TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estatística

Trabalho Universitário: ATPS Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

2 CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP)

Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense.

Realizando uma análise na qualidade e capacidade de produção de uma empresa pré-determinada, no qual o objetivo é busca por melhorias, a estatística é colocada em gráficos para controle, pois são nestes gráficos que serão desenvolvidos e aplicados os resultados adquiridos no estudo do caso.

2.1 CONCEITO E APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA

O que modernamente se conhece como estatística, “é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações”. (ENCE, 2008, s/p).

A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados, assim o objetivo principal da estatística é a criação da melhor informação a partir dos dados disponibilizados no momento. Preocupa-se na grande maioria das vezes com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre cada uma das características das fontes de onde essas informações foram retiradas, para assim melhor compreender cada uma das situações propostas. Na prática a estatística pode ser uma ferramenta fundamental em várias outras ciências, dentre elas estão às organizações modernas, a cada dia mais dependente dos dados estatísticos para obtenção das informações essenciais e necessárias.

3 APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO.

A utilização da Estatística deve ser estudada por todo e qualquer profissional que queira ter lugar no mercado de trabalho para que tenha em suas características profissionais a capacidade de lidar com suas realidades. Tendo em vista que na sociedade moderna instauraram-se novas exigências de leitura dos códigos e linguagens nos meios de comunicação e no cotidiano das organizações.

Os administradores utilizam a estatística para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto, diminuição de erros e prejuízos dentro da Organização, entre outras. É grande a importância dos números-índices para o administrador, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente. Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atual provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, é um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com