TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão Do Conhecimento

Ensaios: ATPS Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  3.748 Palavras (15 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 15

RELATÓRIO SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Prof. EAD: Me. Maurício Dias

Tutor EAD: Fabiana Sander

São Paulo, 14 de Junho de 2013.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.................................................................................. 1

2.GESTÃO DO CONHECIMENTO.................................................... 2

2.1 Definindo Gestão do Conhecimento (Etapa 1, Passo 3).................. 2

2.1.2 Os processos de conversão do conhecimento............................... 5

2.2 G.C. : Aplicação no cotidiano profissional (Etapa 2, Passo 3) ....... 6

2.2.1 Benchmarking sobre o conceito de G.C..................................... 8

2.3 Cluster: Definição e Exemplos (Etapa 3, Passo 1)........................ 9

2.4 Estudo de Caso (Etapa 3, passo 2 e 3)............................................ 9

3. Considerações Finais......................................................................... 10

4. ANEXO (Etapa 2, Passo 2)................. ............................................. 11

5. BIBLIOGRAFIA............................................................................... 15

1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, temos visto mudanças substanciais no posicionamento relativo das empresas, em termos de suas posições competitivas. Empresas e até países viram-se destronados de suas confortáveis posições por novos competidores mais aguerridos, com novas máquinas, equipamentos, tecnologias e possuidores de estratégias, técnicas e modelos de gestão no ambiente de manufatura. Entretanto, estes fatores deixam de ser o diferencial competitivo quando copiados e freqüentemente tornam-se fatores de igualdade para muitas empresas.

Como sobreviver neste novo cenário onde movimentos oriundos do mercado globalizado interferem na saúde das organizações? Renomados autores e pesquisadores descrevem que a capacidade de aprender mais rapidamente do que os concorrentes talvez seja a única vantagem competitiva sustentável, e a organização que valoriza o fator humano e cria uma cultura de aprendizado organizacional será capaz de desenvolver a vantagem competitiva sustentável. As condições necessárias ao estabelecimento do aprendizado na organização estão diretamente ligadas a sua cultura de estímulo ao aprendizado. Deve-se equilibrar os interesses de todos os envolvidos fazendo que as pessoas acreditem na possibilidade de mudar o seu ambiente de trabalho e disponibilizar tempo para aprendizado. Com esta nova maneira de pensar, nasce a gestão do conhecimento.

É muito difícil precisar quando se inicia a história da gestão do conhecimento, porém uma prática que tem suas origens nos tempos remotos da história da humanidade é a passagem de conhecimento entre diferentes gerações, basicamente de forma oral. Mais recentemente, a gestão do conhecimento tornou-se importante objeto de estudo, que será apresentado neste trabalho.

2. GESTÃO DO CONHECIMENTO

2.1 Definindo Gestão do Conhecimento (ETAPA 1 – PASSO 3)

Quanto mais turbulentos os tempos, quanto mais complexo o mundo, mais paradoxos existem. As contradições, as inconsistências, os dilemas e as polaridades abundam nestes dias e nestas épocas. As empresas bem sucedidas não estão apenas enfrentando o paradoxo, mas tirando vantagem dele.

O Sucesso das corporações nunca foi tão frágil. Apenas algumas poucas empresas tem demonstrado capacidade de mudar tão rápido quanto o ambiente que as cerca e de lidar com as complexidades envolvidas.

Em contraste nítido, uma nova espécie de empresa emergiu como líder nesta época de paradoxos. Essas empresas, que estamos chamando de empresas “dialéticas”, não estão apenas enfrentando passivamente o paradoxo. Estão abraçando ativamente os opostos. Estão cultivando contradições positivamente. Estão usando os paradoxos, entusiasticamente, como um convite para encontrar um melhor caminho.

As contradições, as inconsistências, os dilemas, as dualidades, as polaridades, as dicotomias e as oposições não são alheios ao conhecimento, pois o conhecimento em sié formado por dois componentes dicotômicos e aparentemente opostos – isto é, o conhecimento explícito e o conhecimento tácito.

Conhecimento explícito pode ser expresso em palavras, números ou sons, e compartilhado na forma de dados, fórmulas científicas, recursos visuais, fitas de áudio, especificações de produtos ou manuais. O conhecimento explícito pode ser rapidamente transmitido aos indivíduos, formal e sistematicamente.

Conhecimento tácito, por outro lado, não é facilmente visível e explicável. Pelo contrario é altamente pessoal e difícil de formalizar, tornando-se de comunicação e compartilhamento dificultoso. As intuições e palpites subjetivos estão sob rubrica do conhecimento tácito. O conhecimento tácito está profundamente enraizado nas ações e na experiência corporal do indivíduo, assim como nos ideias, valores ou emoções que ele incorpora.

Uma organização cria e utiliza conhecimento convertendo o conhecimento tácito em conhecimento explícito e vice-versa.

Mas no que consiste o que se chama usualmente de GC? Na perspectiva que adotamos aqui, a GC é vista como um grande movimento que atinge as organizações submetidas ambientes de negócios mais voláteis, com alta demanda por inovação. Um movimento semelhante aos vários outros que vêm ocorrendo na teoria e na prática organizacional, em ciclos cada vez mais curtos, nos últimos 40 anos. Nesse período, tivemos o ciclo do planejamento estratégico, da reengenharia, da qualidade total, da educação corporativa, da gestão por competências, entre outros.

Entendemos, portanto que o conhecimento é “uma crença justificada”. Podemos assim considerar que o patrimônio de conhecimento de uma organização é formado por um sistema de crenças, de verdades que ela constrói sobre o que é e como devemos tratar seus clientes, sua tecnologia, seus recursos financeiros e equipamentos. Esse patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com