TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Econimia

Ensaios: ATPS Econimia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ANHANGUERA UNIDERP

Curso: Administração

Disciplina: Economia

PARTICIPANTES

Nome: Marialu Ferreira Dantas RA:

Nome: Igor Cavalcante dos Santos RA:

Nome: Gilvanir Farias de Almeida RA:

Nome: Pedro Henrique dos Santos Arruda RA:

Nome: Juliana Oliveira Lobo RA:

Relatórios Econômicos.

Professor de Ensino a Distância (EAD): Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Tutor de Ensino a Distância (EAD): Jucineida Rabelo da Silva

Cidade: Boa Viagem – CE

Data da Entrega: 28/09/2013

O mercado brasileiro no setor de comercialização de produtos de informática e montagem de computadores é diversificado e está em ascensão. Ele é comparável ao dos países mais desenvolvidos, mas com muito potencial a ser explorado e que vem se apresentando cada vez mais promissor. Os investimentos em novos projetos são constantes, criando equipamentos cada vez mais diversificados e ao mesmo tempo mais sofisticados. Alguns fatores que impulsionam o mercado: queda do preço ao consumidor final; maior oferta de programas acessíveis a usuários inexperientes; maior divulgação e diversificação na aplicação da informática; associação da informática à imagem de modernidade e eficiência e a abertura à importação.

O que aponta pesquisa realizada pelo Provar (Programa de Administração de Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), informa o site InfoMoney que os consumidores, com destaque para os das classes C e D, querem consumir tecnologia, principalmente relacionada à informática. A apuração aponta que os itens de informática aparecem com maior intenção de compra pelos consumidores, com 13,8%, o que significa um crescimento de 2,6% na comparação com o levantamento do primeiro trimestre do ano. A excelência na Tecnologia da Informação será a chave para as marcas vencerem a concorrência no mercado varejista brasileiro. Com uma expectativa de crescimento de 7% em 2012, o varejo é um dos setores que mais apresentam índices positivos no país, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O destaque nesse cenário ficará a cargo das empresas que se adequarem e informatizarem seus sistemas.

Um estudo coordenado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – EAESP) em 2012 indica a importância da relação entre Tecnologia da Informação e o mercado: em média, as companhias nacionais destinaram 7% da sua receita em investimentos em informatização no ano passado. O valor desse aporte, no entanto, depende do estágio da informação de cada setor. Entre os que mais dedicaram gastos estão às instituições financeiras, com 12,8%; serviços, com 10%; e a indústria, com 4,4%. Nossa empresa comercializará produtos de informática, além de comprar partes e peças, montar e vender os computadores, venderá também programas para computadores. A oficina e a loja devem contar com bons profissionais e oferecer garantia e assistência técnica para os computadores montados e vendidos.

Na década de 1960 a maioria das empresas direcionava os recursos para o processamento centralizado de dados em mainframes (grandes computadores) e para os sistemas de controles operacionais, tais como faturamento, estoque, folha de pagamento, finanças e contabilidade. Aos poucos, porém, as empresas foram se sensibilizando para a importância da informação na gestão de negócios. Contagiadas pela “informática”, que passa a substituir o tradicional “processamento de dados”, as empresas superam resistências e incorporam essa nova ferramenta empresarial.

Na atualidade, a “informática” se transforma em “tecnologia da informação” (TI), integrando os seus emergentes e modernos recursos. A TI pode ser conceituada como o conjunto dos recursos tecnológicos e computacionais para guarda de dados, Nenhuma empresa pode ficar sem o auxílio da informática, é através dela, que tudo é resolvido. O mundo está informatizado, A informática talvez seja a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação, ambos impensáveis sem a evolução dos computadores. Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. É muito difícil pensar em mudanças, em transformações, inovações em uma empresa sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida.

ESTRUTURA DE CUSTOS

Custo Direto Variável

Na atividade comercial:

• É o custo de aquisição da mercadoria vendida.

Na atividade de prestação de serviços:

• É o custo da mão de obra direta envolvida na realização do serviço, mais o custo dos materiais utilizados no serviço realizado.

Despesas variáveis

Despesas variáveis são as despesas realizadas em função das vendas realizadas.

Normalmente essas despesas se caracterizam como um percentual sobre o valor das vendas efetivas.

Exemplos de despesas variáveis:

• Impostos sobre as Vendas

• Comissões sobre as Vendas

• Desconto do Cartão de Crédito

• etc.

Despesas Fixas

Despesas fixas são as despesas administrativas necessárias para adequado funcionamento da empresa, independentemente o valor das vendas.

Exemplo:

• Aluguel, Condomínio, IPTU

• Água, Luz, Telefone

• Salários Administrativos

• Pro-Labore (Retirada dos Sócios)

• Encargos Sociais sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com