TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estratégia E Dinamica Competitiva

Monografias: ATPS Estratégia E Dinamica Competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  2.129 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. Introdução ........................................................................3

2. Etapa 1 Planejamento Estratégico Corporativo como um Processo...............................................................................4

3. Etapa 2 Analise SWOT .......................................................5

4. Etapa 3 Elementos críticos da UEN...............................................6

5. Conclusão.........................................................................7

6. Bibliografia .......................................................................8

Introdução

Neste trabalho vamos explanar sobre o planejamento estratégico cooperativo, ou de grupo e no nível UEN (unidade estratégica e negócios), suas analises, seus conceitos e como aplicá-los na empresa.

O planejamento é o passo inicial para o sucesso de uma empresa é através dele que a empresa conhece suas forças, sua fraqueza, suas ameaças e seu desafios, através da analise SWOT da empresa ou FOFA consegue encontrar um caminho para a empresa seguir ou uma linha que vai traçar para o seu crescimento.

O Planejamento Estratégico já foi estudado em várias matérias mas nesta esta mais voltado para o cooperativo onde conta com o envolvimento de toda equipe para através desde conhecer melhor sua empresa e com isso planejar desde produção até a distribuição e venda de produtos.

Etapa 01

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CORPORATIVO COMO UM PROCESSO

Um processo de planejamento estratégico eficaz requer a consideração explícita do desenvolvimento da estratégia no nível corporativo ou ‘de grupo’ e no nível de UEN (unidade estratégica de negócios). Exige também a análise explícita de possíveis sinergias e trade-offs entre os vários componentes do portfólio.

A estratégia corporativa abrange os seguintes aspectos:

1. Define as fronteiras do portfólio corporativo (ou seja, em quais setores a empresa atua no presente ou pode vir a entrar no futuro) e fornece a lógica por trás dessa definição. Também delinear como os recursos devem ser obtidos e a seguir alocados entre os diferentes negócios.

2. Estabelece uma estrutura de grupo, delineia papéis e estipula os relacionamentos entre várias unidades de negócios.

3. Determina os valores compartilhados fundamentais e a cultura do grupo.

4. Identifica recursos, funções e responsabilidades ‘compartilhados’.

5. Define medidas de desempenho e níveis de consecução de metas para as unidades de negócios individualmente.

Na região, a empresa é a segunda maior entidade com uma estratégia de crescimento pautada no foco em componentes para calçados, na qualidade, no controle e gestão de risco, na eficiência e na disciplina.

O Grupo tem em pauta o posicionamento da empresa e concordamos com seus ideais porque a empresa precisa ter um foco, e neste envolver seus colaboradores e seu marketing para que os clientes vejam a empresa como um investimento seguro e rentável para suprir suas necessidades com nossos produtos.

E passar um determinado projeto de UEN dividindo a empresas em setores dando um tipo de ganho no “todo” possibilitando que setor tenha seus custos e metas para ser alcançadas pelo grupo. O conceito de unidade de negócios (UEN) visa a simplificar a análise e desenvolvimento de ações de mercado. Assim dividimos nossa empesa em vários departamentos e setores. Cada um deles pode ser considerado como uma UEN, um centro de resultados, ou ainda, na visão dos contabilistas, um centro de custos.

Veja o caso do setor de recursos humanos. A princípio, tende-se a considerá-lo apenas como uma área que só gera gastos para a organização. Contudo, se bem administrado o uso de materiais e equipamentos, a economia gerada favorece a saúde financeira da empresa. Periodicamente, cada setor deve ser analisado em termos de gastos e de receitas geradas para a empresa. Ao final de um determinado período - por exemplo, um ano - pode-se comparar o desempenho do setor e se avaliar se houve melhora ou piora nos indicadores.

Obtendo a tecnologia software para que, a partir do lançamento diário de dados, efetuam uma análise e geram relatórios para a análise da alta gerência. De posse dessas informações é possível se tomar decisões, projetando-se tendências com base em dados atuais.

Além da análise por setor individualmente pode ser feita uma análise comparativa entre diversos setores no conjunto da obra. Assim, com base no exemplo proposto acima, a economia gerada pelo setor de RH pode ser comparada pelo setor de produção, almoxarifado evidentemente, dentro de circunstâncias muito específicas a cada um deles.

Etapa 2

Plano de Swot

A análise Swot da empresa se expõe da seguinte forma:

Forças: A segurança, credibilidade e atendimento pessoal que a empresa dá a seus clientes e fornecedores trabalham com estritamente respeito com a entrega de pedidos em datas já programadas anteriormente possui refeitório próprio assim dando melhor qualidade de vida para os colaboradores, trazendo um foco de humanização empresarial.

Ameaças: A concorrência de outras empresas estrangeiras que conseguem por produtos de boa qualidade com preço muito menores devia a mal politica de favorecimento, pois deveriam proteger as empresas brasileiras não dar assistência às empresa que vem de fora do Brasil vendo também a algumas inadimplência por parte do poucos clientes.

Oportunidades: é um ramo de grande expansão, mas tem que estar sempre acompanhando moda e suas respectivas tendências já que o ramo de componente de calçados muda conforme a estação de forma acelerada assim utilizando de tecnologia de forma adequada fazendo dessa sua melhor aliada em sempre estar pronto para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com