TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTATÍSTICA

Pesquisas Acadêmicas: ATPS ESTATÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

Aplicação dos Conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP)

em uma Indústria de Fundição do Norte Catarinense

Esta empresa é situada no Norte do Estado de Santa Catarina e fornece produtos para grandes empresas da indústria automotiva mundial e aplica conceitos do CEP para elvar a uma maior qualidade.

Para medir a qualidade de seus produtos quanto ao seu grau de resistência à tração é o Mega Pascal (Mpa), e requer um teste destrutivo do corpo de prova, e foram realizados testes objetivando verificar a presença de normalidade na distribuição da série e a existência de autocorrelação serial, com estimativas da média e do desvio padrão dos resultados coletadas ao longo dos 185 dias. Nos estudos preliminares, os dados seguem uma distribuição normal com amostras unitárias na implementação de gráficos de controle, não se conhecia o valor médio alvo do processo, foi realizado o teste de análise de variância com 5 sub-amostras para verificar-se a média do processo. Foram utilizados:

1. Gráfico das observações individuais (Xi), que indentificou que as observações distribuíram-se aleatoriamente em torno da linha média do processo;

2. Gráfico da Amplitude Móvel (MR), neste gráfico o processo não apresentou variabilidade que ultrapasse os limites de controle;

3. Soma Cumulativa (CUSUM), que combina as informações de várias amostras e incorpora toda a informação nas sequências de valores da amostra; e

4. Gráfico da Média Móvel Exponencialmente Ponderada (EWMA), usado para detectar pequenas mudanças na média do processo.

As análises feitas buscaram identificar informações a respeito da estabilidade dos processos, e os resultados sobre os testes de tração, só possuem limite inferior de especificação, pois dos mais utilizados é o único capaz de calcular a capacidade unilateralmente. E após os testes feitos com blocos para motores de caminhão provaram que a empresa trabalha com estabilidade com pequenas oscilações em torno da média, identificou-se também que o processo apresenta variabilidade que não deve ser desconsiderada, e a causa desta variabilidade pode estar ligada a um procedimento característico na fundição de ferro. Ao final, recomendaram a possiblidade da implementação de um controle estatístico no processo de recomposição dos componentes químicos responsáveis pela liga do ferro fundido, acreditando assim, em uma redução significativa da variabilidade, tendo em vista que é um dos possíveis fatores que influencia nos resultados dos testes de tração do mesmo.

O que é Estatística?

“Conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos, envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.”

A estatística desde a antiguidade, tem sido uma técnica que corrobora para pesquisas em diversas áreas do conhecimento, e a milhões de anos atrás, esta técnica já era utilizada para contagem da população, riqueza dos povos, informações sobre os habitantes em geral. Os governantes, homens de poder, começaram a coletar informações estatísticas sobre o comércio, a produção de bens e alimentos, e hoje, há diversas formas informatizadas de coletarmos e armazenarmos essas informações, pois praticamente todas as informações divulgadas ao público sobre assuntos como inflação, previsão do tempo, dados do IBGE, finanças, são obtidos através de estudos estatísticos. E as organizações modernas, a cada dia se tornam mais dependentes de dados estatísticos específicos e eficazes para realizarem tomadas de decisões, principalmente para dados relativos à concorrência de produtos nos mercados e a preferência dos clientes, para reavaliar seus pontos fracos, erros, falta de melhorias.

As áreas de atuação do profissional da área são bastante vastas como: Indústria, nos dados estatísticos de uma fábrica; Recursos Humanos, realizando pesquisas sobre o rendimento dos funcionários, compatibilização com o cargo do funcionário e seus conhecimentos acadêmicos, férias, demissões, etc; Universidades e Instituições de Pesquisas, auxiliando nas metodologias específicas; Demografia, nas características da população nacional ou até mesmo, internacional; Marketing e Análise de Mercado, para melhorias das vendas e prospecção de ganhos; Financeira e Bancária, na análise do caixa, demostrativos e serviços de investimentos, entre outros.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com