TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTATÍSTICA

Casos: ATPS ESTATÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Curso Superior Tecnologia em Gestão Financeira

Atividade Avaliativa- ATPS

ATPS – Estatística Aplicada

Danilo Francisco de Souza – RA 7985724329

Desiely Alves Garcia Santos – RA 7928689315

Monique Lorraine da Cunha Ribeiro – RA 1299730195

RIBEIRÃO PRETO / SP

2014

Danilo Francisco de Souza – RA 7985724329

Desiely Alves Garcia Santos – RA 7928689315

Monique Lorraine da Cunha Ribeiro – RA 1299730195

Professor tutor a distância e presencial: Rodrigo Joi Davatz

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Estatística Aplicada para a obtenção de nota, sob orientação do Prof. Tutor EAD Rodrigo Joi Davatz.

RIBEIRÃO PRETO / SP

2014 

“A normalidade é tão-somente

Uma questão de estatística”.

(Aldous Huxley)

Introdução:

Atualmente a estatística aplicada está em quase todos os meios de comunicação, como jornais, revistas, rádios, televisão, internet entre outros. As empresas usam a estatística como ferramenta de gerenciamento de seus atos comerciais. Com o uso da estatística na empresa facilita o trabalho dos funcionários com a organização, o controle, e com o comando dos gestores.

Tudo isso só é possível com a coleta de dados reais seja eles na parte geográfica, humanas, financeira, social, recursos naturais entre outros. Através desta coleta de dados podemos montar gráficos, tabelas e, nos permite montar estratégias para melhor organização, para melhor trabalho dentro da empresa sendo possível avaliar a qualidade do produto, lucros e ou as perdas.

ETAPA 1

Em estudo sobre aplicação de conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP) analisamos uma indústria de fundição que se localiza no estado de Santa Catarina. Nessa pesquisa analisaremos a qualidade e capacidade de produção da indústria.

A indústria produz blocos automotores e fornece seus produtos a grandes nomes da indústria automotiva mundial. Por ser um setor muito competitivo, aplicamos o método CEP em pontos estratégicos da empresa, podemos identificar diretrizes que nos levam a ter uma melhor qualidade que é percebida pelos clientes.

É feita uma inspeção com o primeiro bloco do lote, onde nela se não houver toda sua propriedade e dureza de respeitar seu valor crítico ele é considerado com existência de problemas.

Estudos preliminares são feitos para que possamos obter uma visão geral sobre o comportamento estatístico destes dados e sobre a aplicação do conceito do método CEP, onde observamos suas normalidades na distribuição e se há existência de autocorrelação serial, e também foi calculada a média e o desvio padrão dos resultados coletados.

Também pelos dados fornecidos através de olhares mais técnicos, foram elaboradas tabelas e gerados vários tipos de gráficos de controle:

• Gráfico das observações individuais (Xi)

• Gráfico da Amplitude Móvel (MR)

• Gráfico da Soma Cumulativa (CUSUM)

• Gráfico da Média Móvel Exponencialmente Ponderada (EWMA)

Depois de analisar os índices de capacidade do processo, podemos concluir que através das estatísticas onde a empresa trabalhava com um processo estável, ficou concluída a presença de pequenas oscilações em torno da média, como mostrado nos gráficos EWMA e CUSUM. Onde foi aplicado um controle estatísticos no processo de recomposição dos componentes químicos responsáveis pela liga do ferro fundido, obtendo assim a redução significativa de variações do processo. Neste caso observamos a importância do controle estatístico no processo da indústria.

A estatística é o método e técnica de coleta de dados e informações para o controle de situações incertas. A estatística é utilizada em várias ciências das empresas para melhorar seus processos, permitindo uma melhor organização utilizando estratégias adequadas para a melhora da qualidade de seus produtos e serviços.

ETAPA 2

Qtd. Entrevistados Sexo Idade Tema de Interesse

1 Feminino 20 Análise de viabilidade Econômico-financeira

2 Feminino 22 Contabilidade Pública

3 Feminino 20 Sustentabilidade

4 Feminino 21 Sustentabilidade

5 Masculino 22 Empreendedorismo

6 Masculino 23 Contabilidade Pública

7 Feminino 23 Sustentabilidade

8 Masculino 22 Ética nas Organizações

9 Feminino 24 Empreendedorismo

10 Feminino 22 Empreendedorismo

11 Masculino 24 Análise de viabilidade Econômico-financeira

12 Masculino 22 Análise de viabilidade Econômico-financeira

13 Masculino 20 Ética nas Organizações

14 Feminino 21 Ética nas Organizações

15 Feminino 21 Empreendedorismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com