TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FETRANS

Monografias: ATPS FETRANS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

DESAFIO

João Paulo e sua família saíram de viagem em uma caminhonete, de sua casa, na cidade de São Paulo, em direção à praia na cidade de Santos. Durante a viagem, João, em virtude dos barulhos de seus filhos Lucas (7 anos) e Matheus (14 anos), não percebeu que a sinalização do sensor de seu tanque de gasolina mostrava que o combustível estava terminando, e só notou o ocorrido quando o carro “gastão” (consome 1 litro de gasolina a cada 8 km rodados) apresentou problemas, e não havia qualquer posto de combustível por perto; portanto, João Paulo não poderia prosseguir sua viagem. Um grupo de jovens que passava pelo local, com um carro, resolveu parar e fornecer um pouco de combustível para que João conseguisse chegar ao posto mais próximo. Esse grupo possuía um tanque quase cheio de gasolina, que, quando completo, chega a 60 litros. O grupo teve a ideia de utilizar uma mangueira (que João Paulo possuía no porta malas para lavar o carro) e criar um sistema de bombeamento do carro para uma garrafa PET, e, assim, fornecer a quantidade necessária para que João Paulo conseguisse chegar até o próximo posto de combustível, localizado a 24 km do local.

Objetivo do Desafio

Na vida profissional de um engenheiro, algumas das variáveis de controle mais importantes num processo produtivo de uma empresa a serem controladas são: o nível de fluidos, sua vazão, viscosidade, pressões etc, ou seja, o estudo de fenômenos de transporte.

Todas as empresas, em algum momento de seu processo, envolverão uma dessas variáveis, seja na produção diretamente ou na sua infraestrutura.

ETAPA 1

AULA-TEMA: DEFINIÇÃO E PROPRIEDADES DOS FLUIDOS.

Esta atividade é importante para você compreender as propriedades dos fluidos e calculá-los para o desenvolvimento do projeto.

PASSOS

Passo 1

Pesquisar em livros da área, as numerosas aplicações da mecânica dos fluidos num automóvel, principalmente quanto aos componentes associados ao transporte de combustível.

Resposta:

Podemos observar numerosas aplicações de mecânica em um automóvel. Todos os componentes associados ao transporte de combustível do tanque aos cilindros- tubulação de combustível, bomba de combustível, injetores de combustível, ou carburador-, bem como a mistura do ar com o combustível nos cilindros e a descarga dos gases na combustão dos tubos de exaustão são analisados usando-se a mecânica dos fluídos. A mecânica dos fluídos também é usada no projeto de sistema de aquecimento e ar condicionado, dos sistemas do freio hidráulico, da direção hidráulica, da transmissão automática e do sistema de lubrificação, no projeto do sistema de refrigeração no bloco do motor, incluindo o radiador e a bomba d’água, e ate dos pneus. A forma aerodinâmica suave dos modelos de automóveis recentes é o resultado dos esforços para minimizar o arrasto por meio do uso extensivo da análise do escoamento sobre superfícies.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com