TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estatistiva

Dissertações: ATPS Estatistiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 01

PASSO 1 - INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA

Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizada a coleta qualificada dos dados a inferência, o processamento a análise e a disseminação das informações. Ela pode ser utilizada para pesquisar, prever, comparar mercado, possíveis mudanças, análise de riscos; também na questão de preços de matéria-prima, nos processos, na qualidade dos processos, para diminuir desperdícios e aproveitar melhor os recursos. Algumas das áreas em que a atuação do estatístico adquire maior relevância: Indústria, Área de Recursos Humanos, Universidades e Instituições de Pesquisas, Área de Demografia, Área de Marketing e Análise de Mercado, Área Financeira e Bancária.

Os índices da inflação, de emprego e desemprego divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ao qual a Escola Nacional de Estatísticas está vinculada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.

PASSO 2 – LEITURA DE ARTIGO PARA ENTENDIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS ESTASTÍSTICAS.

A) Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense

O artigo traz um estudo de caso em uma indústria de fundição, localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo. Consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pela empresa. Nesse estudo foi utilizamos os principais tipos de gráficos de controle, como o gráfico de controle para observações individuais; o gráfico da amplitude móvel; o gráfico da média móvel exponencialmente ponderada e o gráfico da soma cumulativa. O trabalho restringe apenas a realizar análises estatísticas sobre os dados fornecidos para estudo, obtendo a partir de um olhar mais técnico científico.

B) Conceito e Aplicação de Estatística

A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados, assim o objetivo da estatística é a produção da melhor informação a partir dos dados disponibilizados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes de onde estes foram retirados, para assim melhor compreender as situações. Em prática a estatística pode ser uma ferramenta fundamental em várias outras ciências, as organizações modernas estão a cada dia mais dependente dos dados estatísticos para obtenção das informações essenciais e necessárias.

PASSO 3 – BUSCA DE INFORMAÇÃO REFERENTE ÀS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO.

Na pesquisa realizada pelo grupo encontramos algumas áreas na administração que estão citadas abaixo que utilizam e aplicam à estatística.

ÁREA FINANCEIRA E BANCÁRIA

Na área financeira o estatístico pode atuar no departamento de seguros; na avaliação e seleção de investimentos, no estudo e desenvolvimento de modelos financeiros; de informações gerenciais; na definição, análise e acompanhamento de carteiras de investimentos; nas análises de fluxo de caixa; na avaliação e projeção realizar indicadores financeiros; na análise das demonstrações contábeis; no desenvolvimento e acompanhamento dos produtos e serviços financeiros.

ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Na área de RH, o estatístico realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com