TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS-ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Trabalho Escolar: ATPS-ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  3.870 Palavras (16 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 16

Passo 1

Ler Estrutura das Demonstrações Financeiras. Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/document/d/1Z684_fOfs_9o2Zfo31eTRKBETH8iEtTz-4Ahk3OcjE/edit>. Acesso em: 28 set. 2012.

Passo 2

Discutir sobre o material estudado no Passo 1 e escrever um resumo da reunião da equipe, abordando os pontos mais importantes. Este documento deverá ser elaborado em tópicos, destacando cada assunto discutido pelo grupo.

• CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ATIVO CIRCULANTE

O ativo circulante (AC), também denominado Capital de Giro (CG) ou Capital Circulante (CC), constitui-se no grupo de maior liquidez que se apresenta no ativo da empresa, afetando e sendo afetado, significativamente, por suas atividades operacionais.

O Ativo Circulante basicamente é composto por:

 Disponibilidades:

o Caixa

o Bancos conta movimento

o Títulos de negociação imediata, ou aplicações financeiras de liquidez imediata.

 Valores a Receber a Curto Prazo

o Duplicatas a Receber

o Contas a Receber

o Aplicações de Curto Prazo.

 Estoques

o Estoque de Materiais em Geral.

o Estoque de Embalagens

o Estoque de Produtos em Elaboração

o Estoque de Produtos Acabados

o Etc.

 Despesas Diferidas

o São as despesas já pagas, mas pelas quais a empresa ainda não recebeu os respectivos serviços ou produtos.

Características do Ativo Circulante:

 a Curta duração; e

 a Rápida conversão de seus elementos.

Conforme a definição de curto prazo, a duração dos elementos do circulante não deve superar o período de um ano (os bens devem ser pagos ou recebidos até o término do exercício seguinte) ou, no máximo, o prazo de duração do ciclo operacional da empresa, se este se apresentar mais longo que o exercício social.

O que caracteriza também esse grupo é o rápido processo de transformação de seus elementos em outros do mesmo grupo, e a conseqüente reconversão. Ou seja, existe uma evidente inter-relação nesse grupo do ativo que se identifica por um fluxo permanente e contínuo de recursos entre seus elementos.

Veja o exemplo desse fluxo no esquema abaixo:

• Análise Financeira

Podemos definir análise de balanço como a aplicação do raciocínio analítico dedutivo sobre os valores dos elementos patrimoniais e suas inter-relações, expressos nas demonstrações contábeis de uma entidade, com a finalidade de conseguir uma avaliação econômico-financeira da sua situação e do andamento das suas operações. O objetivo geral é obter elementos para o processo de avaliação da continuidade financeira e operacional da entidade analisada.

Em outras palavras, a análise de balanço ou análise financeira consiste em um processo meditativo sobre os números de uma entidade, para avaliação de sua situação econômica, financeira, operacional e de rentabilidade.

Da avaliação obtida pelos números publicados, o analista financeiro extrairá elementos e fará julgamentos sobre o futuro da entidade objeto de análise.

Portanto, é parte conclusiva da análise de balanço o julgamento do avaliador sobre a situação da empresa e suas possibilidades futuras.

A metodologia da análise de balanço foi desenvolvida primeiramente tendo em vista as necessidades dos usuários externos, ou seja, pessoas e empresas com algum interesse na empresa analisada, mostrando-se um instrumento extremamente útil para os fins a que se destina. Da mesma forma, a mesma metodologia pode e deve ser utilizada pelos usuários internos, ou seja, os responsáveis pela gestão da empresa. Em termos práticos, a metodologia de análise de balanço aplicada pela própria empresa torna-se mais rica em utilidade, uma vez que as informações apresentam-se com maior grau de detalhamento e há um conhecimento mais objetivo, específico e direto das relações de causa e efeito das transações dos seus eventos econômicos.

• CONCEITO DE ÍNDICES

Os índices são relações que se estabelecem entre duas grandezas; facilitam sensivelmente o trabalho do analista, uma vez que a apreciação de certas relações ou percentuais é mais significativa que a observação de montantes, por si só.

• Analise Vertical e Horizontal

As duas principais características de análise de uma empresa são a comparação de valores obtidos em determinado período com aqueles levantados em períodos anteriores e o relacionamento desses valores com outros afins.

Dessa maneira, pode-se afirmar que o critério básico que norteia a análise de balanços é a comparação

A comparação dos valores entre si e com outros de diferentes períodos oferecerá um aspecto mais dinâmico e elucidativo à posição estática das demonstrações contábeis.

Esse processo de comparação, indispensável ao conhecimento da situação de uma empresa, é representado pela análise horizontal e pela análise vertical.

• Análise Horizontal

Por exemplo, admita que as vendas e os lucros de uma empresa relativos ao período de X5 – X8 sejam os seguintes:

Anos: X5 X6 X7 X8

Vendas $ 104.899 $ 100.434 $ 103.044 $ 113.925

Lucro Líquido $ 31.777 $ 23.896 $ 49.150 $ 53.658

Tomando-se como base o ano X5, os números-índices das vendas e dos lucros em X5, X6, X7 e X8 são calculados da forma seguinte:

• Analise Vertical

A análise vertical é também um processo comparativo, expresso em porcentagem, que se aplica ao se relacionar uma conta ou grupo de contas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com