TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GERenciamento De Custos

Trabalho Universitário: ATPS GERenciamento De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  2.950 Palavras (12 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 12

1. RESUMO.

A administração Financeira dentro da empresa esta diretamente relacionada a decisão de se fazer um investimento e a decisão de se fazer um financiamento.

Objetivos de obtermos uma boa administração é manter a empresa em permanente situação de liquidez com suas condições básicas ao desenvolvimento de suas atividades, obter recursos para plano de expansão com base nos estudos de viabilidades econômicas financeiras e a os menores custos, assegurar o necessário equilíbrio entre objetivos de lucro e os de liquidez.

O objetivo da administração financeira é maximizar o valor de mercado de capital dos proprietários, independente da empresa ser individual, sociedade de pessoas (quotas) ou por ações, em qualquer uma delas as decisões vem aumentando o valor de mercado do capital dos proprietários.

Todo administrador financeiro deve ser um especialista em tomadas de decisões em busca da sobrevivência de uma empresa o administrador precisa de visão integral da organização para detectar a oportunidades e ameaças tanto internas quanto externas.

1.1 INTRODUÇÃO.

O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimento para identificar os objetivos dos sistema de acumulação de custos.

Se o administrador adotar para sua empresa um sistema de custo do qual é o apropriado à ela, poderá ter um preço muito baixo do mercado ou terá um preço muito alto no valor do produto.

Por isso se faz necessário avaliar com muita atenção em adotar um sistema de custo para que não corra erro.

A determinação do preço de um produto ou de um serviço é fator de extrema importância empresarial. O processo de análise do preço de venda é considerando uma estratégia não apenas econômico-financeira, mas também de marketing esta estratégico.

1.2 Sistemas de Acumulação de Custos e os Tipos de Custos Empresariais.

Sistema de Acumulação de Custos.

Sistema de acumulação de custos representa a forma com que aos custos são transferidos aos produtos fabricados, corresponde ao ambiente básico no qual operam os Sistemas e as Modalidades de Custeio.

Com o sistema produtivo da empresa que pode ser contínuo ou por demanda, existem, dois Sistemas básicos de acumulação de Custos:

 Sistema de Acumulação por Ordem;

 Sistema de Acumulação por Processo.

Os Sistemas de Acumulação de Custos podem trabalhar com três critérios de custeio: o critério de custo por absorção, o critério de custo direto (ou variável) , e o critério de custo ABC ( custeamento baseado em atividades ), esses critérios tem um ponto em comum, eles se preocupam com a administração dos custos indiretos e ao mesmo tempo apresentam a diferença fundamental como cada um deles fornece informações gerenciais exclusivas a contabilidade de custos pretende que cada um deles produza diferentes informações que irão atender as necessidades distintas.

• Critério de custos por absorção - inclui todos os custos indiretos de fabricação de um certo período nos custos de suas diferentes atividades industriais, seu objetivo é ter o custo total de cada objeto.

• Critério de custos direto (ou variável) - inclui no custo das operações, dos produtos, serviços e atividades os custos diretos e variáveis para que o custo ou uma despesa detenha as condições necessárias para compor o custo de um produto sua finalidade principal é a determinação da contribuição marginal total ou unitária de cada objeto de custeio.

• Critério do custo ABC – é uma forma mais sofisticada de apropriar os custos indiretos onde sua idéia básica é mostrar que as operações industriais podem ser subdividida em atividades que consomem os recursos disponíveis que são definidos pelos custos e despesas gerais.

 Sistema de Custos por Ordem (produção por encomenda) – por esse sistema os produtos são feitos de forma especial sob encomenda, é quando a empresa fabrica produtos diferentes em pequenas quantidades, geralmente atendendo pedidos de clientes.

Nesse sistema os custos são acumulados por Ordem de Produção ou Ordem de Fabricação, a soma das ordens de produção em aberto representa estoque dos produtos em processo.

A medida que os produtos são completados as Ordens de Produção são encerradas e os custos são transferidos para o estoque de produtos acabados.

Custos registrados durante a execução da encomenda:

*Materiais pelo custo real com base nas requisições para cada Ordem de Produção (OP).;

*Mão de obra direta e apropriada com base no tempo gasto na execução;

* O CIF é apropriado através de rateio com base no critério definido.

O Sistema de custeio por ordem de produção configura-se no somatório dos gastos envolvidos a matéria-prima, sendo apropriado diretamente na ordem de produção relacionadas aos produtos que irão produzir. Nesse método só saberemos o custo real de produção quando o termino da produção soma-se a ordem e verifica – se o custo da produção.

Vantagens desse processo:

 A administração consegue identificar os produtos que dão maior ou menor lucratividade;

 Os custos imputados em ordens anteriores para produtos do mesmo tipo ou para produtos parecidos podem servir de base para a estimação dos custos de futuros em função de pedidos feitos pelos clientes;

 A administração consegue controlar os custos de forma mais simples e imediata sema a necessidade de haver contagem física;

 A cobrança feita aos clientes é feita com base no processo de elaboração, os clientes efetuam o pagamento à medida em que o produto vai sendo desenvolvido. Os custos servem de base para que a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com