TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Didática

Trabalho Escolar: ATPS Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  2.636 Palavras (11 Páginas)  •  1.086 Visualizações

Página 1 de 11

RELATÓRIO FINAL

Este texto trata-se de um resumo sobre um trabalho realizado pelo grupo, cujo tema foi “DIDÁTICA”.

Para concluirmos esse trabalho tivemos de cumprir com alguns requisitos importantes.

Na primeira etapa, nós definimos em grupo o público-alvo para o qual preparamos um plano de aula. Assim elaboramos o seguinte plano de aula:

PÚBLICO ALVO

- Ensino Fundamental (5º ano) do colégio “Osório Rodrigues Camargo”.

PERFIL DA TURMA

- A turma é composta por 23 alunos, com idades entre 10 e 11 anos, sendo 12 meninas e 11 meninos.

- A sala está organizada no sistema de fileiras tendo a mesa do professor (a) à frente, o ambiente é amplo, arejado, bem iluminado. Existe murais para exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, lousa branca posicionada na parede logo atrás do docente.

- As carteiras são independentes umas das outras, podendo ser movidas para qualquer posição, a mesa de trabalho dos alunos é separada da cadeira.

- Os alunos têm á sua disposição, televisão, vídeo, projetor, jogos interativos, cartazes, estante com jornais e revistas, calendário, espelho e uma réplica do corpo humano.

- De acordo com as tarefas propostas os alunos podem ser organizados em grupos, duplas ou ainda em um grande círculo pra realização de debates.

- Os alunos têm acesso a jornais e revistas em uma estante disponibilizada na sala de aula, os livros fazem parte de um acervo localizado na biblioteca da escola, onde podem ser consultados ou pode-se levar para consulta/leitura em casa, ou ainda na própria sala de aula. As visitas ao cinema são planejadas e realizadas duas vezes ao ano, e as visitas a museu são realizadas uma vez ao ano.

- Os pais de alunos em sua grande maioria são participativos acerca da vida escolar de seus filhos, participam das reuniões e atividades propostas pela escola e estão em um crescente trabalho de incentivo aos estudos na vida dos mesmos.

No terceiro passo fizemos um relatório parcial do tema da aula a ser preparada, levando em conta o conteúdo ideal para a série/ano escolhido, bem como o público e o perfil da turma, como se segue:

TEMA DA AULA

Disciplina vinculada ao tema:

- A disciplina da aula preparada é Ciências.

Descrição do tema da aula:

Tema da aula: O que é esta tal de puberdade?

A aula proposta tratará de temas relacionados aos desenvolvimentos e transformações decorrentes da puberdade.

Trataremos também de temas como: doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com o corpo e gravidez precoce.

DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO DA AULA

Nesta aula trataremos das transformações corporais decorrentes da puberdade, dos hormônios sexuais produzidos pelo nosso organismo, e falaremos sobre o sistema reprodutor suas especificidades e cuidados necessários. Para tanto será necessária à leitura do conteúdo teórico da apostila. Após a leitura da apostila os alunos serão organizados para um círculo de debates que funcionará da seguinte forma:

Combinaremos com os alunos que não exponham a sua vida pessoal, e familiar e que não existam piadas e chacotas. Será organizado um círculo, ao centro estará o (a) professor (a), e uma pessoa da área de saúde que foi convidada para ministrar uma palestra referente ao tema. O (a) professor (a) portará uma caixa onde serão postadas as dúvidas que o aluno tem em relação ao conteúdo teórico do tema, e quanto às questões que serão levantadas durante a palestra.

A palestra segue com a orientadora da área de saúde e as dúvidas postadas na caixa serão lidas e respondidas tanto pelo (a) educador (a), quanto pela orientadora ao final da palestra. O tempo previsto para realização deste planejamento é de duas aulas.

Na segunda etapa adquirimos condições de elaborar os objetivos didáticos e definir os conteúdos de uma aula.

No primeiro passo após discutirmos em equipe o tema “Didática teórica e didática prática. Para além do confronto” de MARTINS, Pura Lucia Oliver, elaboramos o seguinte resumo:

A didática teórica é aquela discutida e elaborada fora das salas de aula, com o desenvolvimento dos programas da disciplina, o plano de aula com seus objetivos, conteúdos, avaliação... A didática prática "é aquela vivenciada pelos professores nas escolas de 1º grau, a partir do trabalho prático em sala de aula". Essa didática seria o desenvolvimento do trabalho teórico; ou seja, seria praticar e trabalhar com aquilo que foi desenvolvido e elaborado na parte teórica.

Já a didática pratica ela é aquela é bem diferente da teórica já que os professores quase não fazem o que teriam de fazer, por falta de opção e tempo para realizarem uma avaliação como manda a teoria, são obrigados a seguir as burocracias das escolas e acabam não podendo fazer uma avalição de acordo com a didática teórica.

As contradições entre didática prática e didática teórica são muitas, fazendo com que surja uma enorme necessidade de se buscar práticas alternativas a fim de suprir a falta de preparo e o não cumprimento que se diz na prática.

Após analisarmos as sugestões contidas nos passo 2 e 3, elaboramos o quinto relatório parcial:

OBJETIVOS DA AULA A SER PLANEJADA

Os objetivos da aula planejada são:

- Compreender que dentro dos gêneros sexuais, masculino e feminino existem diferenças e transformações que ocorrem ao longo da transição da infância para a puberdade. - Desenvolver nos alunos o respeito pelo corpo. - Conhecer informações a respeito de doenças sexualmente transmissíveis e métodos anticoncepcionais. - Saber a importância de uma vida sexual responsável.

DESCRIÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com