TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estatística

Monografias: ATPS Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 6

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. ETAPA 1:

História da Estatística

De acordo com a Revista do Instituto Internacional de Estatística, "Cinco homens, Hermann Conring.Gottfried Achenwall, Johann Peter Süssmilch, John Graunt e William Petty já receberam a honra de serem chamados de fundadores da estatística, por diferentes autores."'11

Alguns autores dizem que é comum encontrar como marco inicial da estatística a publicação do "Observations on the Bills of Mortality" (Observações sobre os Sensos de Mortalidade, 1662) de John Graunt. As primeiras aplicações do pensamento estatístico estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulação de políticas públicas, fornecendo dados demográficos e econômicos. A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral. Hoje, a estatística é largamente aplicada nas ciências naturais, e sociais, inclusive na administração pública e privada.

Conceito de Estatística

Estatística é uma ferramenta (ou método) que nos ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controlo de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planeamento de campanhas de marketing.

Por outras palavras, o termo, estatística pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos.

A Estatística possui dois grandes ramos:

Estatística Descritiva: compreende a coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo, de forma a apresentar coeficientes de forma conveniente e comunicativa.

Estatística Indutiva ou Inferencial: compreende procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões ou inferências sobre populações com base em dados amostrais, associados a uma margem de incerteza. Fundamentam ainda as medidas de incerteza que resultam na teoria da probabilidade.

A estatística não é uma ferramenta matemática que nos informa sobre o quanto de erro nossas observações apresentam sobre a realidade pesquisada. A estatística baseia-se na medição do erro que existe entre a estimativa de quanto uma amostra representa adequadamente a população da qual foi extraída. Assim o conhecimento de teoria de conjuntos, análise combinatória e cálculo são indispensáveis para compreender como o erro se comporta e a magnitude do mesmo. É o erro (erro amostral) que define a qualidade da observação e do delineamento experimental.

Aplicações

Algumas ciências usam a estatística aplicada tão extensivamente que elas têm uma terminologia especializada. Estas disciplinas incluem:

• Bioestatística;

• Contabilometria;

• Controle de qualidade;

• Estatística comercial;

• Estatística econômica;

• Estatística engenharia;

• Estatística física;

• Estatística populacional;

• Estatística psicológica;

• Estatística social (para todas as ciências sociais)',

• Física quântica;

• Geoestatística;

• Pesquisa operacional;

• Análise de processo e quimiometria (para análise de dados da química analítica e da engenharia química).

Estatística forma uma ferramenta chave nos negócios e na industrialização como um todo. É utilizada a fim de entender sistemas variáveis, controle de processos (chamado de "controle estatístico de processo" ou CEP), custos financeiros (contábil) e de qualidade, para sumarização de dados e também tomada de decisão baseada em dados. Nessas funções ela é uma ferramenta chave, e a única ferramenta segura.

Aplicação da Estatística na área de Administração

Em Administração, a análise estatística funciona como uma importante ferramenta para se diagnosticar problemas de gerenciamento em diferentes setores de uma empresa e para propor políticas de investimento mais eficientes dentro da própria empresa.

A Estatística para a Administração na área de Marketing, que se serve de diversos tipos de pesquisas. Por exemplo: querer avaliar a percepção do consumidor com relação a marca, a aceitação de um novo produto, a satisfação do cliente, etc. No RH também há espaço para pesquisa junto aos funcionários, na área de Produção para auxiliar no controle de qualidade. A administração trabalha com muitas informações e das mais variadas áreas, afinal é uma ciência que busca a consecução dos mais variados objetivos nas mais diversas organizações.

"Os campos de aplicação da Estatística são muitos e os mais variados."

Situação problema em que se pode aplicar conceitos estatísticos.

Estudo de Mercado

O gerente de uma fábrica de detergentes pretende lançar um novo produto para lavar a louça. Ele se encarrega de contratar uma empresa especialista em estudos de mercado para "estimar" a porcentagem de compradores em potencial desse produto.

População: conjunto de todos os agregados familiares do País.

Amostra: conjunto de alguns agregados familiares, inquiridos pela empresa.

Problema: pretende-se, a partir da percentagem de respostas afirmativas, dentre os inquiridos sobre a compra do novo produto, obter uma estimativa do número de compradores na População.

Controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com