TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTASTICA

Trabalho Escolar: ATPS ESTASTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  273 Visualizações

Etapa 3

Passo 1

INTRODUÇÃO Á PROBABILIDADE

A probabilidade teve origem aproximadamente no século XVI e se aplica inicialmente em jogos de azar, onde os jogadores ricos tinham mais conhecimento sobre as teorias de probabilidade e planejavam estratégias para levar vantagens nos jogos. Ainda hoje essa prática é utilizada, como em loterias, cassinos de jogos, corridas de cavalos e esportes organizados. Mais do que isso, a probabilidade é utilizada por governos, empresas e organizações profissionais em seus processos diários de deliberação.

A utilização da probabilidade indica que existe em elemento de acaso ou incerto de ocorrer ou não um evento futuro. Na probabilidade não se pode afirmar o que ocorrerá, mas sim o que pode ocorrer.

A probabilidade proporciona muitas vantagens no dia a dia, pois são extremamente úteis para o desenvolvimento estratégico. Ela obtém, organiza e analisa dados estatísticos com a finalidade de descrever e explicar tais dados e determinar possíveis correlações e nexos – causais.

TIPOS DE PROBABILIDADE

Probabilidade clássica (ou teórica): é usada quando cada resultado no espaço amostral tem a mesma probabilidade de ocorrer.

Probabilidade Empírica (ou estatística): baseia-se em observações obtidas de experimentos probabilísticas.

Probabilidade subjetiva: resulta na intuição, estimativa ou de um “palpite bem fundamentado”.

PROBABILIDADE CONDICIONAL

A probabilidade Condicional é a probabilidade de ocorrer um evento, dado que outro evento já ocorreu em determinada etapa pode influenciar nas probabilidades de ocorrência das etapas sucessivas. Dizemos que ganhamos informações e podemos “recalcular” as probabilidades de interesse.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com