TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS : FHMSSIII

Trabalho Universitário: ATPS : FHMSSIII. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

A importância do Serviço Social nos dias de hoje .

O Assistente Social possui na atualidade as experiências que outros profissionais das áreas absorveram ao longo dos anos, nos dias de hoje a sua atuação profissional é modificada, ganhou novas características que correspondem a sua época. O profissional de Serviço Social, ou seja, o Assistente Social tem variados limites e obstáculos com os princípios e diretrizes do código de ética profissional, trazendo para a prática inovadora de diferentes possibilidades que se difere da tradicional do âmbito institucional. O perfil pedagógico é visto na educação como ato de conhecimento e transformação social junto com as políticas sociais.

Como segue o Código de Ética Profissional, é dever do Assistente Social nas suas relações com os usuários: “democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários.” No entanto cabe ao Assistente Social, sem a pretensão de uma postura messiânica, racionalizar esse fazer burocrático e pontual, vislumbrando alternativas de ação coletivas para o cotidiano da instituição onde se insere varias analises e desenvolvimento de mecanismos de viabilidades de suas ações.

Marilda Iamamoto ao analisar afirma que: “(...) um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente que é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo". (2001:20). O Serviço Social vem buscando se configurar como uma profissão que opere de forma integral com o individuo social. Grandes foram às dificuldades, pois o mesmo nascera no berço da caridade filantrópica e foi usado como tática das classes dominantes que por meio de mecanismos de silênciamento, conformismo mecanicista e ajuda caritativa que unicamente visavam manter o proletariado preso nas garras da ignorância para que não reclamasse sua posição de desigualdade, além de não suprir a real necessidade social.

O Assistente Social se insere para encontrar respostas sólidas às especificidades da questão social, sendo esta, segundo José Paulo Netto, o conjunto de problemas políticos, sociais, e econômicos reclamados pela classe operária no curso da consolidação do capitalismo. O Serviço Social junto ao próprio Assistente Social que é o executor desta profissão, nos dias de hoje é bem claro, depois de muitos anos de lutas por mudanças e adaptações a vários modos de trabalho, que o Serviço Social se tornou uma dentre as mais fundamentais profissões quando se leva em consideração a questão da organização e cuidado com a população. Quando se fala de políticas sociais, de organização da população ou de uma comunidade não há como não se falar do Assistente Social, ou a profissão do pensamento, pois estão totalmente ligadas e enraizadas, tem-se um código de ética profissional que demonstra a riqueza do trabalho e os âmbitos dos quais podemos atuar, somos caracterizados por sermos trabalhadores contratados por empregadores.

As políticas sociais, sejam elas para efetivar direitos sociais, ou implementar políticas econômicas, devem ser direcionadas para o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com