TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estatística

Trabalho Escolar: ATPS Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1: INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA

PASSO 1:

Estatística deriva da palavra latina status, que significa estado. Hoje em dia a estatística envolve mais do que levantamento de dados, apresentação de fatos, calculo de medias e construção de gráficos, ela é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. Mas existem dois conjuntos de dados que podemos usar na estatística é a população que é um conjunto que estuda todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse. E a amostra que é um subconjunto de uma população.

PASSO 2:

SOUZA, Gueibi Peres. Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense.

Uma indústria de fundição que produz blocos para veículos automotores atua em um mercado bastante competitivo, pois fornece seus produtos a grandes nomes da indústria automotiva mundial onde a qualidade é um aspecto qualificador e também ganhador de pedidos. Portanto foram realizados vários testes objetivando verificar a presença de normalidade na distribuição da serie ou a existência de auto correlação foram também realizados estimativas da média e do desvio padrão e vários outras analises foram realizadas.

Os resultados obtidos com a utilização dos diversos gráficos e analises de controle para amostras do tamanho unitário, juntamente com a estimação do índice de capacidade, atenderam de forma razoavelmente satisfatória as expectativas esperadas.

b) Conceitos e aplicações da estatística

A estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que envolve o planejamento, a coleta qualificada de dados, a inferência, o processamento, a analise e a disseminação das informações com o objetivo de fornecer métodos e técnicas para lidarmos, com situações sujeitas as incertezas. Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a toda população que pode utilizá-las para o desenvolvimento de atividades.

A estatística tem uma diversidade de atuação dos campos de conhecimentos humanos, das ciências naturais e sociais. Métodos que vem sendo aplicadas e utilizadas no aprimoramento de produtos agrícolas, no controle de trafico, nos índices de desemprego, em previsões de surtos epidêmicos e em varias outras áreas.

A estatística permite identificar situações criticas e consequentemente, atuar no seu controle, desempenhando papel crucial da evolução porque as informações são concisas, especificas e eficazes, fornecendo ferramentas importantes para as empresas e instituições para que possam definir suas metas, avaliar seu desempenho, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria continua de seus processos e suas decisões.

PASSO 3:

ÁREAS DE APLICAÇÃO

Em função da própria definição de Estatística vista acima, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais.

Administração

Em Administração, a análise estatística funciona como uma importante ferramenta para se diagnosticar problemas de gerenciamento em diferentes setores de uma empresa e para propor políticas de investimento mais eficientes dentro da própria empresa.

Contabilidade

Empresas públicas de contabilidade utilizam procedimentos de amostragem estatística ao realizarem auditorias para seus clientes. Por exemplo, suponha que uma firma de contabilidade queira determinar se o valor das contas a receber indicado na folha de balancete de um cliente representa fielmente o valor real das contas a receber. Geralmente o grande número de contas a receber individuais torna a revisão e validação de cada conta algo demasiadamente demorado e dispendioso.

Finanças

Os analistas financeiros usam uma série de informações estatísticas para orientar suas recomendações de investimentos. No caso dos títulos financeiros, os analistas revisam uma série de dados financeiros que incluem os índices de preço/ganhos ou lucros e a rentabilidade em dividendos.

Marketing

Scanners eletrônicos utilizados nas caixas registradoras das lojas de venda a varejo coletam dados que são usados em uma série de aplicações de pesquisa de marketing. Por exemplo, fornecedores de dados como a ACNielsen e a Information Resources Inc. compram dados colhidos por scanners eletrônicos localizados em pontos-de-venda de mercearias, processam esses dados e depois vendem seus sumários estatísticos a empresas de manufatura.

Produção

A atual ênfase na qualidade torna o controle da qualidade uma importante aplicação da estatística na área de produção. Usa-se uma série de mapas estatísticos de controle da qualidade para monitorar o resultado (output) de um processo de produção. Em especial, pode-se usar um gráfico de barras para monitorar a média do produto.

ETAPA 2: PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS

PASSO 1:

Coleta de dados estatísticos

Toda e qualquer ação estatística deve estar centrada em objetivos claros. O primeiro passo para um procedimento estatístico é o trabalho que envolve os dados de um estudo.

Há várias maneiras de coletar dados. Devemos pesquisar em qual dos métodos de coleta de dados a empresa em que atuamos se enquadra melhor. Existem quatro métodos de coleta de dados que são: Censo, amostra, simulação e experimento. Devemos ter em mente onde queremos chegar para que a coleta de dados seja objetiva e ajude na tomada de decisões. Coleta de dados nada mais é do que pesquisar sobre algo, como o próprio nome já diz: coletar dados, ou seja, adquirir informações.

Desta forma a estatística facilita na tomada de decisões, pois se baseia em dados concretos e pesquisas de mercado.

PASSO 2

Amostragem

A amostragem é a técnica para obter uma amostra de parte de uma população para se ter uma base de pensamentos e opiniões. Uma população, por sua vez, é um conjunto de elementos que possuem algumas características em comum. A coleta de uma amostra faz-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com