TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - ESTÁTISTICA

Trabalho Universitário: ATPS - ESTÁTISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  3.807 Palavras (16 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo avaliar e analisar os lotes de café de uma determinada empresa utilizando métodos estatísticos, com a finalidade de verificar se os mesmos encontram-se dentro dos padrões do controle da qualidade da empresa, e também saber como é feito, os vários locais onde são usados e seus tipos.

O principal objetivo da estatística é fornecer procedimentos de pesquisas e técnicas para que a sociedade possa lidar com diversas situações que possam permitir o controle e estudos de fatos que afetam o cotidiano em diversas áreas.

Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja, para a população de onde os dados provêm.

O objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas, na medida em que permite tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.

1 – ESTATÍSTICA.

1.1 – Conceito.

É a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões. Trata-se de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.

A população uma coleção de todos os resultados, respostas, medições ou contagens que são de interesse. O subgrupo de uma população é conhecido como Amostra. Ambas constituem o conjunto de dados usados em estatística.

Algumas formas de se fazer essas pesquisas são Amostras (apenas um pequeno grupo é analisado), Censo (toda a população é analisada) e a Simulação (que normalmente é usado experimentos e dados lançados no computador, esse modo só é usado quando a pesquisa pode por em risco a vida da população).

Nos últimos tempos as técnicas de estatísticas de obtenção e analise de informação vem sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas, permitindo assim uma maior adequação e controle em suas pesquisas e estudos em determinados fatos e ocorrências a serem estudadas.

Tem como objetivo analisar os dados recolhidos, descrevendo-os e organizando-os para posterior interpretação e eventual utilização na previsão de acontecimentos futuros.

A Estatística divide-se em dois ramos distintos:

1.2 - Estatística Descritiva.

Responsável pelo estudo das características de uma dada população. Trata-se da recolha, organização e tratamento de dados com vista a descrever e interpretar a realidade atual ou fatos passados relativos ao conjunto observado. O seu objetivo é informar, prevenir, esclarecer.

1.3 - Estatística Indutiva.

Que generaliza um conjunto de resultados, tendo por base uma amostra de uma dada população ou universo, enunciando a(s) consequente(s) lei(s). Trata-se de estabelecer conclusões relativas a um conjunto mais vasto de indivíduos (população) a partir da observação de parte dela (amostra) com base na estrutura matemática que lhe confere o Cálculo das Probabilidades.

2 – APLICAÇÃO DOS CONCEITOS ESTATÍSTICO DE PROCESSO.

Uma empresa de fundição no Norte de Santa Catarina produz blocos para veículos automotores, cuja qualidade de seus produtos é um aspecto fundamental para ganhar clientes.

Para uma empresa deste porte é necessário aplicar conceitos de controle estatísticos de processos (CEP), assim é possível identificar diretrizes que levam a uma maior qualidade. Tem um determinado bloco de motor para caminhão à diesel como um dos produtos classificados como estratégico pelo motivo de já estar estabilizado no mercado, sendo até considerado um produto clássico pela empresa. Um dos aspectos em que é medida sua qualidade é através da sua dureza, ou seja, de seu grau de resistência à tração, tendo como unidade de medida o Mega Pascoal (Mpa).

A apresentação dos dados que são apresentados na forma original, possuindo frequência amostral, de um bloco por dia. Após a apresentação dos dados é feito um estudo preliminar com o objetivo de verificar a presença da normalidade na distribuição da série ou a existência de auto-relação serial.

As informações dos resultados dos testes de tração fornecidos pela organização foram acessadas através do Núcleo de Normalização e Qualimetria (NNQ) da Universidade Federal de Santa Catarina, onde ensaios correspondentes de tração foram realizados na linha de fundição através de gráficos de controle, sempre que novas peças foram confeccionadas durante o ano de 2004.

Os resultados obtidos foram que os dados da distribuição são normais, possibilitando a aplicação de gráficos de controle Shewhart no qual tem objetivo de controlar a variabilidade do processo.

Com o objetivo de detectar possíveis mudanças na média do processo foram construídos os gráficos alternativos:

• Gráfico das observações individuais - para verificar se a média do processo apresenta modificações ao longo dos dias em que foram feitas as coletas amostrais (sub-amostras).

• Gráfico de amplitude móvel - para que se conheça a análise e a variedade dos processos.

• Gráfico de soma cumulativa (CUSUM) - este incorpora diretamente toda a informação nas sequências de valores das amostras. Além disso, o CUSUM pode detectar pequenas mudanças nas médias do processo.

• Gráfico da média móvel exponencialmente ponderada (EWMA) - parecido com o gráfico CUSUM, é utilizado para detectar pequenas mudanças na média do processo. A diferença é que o EWMA os dados não se afastam gradualmente e indefinidamente da linha média, já o CUSUM sim.

Toda a análise feita busca identificar informações a respeito da estabilidade do processo, se este está funcionando adequadamente.

Com os resultados dos testes feitos em 2004 nesta empresa nos leva a concluir que esteve na maior parte do tempo em controle e mostrou-se incapaz de produzir uma porcentagem significativa de itens defeituosos.

3 – DESDE A ANTIGUIDADE ATÉ OS DIAS DE HOJE.

O desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com