TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Físico Química - Repolho Roxo

Exames: ATPS Físico Química - Repolho Roxo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 7

UNIAN

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITERÓI

FARMÁCIA – 3º PERÍODO

ATPS – FÍSICO – QUÍMICA

Professor: Gleydson Paiva

Alunas: Esthefany Graciano de Loiola RA: 6819452044

Gabriela Vieira Pimentel RA: 6896500118

Jéssica E.Santo de Miranda RA: 6657417858

Karina Silva Pereira RA: 6660347631

Lorrany Bitencourt Brito RA: 6819446441

Niterói, 05 de Junho de 2014

ETAPA 2

Aula tema: Cálculo de pH em soluções de fármacos

Definição de pH

Representa a grandeza físico-química potencial hidrogênico ou potencial de hidrogênio iónico, visto ser calculado a partir da concentração de ions hidrogénio (H+) numa solução. A partir do valor do pH descobre-se o grau de acidez ou basicidade/alcalinidade dessa mesma solução.

Cálculo do pH

O valor do pH é calculado a partir da concentração de ions H+ presentes numa determinada solução:

pH = -log[H+]

onde o operador p representa o simétrico do logaritmo de base 10 da concentração dos ions hidrogênio. Como se pode ver, o pH é dado por um número positivo. Se não o sinal menos a afetar o logaritmo, o pH seria um numero negativo devido aos valores normalmente muito pequenos de [H+]. Repare-se que o termo [H+] na equação acima apenas diz respeito à parte numérica da concentração do ion de hidrogênio, pois não se pode determinar o logaritmo em unidades. Assim, tal como a constante de equilíbrio, o pH de uma solução é uma quantidade adimensional. As soluções podem então ser consideradas ácidas ou básicas consoante o valor do seu pH:

. Soluções ácidas: [H+] > 1,0 x 10 -7 M, pH < 7,00

. Soluções básicas: [H+] < 1,0 x 10 -7 M, pH > 7,00

. Soluções neutras: [H+] = 1,0 x 10 -7 M, pH = 7,00

Medidores de pH

Existem várias formas de medir o pH de uma solução sem recorrer a cálculos matemáticos

- Indicadores de pH – compostos químicos (normalmente bases ou ácidos fracos) com determinadas propriedades, que, ao serem adicionados a uma determinada solução, vão alterar a sua cor dependendo do pH dessa solução. Isto acontece porque, sendo ácidos ou bases fracas, ao serem adicionados a uma solução, vão se ligar aos ions H+ e OH- , provocando uma alteração na sua configuração eletrônica e alterando a sua cor.

Passo1:

A acidez para a reação efervescente pode ser obtida a partir de três fontes principais: ácidos, anidridos ácidos e alguns sais ácidos. Em princípio, qualquer ácido poderia produzir efervescência, porém as fontes tradicionais de matérias-primas ácidas são os ácidos orgânicos, ácido cítrico e tartárico, em proporção de 1:2. A razão pela qual se usa uma mistura de ácidos é porque as partículas de ácido cítrico são relativamente mais duras e densas que as partículas de ácido tartárico. Por esse motivo, ao serem adicionadas à água, as partículas de ácido cítrico tendem a ir para o fundo do recipiente, produzindo borbulhas que se propagam do fundo para a superfície, dissolvendo-se de modo mais lento e produzindo uma efervescência mais lenta e controlada. Já as partículas de ácido tartárico tendem a ficar mais na superfície, reagindo rapidamente, produzindo uma efervescência rápida e intensa. Estes dois efeitos combinados provocam no paciente uma “sensação de efetividade”, além de propiciar uma mistura homogênea do fármaco. (PALUDETTI, 2007; SWARBRICK, 2007).

Relação com o corpo humano

Devido aos mecanismos da efervescência, os comprimidos desse tipo, em geral, são mais vantajosos se comparados a outros veículos de uso oral (como cápsulas, drágeas e comprimidos não efervescentes). A liberação de gás nessas reações agita o líquido, fazendo com que o comprimido seja dissolvido de forma mais rápida. Outra vantagem é a melhor absorção: após a efervescência, o princípio ativo do medicamento está mais solubilizado, o que proporciona uma melhor assimilação do organismo. Devido a formato efervescente, esses comprimidos ainda permitem que uma dose maior do medicamento seja incorporada numa única porção.Além de antiácidos, atualmente também são formulados outros tipos de medicamentos em forma de comprimidos efervescentes, como, por exemplo, ácido acetilsalicílico e ibuprofeno.

Ph do sangue

O sangue humano é uma solução tamponada, ou seja, possui mecanismos que evitam que o seu pH se altere muito. Um desses mecanismos ocorre quando o CO2, um produto terminal de nosso metabolismo, dissolve-se no sangue e forma o seguinte equilíbrio químico:

CO2 + H¬2O ↔ H2CO3 ↔ H+ + HCO3-

Desse modo, o pH do sangue arterial é mantido em cerca de 7,4. O pH do sangue venoso é de 7,35, porque possui maior concentração de CO2.

Algumas situações podem fazer com que essa concentração se altere, principalmente questões respiratórias. Por exemplo, quando uma pessoa tem enfisema pulmonar, pneumonia, bronquite ou asma, ela pode passar por momentos em que a respiração é deficiente. Em virtude, então, dessa hipoventilação, a transferência de CO2 para o exterior é reduzida e a sua concentração aumenta no sangue, diminuindo o pH sanguíneo.

Se o pH do sangue arterial atingir valores menores que 7,4, temos uma situação que se configura como um quadro de acidose e alguns sintomas são falta de ar, diminuição ou supressão da respiração e desorientação, podendo levar a pessoa ao coma. Se o pH ficar abaixo de 6,8, há risco de morte.

Outras situações que levam à acidose estão ligadas ao uso de drogas, alterações no sistema nervoso central e lesões no sistema respiratório.

No entanto, se ocorrer o contrário e a pessoa respirar muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com