TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Estratégia E Dinâmica Competitiva

Exames: ATPS - Estratégia E Dinâmica Competitiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Elaborar uma Unidade Estratégica de Negócios é um passo muito importante para as organizações que possuem uma grande diversidade de produtos e serviços a oferecer a grupos também diversos de clientes. Uma UEN pode ser definida, a grosso modo, como um setor altamente direcionado a um propósito, e otimizado a alcançar a máxima eficiência e eficácia.

A ideia de implantar uma UEN, é fazer com que um determinado setor da organização atue de forma estratégica e otimizada dentro de uma AEN (Área estratégica de Negócios). A AEN é o segmento de mercado no qual a organização atua através da sua, ou das suas UENs. Todas as potencialidades das equipes que atuam na UEN devem estar direcionadas a atender as necessidades e oportunidades que surgem dentro das AEN.

Diversos aspectos do cenário organizacional podem determinar que a criação de uma UEN seja a única maneira de fazer com que a organização alcance seus objetivos e comece a ser competitiva no mercado onde atua. Concorrência, transformação e instabilidades do setor, mudanças no cenário econômico e político, podem ser citados como aspectos que forçam a organização a segmentar sua estrutura de forma a torná-la mais eficiente e eficaz, é interessante desenvolver uma Unidade Estratégica de Negócios para tentar receber o máximo de recursos e benefícios possíveis de áreas.

Uma administração por UEN deve levar em consideração diversos fatores, além de externos, os fatores internos podem ser determinantes para o sucesso ou não de uma estruturação, ou reestruturação organizacional em direção à Unidade Estratégica de Negócios. Como uma UEN redireciona a estrutura organizacional de “especialização por função” para “especialização por finalidade”, todos os envolvidos, principalmente os executivos da alta e média administração, que devem perceber o tamanho do benefício proporcionado à organização, que é a definição de uma UEN.

2

Definição

O que é uma estratégia de negócios

É uma unidade de planejamento definida em termos de necessidade e oportunidades estratégicas.

Para que serve uma estratégia de negócios

Grandes organizações, que centralizam muito as decisões, frequentemente se veem em situações nas quais o acumulo de tomadas de decisão acabam prejudicando a fluidez de suas atividades. A UEN tem como finalidade, dentre outras, diminuir a carga de responsabilidade da alta cúpula administrativa, trazendo para um grupo menor e altamente capacitado a responsabilidade para planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades concernentes àquela determinada Área Estratégica de Negócios.

Exemplos de Unidades de Estratégia de Negócios

A FEMSA Cerveja Brasil é uma empresa que existe no mercado desde 2006. Essa empresa adquiriu o controle das cervejarias Kaiser Brasil. A empresa conta com a distribuição do sistema Coca-Cola, e foi a primeira do segmento Brasil a estampar o número do atendimento ao consumidor nos rótulos de seus produtos.

A Gafisa é uma das maiores incorporadoras e construtoras do país. A empresa tem 60 anos de mercado e sua marca se tornou reconhecida pela credibilidade, solidez e inovação em cada projeto desenvolvido. Foi pioneira na criação de Condomínio Clube nos Estados de São Paulo e Rio Janeiro destacando-se pelo diferencial arquitetônico como espaço gourmet ganhando espaço mundialmente sendo listada na bolsa de Nova York em 2010. A empresa nasceu em São Paulo e atingiu todo esse retorno em apenas 4 anos de vida. Além de ser reconhecida pela construção de mais de 10.000 empreendimentos, a Gafisa mantém fortes bases pelos valores ligados ao desenvolvimento de profissionais, comportamento ético, gestão eficiente de processos e a melhor qualidade em prestação de serviços imobiliários.

3

O IBOPE é um grupo em constante expansão que possui unidades de negócios específicas para atender diferentes demandas de mercado.

IBOPE média

Unidade de negócios responsável pelo provimento de informações necessárias para a orientação da programação dos veículos de comunicação e do investimento dos anunciantes nas mídias.

IBOPE inteligência

Empresa pertencente ao Grupo IBPOE dedicada ao comprometimento do comportamento das pessoas e de todas as suas relações, até mesmo pessoais que automaticamente se refletem no resultado do trabalho realizado.

IBOPE e-commerce

Unidade de Negócios que oferece informações inéditas para o mercado de varejo online.

Elaboração da UEN

Descrição da Empresa:

Razão Social: Charlote e Courino Ltda.

Nome Fantasia: Charlote & Courino

Ramo de Atividade: Fabricação e Distribuição de bolsas de couro

Localização: Av. Sete de Setembro, 16 – Bairro Icaraí – Niterói-RJ

A empresa Charlote & Courino nasceu em 2005 e desde então vem ganhando o mercado de bolsas pelo seu design inovador e desafiador. As bolsas são fabricadas apenas em couro e desenhada pela estilista Charlote Lemos que iniciou seu trabalho criando bolsas artesanais até atingir um público mais sofisticado e ver a necessidade de inovar e melhorar o material utilizado na fabricação decidindo assim utilizar apenas o couro em suas criações.

4

Charlote & Courino percebeu que necessitava da criação de uma UEN quando sentiu que ganharia força no mercado se melhorasse a qualidade de seu produto. Porém surgiu o problema da aquisição do couro. Os custos aumentaram muito e ainda que se alterasse o preço final a empresa não atingiria seu objetivo principal, o lucro.

Ao determinar a criação de uma Unidade Estratégica de Negócio, o primeiro passo era fazer uma análise de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com