TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DE CAPITAL DE GIRO

Trabalho Universitário: ATPS GESTÃO DE CAPITAL DE GIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 4

1. O que é capital de giro total?

Constitui-se no investimento de capital em ativos de curto prazo. É representado pelo ativo circulante que, como visto é formado essencialmente pelas disponibilidades, recebíveis e estoques.

2. O que é capital de giro operacional?

É o ativo circulante que sustenta as operações do dia – a – dia da empresa, ou seja, o ciclo operacional, que é o período que a empresa leva desde a compra de matéria – prima até o recebimento das vendas de seus produtos.

3. O que é capital de giro financeiro?

Focaliza as origens e aplicações de recursos financeiros para o capital de giro, onde a tesouraria é um conceito importante, pois é aquele que integra a captação e a aplicação de recursos financeiros para o giro.

4. O que é gestão integrada de capital de giro?

É o desequilíbrio entre a geração e a aplicação de recursos operacionais implica em necessidade de capital de giro. Fazendo com que a empresa busque recursos externos (empréstimos bancários de curto prazo) ao ciclo operacional para financiar o capital de giro.

O capital de giro é o montante de recursos necessário para que a empresa possa desempenhar suas atividades do dia – a – dia, ou seja, girar. Assim o capital de giro está diretamente ligado às fontes, as quais a empresa necessita para financiar seu crescimento.

Pois, é dele que se origina todo o ciclo operacional, ou seja, ativos e passivos circulantes, tais como as contas caixa, estoques, contas a receber e contas a pagar e todo seu gerenciamento financeiro.

O Capital de giro deve ser acompanhado permanentemente, pois este sofre os diversos impactos no sistema econômico enfrentado pela empresa de forma continua.

O estoque de uma empresa é formado e mantido em função das necessidades do mercado consumidor, este está sempre sofrendo mudanças de investimentos, quanto maior a necessidade de investimento nos estoques, mais recursos financeiros a empresa deverá ter.

O contas a receber é resultado das vendas realizadas a prazo. O cliente leva o seu produto e lhe devolve o recurso financeiro. Portanto, quanto mais prazo você oferece ao cliente, ou quanto maior for à parcela de vendas a prazo no seu faturamento, mais recursos financeiros a empresa deverá ter.

Dependendo do saldo inicial, das entradas e das saídas, pode ocorrer uma falta ou uma sobra desses recursos em um momento específico, dia ou semana.

Neste sentido as decisões de compras e vendas não podem ser tomadas sem nenhum critério. É necessário que haja sempre uma análise e uma avaliação se a empresa dispõe de recursos financeiros para isso.

Portanto, administrar o capital de giro da empresa significa avaliar o momento atual, as faltas e sobras de recursos financeiros, e os reflexos gerados por decisões tomadas na empresa em relação a compras, vendas e administração do caixa.

Nas contas do ativo e passivo circulante contém os elementos fundamentais para gerir as atividades operacionais da empresa o que possibilita à tomada de decisões financeiras em curto prazo, evitando assim a insolvência financeira causada pela a administração inadequada do capital de giro. Contudo as decisões de curto prazo não deixam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com