TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTATÍSTICA

Seminário: ATPS ESTATÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Seminário  •  2.439 Palavras (10 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Curso Superior de Bacharelado em Administração

DisciplinaEstatística

ESTATÍSTICA

Tutor (a) à distância:

Serra Talhada – PE

15/09/2014

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

- Pólo Educacional de Serra Talhada-

Curso Superior de Bacharelado em Administração

Disciplina Estatística

PRODUÇÃO DE UM RELATÓRIO, CONFORME ESTUDOS DE CASO.

ATPS- Atividade Prática Supervisionadas do quarto semestre sobre Estatística do curso de Administração da Universidade Anhanguera Educacional a Distância, sob orientação da Tutora Tammy Carvalho, como requisito à obtenção de nota parcial para atingir média no bimestre.

15/09/2014

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

2.0 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................5

2.1- APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP) EM UMA INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO NO NORTE CATARINENSE.........................................................................................................5

2.2- CONCEITO E APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA.........................................6

2.3-POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA ADMINISTRAÇÃO..................................................................................................7

3.0- ESTATÍSTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO.....................................8

3.1- COLETA DE DADOS ESTATÍSTICOS.........................................................9

3.2- TABELA DA AMOSTRA DO LOTE DE CAFÉ...........................................9

3.3- TABELA DE CONTAGENS DOS PESOS OBTIDOS................................10

4.0- MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL.....................................................11

4.1- MEDIDAS DE DISPERSÃO...........................................................................13

4.2- INTERPRETAÇÃO ESTATÍSTICA DOS RESULTADOS OBTIDOS.....14

5.0- CONCLUSÃO...................................................................................................14

6.0- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS............................................................15

1. INTRODUÇÃO

A estatística tem por objetivo fornecer métodos de pesquisa e técnicas para lidarmos com diversas situações que permitem o controle e o estudo de fenômenos, fatos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. Os dados estatísticos são obtidos, classificados e disponibilizados para que possamos utilizá-los no desenvolvimento das atividades do nosso dia a dia. Este trabalho tem como finalidade apontar a importância dos métodos estatísticos que vem sendo utilizados no aprimoramento de produtos, desenvolvimentos de equipamentos, fornecimento de métodos adequados, possibilitando a decisão de novos tratamentos no combate a uma determinada doença. A estatística fornece ferramentas importantes para definição de metas, avaliando o desempenho e identificando os pontos fracos de cada funcionário, atuando na melhoria de seus processos dentro das empresas e instituições, solucionando vários problemas práticos em varias áreas do saber. Solucionando vários problemas práticos em varias áreas.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1- APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP) EM UMA INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO NO NORTE CATARINENSE

Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) tem como objetivo analisar com base Estatística as informações transmitidas pela empresa para definir posições baseadas nos dados coletados.

A estatística aqui utiliza o método da probabilística, como forma de previsão de fenômenos futuros, seu método baseia-se nas informações coletadas da empresa.

Sua meta é adquirir a melhor informação a partir dos dados coletados e assim poder fazer uma melhor interpretação do caso pesquisado.

Então basicamente é uma ciência que prioriza coleta análise e interpretação dos dados. Prioriza-se com os métodos de recolha, organização, resumo e interpretação de dados.

A indústria de fundição do Norte Catarinense é uma empresa fornecedora de produtos automotivos, que devido a grande competitividade do mercado, procura por melhorias para acompanhar a grande exigência de seus clientes. Para isso ela aplicou o conceito de controle estatístico de processo (CEP).

Um dos produtos produzidos pela empresa é um bloco de motor para caminhões a diesel. Onde se é medida a qualidade da peça como: resistência e dureza. Para que se fizesse a inspeção foi necessária à coleta de forma unitária, pelo fato do mesmo ser de difícil manuseio, pois são de grandes dimensões, e após a sua fundição tem que se esperar pelo tempo necessário para seu resfriamento, por isso não são inspecionados todos, porém se pega o primeiro bloco de cada lote e o faz passar por uma inspeção, onde se determina sua qualidade, ou seja: se ele estiver dentro dos padrões aceitáveis e aceitar os valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com