TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - FHTM - SSO

Casos: ATPS - FHTM - SSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  2.385 Palavras (10 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir, mostra conhecimentos históricos sobre o Serviço Social, como profissão e todas as questões que enfrentou para chegar até os dias de hoje.

Mostra a história de como surgiu o serviço Social no Brasil e no mundo, os problemas enfrentados, as mudanças que ele trouxe e suas conquistas.

Montado em 4 etapas, sendo que na Etapa 1 apresenta as questões sociais que surgiram na sociedade a partir da Revolução Industrial.

Na Etapa 2 e 3, fala sobre o fortalecimento do Serviço Social, como nasceu no Brasil e sua reconceituação.

A Etapa 4 aborda a finalidade do Serviço Social e seu foco.

Assim ele apresenta relatórios científicos, montados a partir de informações colhidas de varias fontes diferentes.

ETAPA I

TEMPOS MODERNOS – O FILME

Na sociedade industrial caracterizada pela produção em jornadas de longas horas com condições desumanas, para resultados na produção baseada no sistema de linha e montagem como citado no filme (Charlie Chaplin Tempos Modernos de 1936), na onde retrata a história de um operário que desempenha um trabalho repetitivo de apertar parafuso.

Já nos dias de hoje o sistema linha de montagem funciona como linha de produção onde já ocorreram várias mudanças e uma delas é a diminuição de jornadas de trabalho como citado no texto (retirado da fonte www.eumed.net). Com a modernidade e o capitalismo crescente o trabalhador é manipulado pelo poder do capital e apesar dos benefícios conquistados ao longo de anos, as condições sócio econômicas do homem continua tratada com desprezo colocada em segundo plano. Sendo substituída quando possível ou conveniente por máquinas de última geração como retratado na fonte (geoconceicao.blogspot.com). Durante 1936 a época em que se passa a história do operário no filme (Tempos modernos de Charlie Chaplin), relata o que se passa na sociedade no século XXI, hoje. O operário sofre com o estresse e pressão do seu dia-a-dia por conta da sua rotina repetitiva e desvalorizada, da onde não te capacita a conseguir uma moradia digna.

De outra maneira a sociedade agora vive em níveis altíssimos de estresse, por passarem mais tempo no trabalho, automóveis ou transportes coletivos diante de quilômetros de engarrafamento.

Com tantas questões, comunistas e grevistas em uma manifestação andam pelas ruas reivindicando seus direitos. Em meio a manifestação o operário citado no filme (Tempos Modernos) ao ser confundido a comunista ou grevista é preso injustamente, pensando-se que ele carregava uma bandeira junto a manifestação, quando na verdade ele apenas esta tentando devolver um pedaço de pano, que um automóvel deixou cair.

Hoje existem várias manifestações onde muitas pessoas também foram detidas, segundo a fonte (agenciabrasil.ebc.com.br), que descreve a prisão dos quais estavam nas ruas reivindicando seus direitos e foram levados injustamente, confundidos com arruaceiros , que destruíam patrimônio publico e saqueavam estabelecimentos se aproveitando da situação.

Muitos problemas sociais como os que temos nos dias de hoje, eram apresentados na época em que se passava (Tempos Modernos). Como o de uma jovem que perde sua mãe cedo e faz pequenos furtos, por extrema necessidade pois chega passar fome. A mesma vivi com os irmãos, o pai desempregado, que após uma manifestação morre. Seus irmãos são levados para adoção e ela consegue fugir.

Nos dias de hoje jovens e crianças cada vez mais diante da violência e desigualdade social, ficam órfãos cedo e entram para o mundo do crime, diante de tanta falta de estrutura familiar, buscam o caminho errado e acabam vivendo de furtos para sobreviver e com o passar do tempo para adquirir seus objetos de consumo, muitas vezes para pagar dividas com o tráfico e por muitos outros problemas que são abordados com o Serviço Social no Brasil.

Apesar dessa situação adversa que prevalece até hoje, o operário sonha com a casa própria, construir família e participar da vida social. Na maioria das vezes esses não sonhos não se tornam realidade, porque a precária condição econômica e social imposta ao trabalhador não permite saciar sua necessidades pessoais, tais como: as de caráter sociais, financeiras, habitacionais, nutricionais e etc . E o pior de tudo é que esses fatos até hoje ainda fazem parte da vida dos trabalhadores brasileiros, o que são vítimas dos empresários gananciosos que predominam na iniciativa privada e que agem em nome do capitalismo selvagem, onde prevalecem os dados numéricos, estatísticos, financeiros e outros que venham satisfazer os interesses da burguesia elitista que predomina no pais.

Assim sendo a classe trabalhadora que luta no seu dia-a-dia por dias melhores, fica cada vez mais excluída da sociedade, sem emprego e sem perspectiva de realizar ou conquistar sua prevenção pessoal que em muitos casos são até mesmo indispensáveis para a subsistência desses operários.

` ETAPA II

A ILUSÃO DE SERVIR

Ilusão de servir, ela foi uma época criada pelos capitalista aonde existe muita desigualdade entres as classe da burguesia e do proletariado.

O contexto da sociedade regido pela lógica capitalista, cenário onde ocorrerão as transformações no mundo do trabalho, com ênfase no fenômeno que vem acontecendo onde se fala cada vez mais emprego e não de trabalho. Discute-se também a importância e a exaltação máxima conferida ao trabalho na sociedade concedendo ao papel do trabalhador.

Tema como a divisão técnica do trabalho na sociedade capitalista alienação decorrente deste processo, a articulação entre identidade e trabalho e à expectativa deste último na constituição do eu ajudou a compor a presente reflexão.

O conjunto das transformações ocorridas a partir das revoluções inglesa e francesa ao lado das filosófica na Alemanha, produziram expressivas mudanças na estrutura social, na organização econômica e modos de produção. A revolução industrial é considerada pelos historiadores e demais estudiosos da sociedade, como a mais significativa e aqui mais transformou modo de produção. Durante esse tempo o serviço social era visto como assistencialismo, onde as pessoas viam como ajuda uma espécie de favor. A classe dominante a burguesia, exercia em busca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com