TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Direiro

Casos: ATPS Direiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  8.896 Palavras (36 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 36

SUMARIO

INTRODUÇÃO 3

1. A EMPRESA 4

1.1.2 –Visão e Valores 5

2. EMPRESA E EMPRESÁRIO 7

2.1 Definições 8

2.2 Conceito Direito Empresarial 9

2.3 conceito Direito Comercial 10

3. ASPECTOS LEGAIS DA EMPRESA 16

4. A FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA 18

4.1 Conceito 21

5. CONCEITO DIREITO CAMBIÁRIO E SEUS PRINCÍPIOS 22

5.1 Conceito 23

5.2 Teoria Geral dos Títulos de Credito 24

5.3 Conceito conforme novo Código Brasileiro 26

5.4 Conceito Cartularidade 27

5.5 Conceito Literalidade 28

5.6 Conceito Autonomia e Abstração 29

6. CONCEITOS E ENTENDIMENTOS 30

6.1 Princípio da Capacidade Contributiva 31

6.2 Entrevista com Gestor da empresa Proturbo Usinagem de Precisão 32

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 34

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 35

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo analisar brevemente o conceito de Direito Comercial e Direito Empresarial observando as Particularidades de Empresa e Empre-sário. Buscando ressaltar a participação na sociedade.

Atualmente a empresa exerce indiscutivelmente, importante função econômica na sociedade, pois é considerada a principal atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços.

Vemos que com a entrada do atual Código Civil Brasileiro datado de 11 de ja-neiro de 2003, deixa de existir a clássica divisão existente entre atividades mercan-tis (indústria ou comércio) e atividades civis (as chamadas prestadoras de serviços).

Assim, verifica-se que, a partir de agora, dependendo da existência ou não do as-pecto "econômico da atividade", se uma pessoa desejar atuar individualmente (sem a participação de um ou mais sócios) em algum segmento profissional, enquadrar-se-á como EMPRESÁRIO ou AUTÔNOMO, conforme a situação, ou, caso prefira se reunir com uma ou mais pessoas para, juntos, explorarem alguma atividade, deve-rão constituir uma sociedade que poderá ser uma SOCIEDADE EMPRESÁRIA ou SOCIEDADE SIMPLES, o qual mais adiante analisaremos suas particularidades.

1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A Proturbo Usinagem de Precisão foi fundada em 1998, quando o Sr. Jorge Vazquez e seus sócios Ricardo Sparvoli e Neivaldes das Neves, se uniram com o intuito de montar uma pequena metalúrgica para atuar no ramo de usinagem de peças para turbos, assim desenvolveram sua primeira célula de manufatura dentro da empresa, dedicada à componentes de alta precisão para atender o mercado automobilístico.

No período de 2000 a 2006, a empresa expandiu sua base de clientes a outros segmentos industriais.

Conseguiu expandir sua capacidade produtiva, aumentou suas instalações em pelo menos quatro vezes o tamanho, duplicou sua área de manufatura. Implementou uma célula de manufatura para carcaça de compressor.•.

Em 2009 O diretor da empresa Jorge Vazquez fechou uma parceria com a empresa Embraer e criou uma célula de fundição de manufatura de alumínio, tornando-se assim a responsável pela usinagem de alguns de seus produtos.

Em conversa com o Jorge Vazquez, 2011 iniciou sociedade com o Mauro Sbrama para abertura de uma fundição de alumínio e em 2012 abriu nova fundição sendo esta de ferro.

Em janeiro de 2013 mudou-se de Osasco para Jundiai, em busca de um espaço maior capaz de atender o seu crescimento contínuo.

Atualmente possui 320 funcionários e expandiu no território nacional e hoje alcança também o exterior através dos clientes Borgwarner, Honeywell, entre outros, que utilizam seus componentes para montar seus turbos e posteriormente distribuir para as montadoras.

É visível que o crescimento da Proturbo é consistente e assim continuará conforme informação do site do Centro de Informação Metal Mecânica, o qual declarou um baixo faturamento no primeiro semestre de 2013, mas no final do ano deu uma retomada

1.1 MISSÃO

Atender o cliente com excelência, cumprindo prazos, com qualidade e menor custo em parceria com fornecedores, visando a satisfação dos clientes e colaboradores.

1.2 VALORES

Oferecer produtos e serviços para os clientes atendendo-os com prazos de entrega e a conformidade com requisitos específicos, além de oferecer preços competitivos.

Investir em desenvolvimento pessoal oferecendo treinamento adequado, permitindo o crescimento e aprimoramento nas suas atividades.

Proceder de modo responsável em relação a nossas obrigações tributárias, trabalhistas de segurança operacional e meio ambiente.

Produtos comercializados pela Proturbo:

Mancal radial Mancal de Encosto

Fonte:redesosturbos.com.br Fonte:redesosturbos.com.br

Prato compressor Carcaça compressora

Fonte:flickr.com Fonte: portuguese.alibaba.com

Colar TO4 Garfo de mudança

Fonte: anelkar.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.3 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com