TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estatística

Artigo: ATPS Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ESTATÍSTICA

PROFESSORA: RENATA DALPIAZ

Diego Mario de Jesus – RA 429536

Jayara Santana da Silva – RA 421002

Luciana Almeida Cavalcanti - RA 414598

Mario Gualixamani Nascimento Peña – RA 429060

PORTO SEGURO/BA

ABRIL, 2014

Etapa 1, passo 1 (Luciana)

Conceito de Estatística

Trata-se de uma ciência que tem por objetivo, fornecer um melhor entendimento para os dados que são gerados sobre situações diversas. Através da leitura desses índices, elaboram-se tecnicas, que são utilizadas como ferramentas na melhoria de processos e são impressindíveis nos momentos de tomada de decisão.

Hoje em dia, essa ciência já se encontra muito desenvolvida, dispondo de inúmeras formas de leitura, sejam em gráficos ou simplismente números, mais vale salientar que, antigamente, já era utilizada de forma bem primitiva e não menos importante.

Viu-se a necessidade no armazenamento de dados que ajudassem em tópicos como desenvolvimento populacional, disseminação de doenças, ou simplismente o controle de produção de uma determinada fazenda.

A evolução da Ciência Estatística facilitou a leitura de dados e passou a ser um grande aliado para profissionais de diversas áreas, que cada vez mais entendem a importância da disseminação de informações, que auxiliem nas decisões de uma empresa e até na administração de governos. A partir disso, nossos governantes podem analizar e cria planos de governo de acordo com a reais necessidades, como índices de desemprego, consumo de energia elétrica, distribição de renda e inúmeras informações que são muito importantes no auxilio do desenvolvimento de estratégias que visam controle e melhoria.

Resumo do artigo parte 1 (Diego)

O artigo mostra em contra ponto o desenvolvimento de uma indústria de fundição, onde suas estaísticas mostram testes feitos em produtos, levando a identificar em qual ponto mesmo está que a máxima existencia de qualidade para chegar ao consumidor final.

Cada bloco ao resfriamento após ser fundidos são submetidos ainda na linha de fundição, como para normalizar as linhas de distribuição do mesmo.

O gráfico de controle foram construídos como aos de shew hart, indicados para amostras unitárias, e foi contruído um gráfico da amplitude móvel que atua em conhecimento e analise variabilidade do processo.

MARIO

Resumo a partir do tópico 4.2

Gráfico da amplitude móvel (MR)

Com base na figura 9 e 10, observou-se que o valor médio das amplitudes ficou um pouco acima dos valores calculados pela formula 3.2, desse modo diz-se que a variabilidade não ultrapassa os limites de controle. No uma coleta (determinada) apresentou amplitude fora do limite superior. Esse fato pode estra associado a duas possíveis situações excludentes: risco de alarme falso ou verdadeiro.

Geralmente em um gráfico de controle a probabilidade do risco α é o erro do tipo I (um corpo de prova é bom mais é rejeitado pela empresa). Pode ocorrer também o erro do tipo β II (não rejeitar uma hipótese nula ou falsa).

4.3 Gráfico da soma cumulativa ( CUSUM)

O gráfico CUSUM incorpora toda informação nas sequências de valores da amostra de um valor alvo, também combina informações de várias amostras tornando-o mais eficaz que o gráfico shewart para detectar pequenas mudanças na média do processo. Outra vantagem é a sua eficiência em detectar pequenas mudanças no processo quando se utilizam amostras unitárias.

Como desejava-se detectar pequenas mudanças nas medias dos processos, optou-se por empregar o gráfico CUSUM no estudo de caso, qual mostrou-se eficiente na detecção de disparidades.

4.4 Gráfico da media móvel exponencialmente ponderada (EWMA)

O gráfico EMA também é uma forma alternativa ao gráfico de Shewart, a principal diferença entre os dois gráficos é que EWMA os dados não se afastam gradual e indefinidamente da linha média como no caso do CUSUM , e sim até atingir a nova média passando então a oscilar aleatoriamente em torno da mesma.

De modo geral o EWMA apresenta desempenho similar ao CUSUM, mas possui duas vantagens, pode ser utilizado para fazer previsões de valores futuros, e é robusto a não normalidade dos dados.

O uso desse gráfico no presente estudo, buscou identificar informações a respeito da estabilidade dos processos, é necessário saber se o mesmo está produzindo uma porcentagem significativa fora dos limites de especificação.

Segundo Costa et al, não existe uma relação direta entre estabilidade e capacidade. Em estudo realizado com o índice CPK medindo testes de tração fornecidos pela empresa em questão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com