TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO

Artigo: ATPS GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Anhanguera de Cuiabá

ATPS ETAPA 02

Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Docente: Elias

Disciplina: Gestão de Conhecimento

Discente(s): Aline Caroline Alves Gomide - R.A: 5663132441

Denize Daniele Pires da Silva - R.A: 5629112456

Elisângela Alves da Silva - R.A: 4473918171

Rúbia Valéria Henrique Arruda - R.A: 5669153992

Sara de Souza Rocha - R.A: 5631117398

Série: 3º Semestre

Cuiabá-MT/ Outubro 2013

Gestão de Conhecimento

Etapa: 2

Passo 1 –

A Gestão do Conhecimento (GC) é muito mais um modo de ser (praticar) do que um recurso que se pode comprar, ela deve ser praticada por todos nas organizações, sendo relevante aprender, logo no início, que longe de ser algo que se compra, a GC é muito mais algo que se constrói com trabalho, coerência e dedicação.

Tratada como um modelo de gestão dedicado a alavancar, multiplicar e gerar riquezas a partir do capital intelectual e do conhecimento da organização, a GC é um conjunto de técnicas, posturas e condutas dedicadas ao zelo do saber organizacional. E não poderia ser diferente, pois que atualmente as verdadeiras promessas de geração de riquezas estão no conhecimento.

GC aplicadas nas empresas:

A engenharia de software é um domínio altamente orientado ao conhecimento, no qual os fatores de sucesso estão relacionados com a experiência das pessoas envolvidas nas

fases de projeto, construção, teste e implantação.

O processo de desenvolvimento de software (PDS) está intimamente ligado à gestão do conhecimento (GC) nas organizações, uma vez que por meio deste pode-se mapear,

organizar, tratar e disseminar adequadamente o conhecimento no ambiente empresarial.

A necessidade das tomadas de decisões acertadas e muitas vezes repentinas fez com que as organizações repensassem sobre a informação que possuem a respeito do seu negócio. Os fenômenos econômicos e sociais de um mundo economicamente globalizado, impulsionado pela tecnologia da informação e pelas comunicações, são os responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios.

A globalização é fato consumado e nada é capaz de detê-la. Mudam-se os costumes e hábitos e o mundo torna-se um grande mercado consumidor. As empresas não têm mais nacionalidade, são apatriadas. Associações e fusões acontecem todos os dias, com o objetivo de oferecerem novos patamares de preços.

A competição cada vez mais presente na arena dos negócios, antes regional e próxima, agora é profissional e global.

Com esta afirmação, percebemos que, não há outra opção para as organizações senão a de estar preparada para enfrentar o mercado. Uma organização preparada para o mercado é, denominada por como "Organização do Conhecimento" e definida como sendo:

Aquela que possui informações e conhecimentos que a tornam bem informada e capaz de percepção e discernimento. Num nível mais profundo, a organização do conhecimento possui informações e conhecimentos que lhe conferem uma vantagem, permitindo-lhe agir com inteligência, criatividade e, ocasionalmente, com esperteza. Está preparada para sustentar seu crescimento e se desenvolver num ambiente dinâmico. Mas, porque sente e entende o ambiente que a cerca, a organização do conhecimento, é capaz de se preparar para a adaptação com antecedência. Contando com a competência e a experiência de seus membros, ela é capaz de constante aprendizado e inovação. Aplicando normas e rotinas aprendidas para a tomada de decisões, está preparada para empreender ações objetivas no momento apropriado. No coração da organização do conhecimento está a administração dos processos de informação que constituem a base para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as organizações passaram a buscar maneiras de estarem preparadas para a concorrência e não serem consumidas pelo mesmo. Não basta para a empresa passar apenas uma boa imagem. É preciso que ela saiba como agir em cada situação.

Em um mercado dinâmico, competidores podem copiar e até mesmo aperfeiçoar a qualidade e o preço de um produto ou serviço idealizado por uma empresa líder. Só que no momento em que isto acontece, a empresa rica em conhecimento já terá se deslocado para um novo patamar de qualidade, eficiência e criatividade.

Definem conhecimento, situando-o em uma escada de conceitos onde dado, informação, conhecimento e sabedoria são os degraus". Estes degraus serão detalhados a seguir:

a)Dado: fatos estruturados, valores de parâmetros e medidas, geralmente sem um contexto;

b)Informação: dado e contexto de referência que estabelece significado ou valor para o negócio ou alguém relacionado a ele;

c)Conhecimento: o que orienta as pessoas no uso de dados e informações para fazer julgamento, tomar decisões ou realizar trabalho;

d)Sabedoria: Confiança comprovada no conhecimento ou tomada de decisão de alguém, geralmente obtida por meio da experiência.

Conhecimento novo é muito importante pois a competição agressiva faz com que as empresas elaborem novas idéias, e estratégias para o mercado competitivo, as que tiverem as melhores idéias se destacam.

Os colaboradores de uma organização detêm o conhecimento das rotinas de trabalho, o que a empresa produz ou quais serviços ela presta e, após algum tempo na mesma, esses profissionais passam a dominar essas atividades e a desempenhá-las sem maiores problemas.

O conhecimento do funcionário que se afasta da organização é muito importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com