica, com enfrentamentos em relação aos projetos governamentais, os modelos de gestão participativa, e nos projetos de combate a pobreza.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é a maior organização social com poder de mobilização no pais. Os movimentos sociais da atualidade lutam por uma sociedade democrática, pelo reconhecimento da diversidade cultural, por dar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com