TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão De Negócios Internacionais

Artigo: ATPS Gestão De Negócios Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  9.027 Palavras (37 Páginas)  •  949 Visualizações

Página 1 de 37

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO-

CURSO: DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: GESTÃO DE NEGÓCIOSINTERNACIONAIS

2012

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Trabalho apresentado à Universidade Anhaguera – Uniderp, como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina Gestão de Negócios Internacionais.

2012

INTRODUÇÃO

O mercado de importação e exportação de açúcar da União Européia é bastante singular em relação ao de outros países do mundo. Apesar de sua auto-suficiência em relação ao produto,

até recentemente, a União Européia foi o segundo maior importador de açúcar bruto em Volume, sendo o primeiro em valor importado desse produto, e o primeiro maior importador de açúcar refinado, em volume e em valor. Entretanto, aproximadamente 90% da importação de açúcar refinado da UE foi feita intra-bloco. Por outro lado, mais de 70% do volume exportado de açúcar refinado pela UE foi extra-bloco (analisado no período de 1994 a 2001).

A maioria dos países que compõem a União Européia passou de importador líquido na década de 1970 para exportador líquido de açúcar no período corrente. O mesmo se aplica para o bloco como um todo2. Os altos preços subsidiados favoreceram a produção de excedentes exportáveis, e com condições de competir em termos de preço no mercado mundial, em função dos altos ganhos assegurados no mercado doméstico, por uma política complexa de sustentação de preços. Este efeito foi denominado por Frandsen et al. (2001) de subsídio cruzado para as exportações de açúcar.

A empresa DOCE`S VIDA EXPORTAÇÃO LTDA,mostra que através do açúcar diferenciado, obtivemos um aumento grandioso de nossos produtos no Brasil e no exterior.

A balança comercial desempenha importante papel no processo de ajustamento das contas externas da economia nacional. Justifica-se a realização de análises que propiciem um maior conhecimento dos mecanismos responsáveis pela performance do segmento exportador da economia nacional, entre os quais encontram-se os de produtos agrícolas e agroindustriais.

A importância da agroindústria canavieira no contexto econômico nacional e dos produtos desse setor na balança comercial brasileira, entre os quais o açúcar é o que tem maior e sentatividade, motiva a condução de trabalhos que tratem do desempenho desse segmento exportador de forma particularizada. Estudos sobre as variáveis condicionantes das exportações

brasileiras podem contribuir na definição de estratégias direcionadas à dinamização desses mercados. A estimação de equação de oferta de exportação de açúcar torna possível verificar o efeito de políticas de incentivo, possibilitando a elaboração de análises prospectivas sobre o comportamento do comércio externo, podendo também auxiliar os agentes ligados ao setor na tomada de decisões sobre produção e comercialização. A relevância de estudar o funcionamento da agroindústria canavieira brasileira reside em sua grande importância tanto no contexto doméstico como internacional. No mercado doméstico, esta agroindústria diferencia- se dos demais países por produzir, em escala industrial, tanto açúcar como álcool. A cana-de-açúcar ocupa posição de destaque entre as principaisculturas quanto à área plantada e também quanto ao volume e valor da produção.

No contexto internacional, a representatividade do produto brasileiro aumentou de forma expressiva nos últimos anos. Atualmente o Brasil é o maior produtor de açúcar do mundo, ultrapassando a produção da Índia e da União Européia e, no ano-safra 1995/96, tornou-se o maior exportador mundial desse produto, posição que mantém até os dias atuais.

RER, Rio de Janeiro, vol. 42, nº 01, p. 09-33, jan/mar 2004 – Impressa em abril 2004 Lucilio Rogerio Aparecido Alves, Mirian Rumenos Piedade Bacchi n 11 Além desta breve introdução, este trabalho consta de mais quatro outras partes. Na segunda, faz-se uma caracterização do setor açucareiro nacional. Na terceira, descreve-se o modelo econômico e, na quarta parte, os procedimentos metodológicos. Os dados utilizados e os resultados e discussão são apresentados na quinta parte do presente trabalho.

A empresa DOCE`S VIDA que tem por objetivo oferecer serviços de qualidade e que não prejudicam a saúde como, doces, bolos, tortas, cafés e sucos em geral. Nosso diferencial, para garantir uma qualidade de vida melhor e sem prejudicar a saúde dos nossos clientes, é o tipo de açúcar que é usado para fabricação das guloseimas. Depois de estudos e análises, conseguiram-se fabricar um açúcar menos gorduroso e mais rico em proteínas, diminuindo mais doenças como os Diabetes e obesidade. Antes falar de nossos produtos, falaremos sobre o açúcar e suas principais características, desde a sua origem.

O açúcar foi, durante o período inicial da exploração colonial, o principalproduto e a principal base de sustentação da economia brasileira. Durante este período, a exportação do produto determinou o fluxo de renda da economia colonial. Duas ordens de fatores contribuíram para a perda dessa posição. Do ponto de vista interno, a exploração do ouro nas “Minas Gerais” a partir do final do séc. XVII e durante o séc. XVIII ocupou a centralidade econômica colonial. Do ponto de vista externo, a exploração do produto em outras áreas (particularmente nas Antilhas) quebrou o monopólio do Brasil sobre o mercado mundial de açúcar. A partir dessa desarticulação estava decretado o fim do período de prosperidade do setor açucareiro. Contudo, mesmo após a perda do dinamismo deste setor, o açúcar continuou a figurar como principal produto agrícola brasileiro, só perdendo esta posição nos fins do século XIX com o início do ciclo do café. Com o advento da primeira guerra mundial, o açúcar voltou a figurar entre os principais produtos da pauta de exportação brasileira, apresentando, desta data em diante, períodos de instabilidade tanto no mercado externo, quanto interno.

Ao longo do século XX, a produção brasileira de açúcar esteve concentrada nas regiões Nordeste e Sudeste. Em virtude dos conflitos de interesses entre os produtores dessas duas áreas, foi criado o Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), em 1933. As intervenções do órgão no mercado abrangeram desde o estabelecimento de cotas de produção e exportação, até a determinação do preço recebido pelos produtores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com