TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Didática Resumo Livro Cap 1 E 2

Trabalho Universitário: ATPS Didática Resumo Livro Cap 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  2.048 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do cap. 1 do Livro Curso de Didática Geral – Regina Célia C. Haydt

1.Educação e Ensino

Ao longo do tempo a palavra educação tem sido utilizada por dois sentidos: social e individual.

No ponto de vista social, é um modo que as gerações adultas praticam sobre uma geração mais nova ”os jovens” e assim orientados pelo conhecimento, valores e costumes adquiridos por esse grupo. Neste caso a palavra educação

tem a sua origem no verbo latino Educare, que tem o significado alimentar; criar. Portanto o verbo é expressado, coma ideia de que a educação tem a sua origem no verbo é expressado, com a ideia de que a educação é algo de fora que aprendemos por alguém.

Foi criada a escola Instituição Social ao longo dos tempos, aonde vai focar em ensinar e educar. A escola assim criada e regulamentada pelo grupo.

No ponto de vista individual, a educação está se referindo-se ao desenvolvimento e potencialidades de cada pessoa, para enriquecer a sua personalidade. Nesse caso o termo educação se refere ao verbo latino Educare, que tem o significado de fazer sair, conduzir para fora.

Analisamos que em ambos sentidos a palavra educação está ligada ao aspecto formativo.

Segundo Walter Garcia afirma que é necessário adotar um sistema de ensino coletivo, mas que mantêm sua orientação marcadamente social e conservar no ambiente interno e elaborar soluções de problemas de uma adaptação individual. A educação pode se processada por duas formas: sistemática como assistemática, o ensino é um ato de liberada e organizada. Ensinar é um método aonde o professor adquiriu conhecimento, aonde através desse conhecimento adequado, orienta a aprendizagem dos alunos.

2. Conceito de Didática A Pedagogia é o estudo sistemático da Educação. E assim a reflexão sobre as doutrinas e os sistemas de educação.

Segundo Mauro Laeng dizia que a pesquisa didática tinha que se adaptar aos métodos e as técnicas de maneira e adquirir o resultado máximo sem muito esforço, tendo em conta os objetivos da matéria de ensino e lógica interna da capacidade dos alunos e sua psicologia.

Ensinar e aprender são comparadas a mesma moeda. E assim podemos afirmar que a Didática é o estudo da situação de instruir do processo de ensino e aprendizagem, é a partir daí que é criada o elo entre professor-aluno.

3.Evolução histórica da Didática

Os conhecimentos que eram adquiridos eram reduzidos. O método de ensino adquirido era de perguntas e respostas, tanto escrita e como oral.

É assim criada por alguns filósofos e educadores que refletiram o conhecimento e criaram teorias sobre o ato conhecer, que teve movimento no ambiente Pedagógico.

• Segundo Sócrates o conhecimento que você adquiriu, é uma revolução para você mesmo.

• Para João Amos Comenius, aonde o mesmo era cristão, o modo de pensa e o objetivo da educação era de fazer com que o homem entendesse o objetivo da educação e adquirindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com