TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estrutura E Análise De Demonstrações Financeiras

Ensaios: ATPS Estrutura E Análise De Demonstrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  2.809 Palavras (12 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

1. Introdução..............................................................................................................2

2. Procedimentos de Análise Vertical........................................................................3

3. Procedimentos de Análise Horizontal...................................................................4

4. Cálculos de Análises Verticais e Horizontais de Organização Romi 2007/2008, conforme Tabelas......................................................................................5,6,7,8,9

5. Possíveis Causas de Variações............................................................................10

6. Quadro Resumo dos Índices.................................................................10,11,12,13

7. Análise dos Índices..............................................................................................13

8. Método Dupont e Termômetro de Insolência.................................................13,14

9. Termômetro de Insolência- Modelo Stephen Kanitz ................................14,15,16

10. Ciclo Operacional e Ciclo de caixa ....................................................................17

11. Relatório Final ....................................................................................................18

12. Conclusão ...........................................................................................................19

13. Bibliografia .........................................................................................................20

1. Introdução

Iremos apresentar nesta atividade tudo aquilo que se leva para realizar uma análise e tomada de conclusões, a partir de técnicas que permitem uma avaliação criteriosa referente a uma organização ,principalmente quando se fala em rentabilidade, fluxo de caixa, real permanência em lucratividade e longevidade no mercado.

Neste mesmo, vamos observar também que a junção sendo das mais variadas técnicas, pode nos permitir uma avaliação mais precisa para o fato de se tomar como medida estratégica, assim, garantindo resultados firmes e tendo uma grande precisão dos fatos esperados.

2.Procedimentos de Análise Vertical

Análise Vertical é um dos instrumentos conhecido como “método da análise vertical” utilizado para analisar a estrutura patrimonial.

É concernente aos elementos constantes do grupamentos ativo circulante, ativo total, passivo circulante e passivo total relativo a idêntico período. A finalidade é examinar a representação de cada conta com relação ao total do patrimônio.

Esta metodologia é fundamentada na discriminação dos percentuais referente a cada rubrica ou conjunto de rubricas contábeis de determinado balanço patrimonial. Portanto, computa-se o percentual de cada rubrica. Correlacionando-a ao total ativo, se o objetivo for conhecer o quanto esta representa em relação ao total do ativo. Caso o objetivo seja a mensuração de determinada rubrica de determinado grupamento contábil, divide-se o valor constante desta pelo o total do agrupamento.

Fórmula para cálculo da análise vertical do balanço patrimonial (AV BP)

Utilizando as rubricas:

AV = __rubrica (ou grupamento de rubrica). 100__

Ativo (ou passivo)

Utilizando as contas:

AV = __conta (ou grupo de contas). 100__

Ativo (ou passivo)

O objetivo da análise vertical é salientar a importância de determinado item u subgrupo de um demonstrativo financeiro com relação a um total específico ou subtotal tomado por base. O exemplo, em um balanço patrimonial podemos verificar quanto o ativo circulante representa em relação ao ativo passivo.

3. Procedimentos de Análise Horizontal

O método de análise horizontal tem por objetivo contrastar itens análogos de cada elemento integrante do demonstrativo contábil em exercícios sociais distintos com a finalidade de examinar o desenvolvimento ou retrocesso das rubricas contábeis.

Consiste essencialmente em tomar como base as contas de um determinado período e convenciona-se o índice de 100% para esse exercício. A partir deste, é estabelecido o quanto nos exercícios seguintes houve de aumentos ou redução percentual em cada item do balanço, considerando o índice-base de 100%, indicando, assim, a variação positiva ou negativa com relação a dois períodos consecutivos.

A análise horizontal serve para identificar tendências, tanto positivas quanto negativas, e implementar ações de correção nos rumos práticos pela empresa com finalidade de se manter no mercado, evitando prejuízo.

Fórmula para cálculo da análise horizontal do balanço patrimonial (AH BP)

AH = __valor atual do item. 100__

valor do item na base

Na análise horizontal, se compara valores ou índices de um período com o outro, Podemos utilizar esta análise em todos os demonstrativos financeiros.

4. Cálculos de Análises Verticais e Horizontais de Organização Romi 2007/2008, conforme Tabelas:

ANALISE VERTICAL – DRE

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO 2008 2007

R$ A.V. R$ A.V.

RECEITA OPERACIONAL BRUTA

Mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com