TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Técnicas De Negociação

Trabalho Escolar: ATPS De Técnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  2.888 Palavras (12 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

A visão sistêmica constitui outro componente para uma visão mais ampla do processo de negociação. A proposta da abordagem sistêmica da Negociação baseia-se em pontos considerados fundamentais para que seja duradoura, tornando uma negociação coletiva e mais evoluída.

As habilidades essenciais procuram desenvolver e amadurecer a capacidade dos funcionários de verem a empresa como uma entidade, dentro da visão, relacionada com o ambiente, bem como criar o senso de responsabilidade, examinar estratégias e tomar decisões.

Portanto, independente destas habilidades, qualquer pessoa pode negociar, pois, os negociadores que possuírem algumas destas terão um diferencial, e poderão ter melhores condições de negociar.

1. Demonstração da compreensão de todo administrativo de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo.

2. Utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico.

3. Comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos específicos e de interpretação da realidade.

4. Resolução de situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas detectados.

5. Seleção de estratégias adequadas de ação visando atender interesses interpessoais e institucionais.

6. Ordenação de atividades e programas, decisão entre alternativas, identificação e dimensionamento de riscos.

7. Proposição de modelos de gestão inovadores.

8. Seleção de procedimentos que privilegiem formas interativas de atuação em prol de objetivos comuns.

Diferentes visões teóricas sobre as habilidades dos negociadores.

• Concentrar-se nas idéias.

• Discutir as preposições.

• Proporcionar alternativas a outra parte.

• Ter objetividade no equacionamento dos problemas.

• Apresentar propostas concretas.

• Saber falar e ouvir.

• Colocar-se no lugar da outra parte.

• Ter consciência de que se negocia o tempo todo;

• Saber interpretar o comportamento humano e as reações das pessoas.

• Separar os relacionamentos pessoais dos interesses.

• Evitar estruturar um relacionamento em função de um acordo.

A ética na empresa se refere á conduta, a forma se que interage no meio da mesma. As empresas não funcionam de um modo ético, no caso de uma empresa enganar as pessoas pelo simples fato de se ganhar dinheiro, isso leva ao seu próprio fracasso.

Em uma empresa, somente pode se considerar ética se a pessoa cumprir todos os compromissos e haver uma postura em relação aos negócios, ter honestidade , e manter um bom relacionamento com os colaboradores, fornecedores e clientes de uma empresa. Tem que haver também esforços em relação os cumprimentos de responsabilidades sociais e ter sempre ética para com os cidadãos.

Desenvolvimento

Na visão de Scani e Martinelli (2001) a negociação é um conceito de contínua

formação,que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados.

Para Acuff (1993) Negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo sustentável sobre diferentes idéias e necessidades.

Para Kozicki (1998) Negociação é a arte de se alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade. Envolve dois lados tentando chegar a um acordo, uma solução que, idealmente, deixará ambas as partes felizes a classifica a solução ganha-ganha.

A negociação escolhida se dá a seguinte situação:

Ocorreu com o meu marido, nos deparamos com uma situação financeira não muito confortável e tínhamos como opção aguardar até alguma empresa da cidade selecionar o currículo dele para que assim ele então pudesse dar entrada no mercado de trabalho, ou ele ia passar alguns dias em São Paulo onde a oportunidade de emprego já existia, teríamos que escolher entre: estabilizar nossa situação financeira ainda por alguns meses, porém estaríamos juntos.

Para a negociação entre pessoas mais próximas as vezes torna-se mais difícil, pois envolve uma série de coisas, dentre elas os sentimentos. Se o mesmo assunto fosse abordado com outra pessoa talvez seria diferente, pois não me preocuparia tanto em ter que deixar ele ir, seria mais fácil me ver longe de outra pessoa por alguns dias. Geralmente quando à uma negociação em família, muitas vezes saiu perdendo, pois sou do lado mais flexível e muitas vezes para evitar problemas maiores acabo cedendo mais vezes.

Acredito que para minha negociação ser um processo de ganha-ganha, preciso ser mais determinada e melhorar meus argumentos com relação aos assuntos. E claro agir menos com a emoção e mais com a razão.

Negociar com familiares às vezes parece ser bem difícil mais em certos momentos e de muita necessidade e importância aprender a negociar com eles, pois deles que vem o apoio e a iniciativa de tomar uma decisão em nossa vida. Um exemplo é trocar de emprego, em certos momentos na vida profissional você não tem sido valorizado é um lugar onde não esta te satisfazendo financeiramente ou até mesmo suas atividades na organização não têm sido reconhecidas. Nesse momento a mãe ou a esposa ou o esposo ficam preocupados, pois querem que antes de pedir demissão de um emprego, tem que haver outro emprego em vista, pois tem a necessidade do emprego para terem dinheiro para manter a família. Agora se fosse falar com um amigo talvez ele diria para você largar o emprego e se manter por um tempo com o seguro desemprego e fundo de garantia, visando apenas o presente e não no futuro próximo que o dinheiro iria acabar e que necessidade de ter o dinheiro iria aparecer. Hoje acredito que da sim para negociar muitos assuntos com a família, pois ele é à base de tudo na vida de um individuo.

Afinal Fisher e Ury dizem que a negociação envolve três etapas- para chave do sucesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com