TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA 2 - ATPS DE GESTAO DO CONHECIMENTO

Trabalho Escolar: ETAPA 2 - ATPS DE GESTAO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2013  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 2

Passo 1

Em grupo, descrever como poderiam ser aplicados na prática, em seu cotidiano profissional, conceitos abordados no artigo:

A Espiral do conhecimento propõe a existência de um ciclo continuo dentro das empresas onde o conhecimento explicito seja transformado em conhecimento tácito e vice e versa.

Aplicando a espiral do conhecimento no nosso cotidiano, estamos propondo um aprendizado frequente, estabelecendo novos padrões de referência, que irão apresentar novos problemas e novas oportunidades de evolução, gerando novos dados e informações, retomando o ciclo de geração de conhecimento em um nivel superior. As empresas devem fazer o uso da Espiral incentivando os colaboradores a serem co-autores da história das empresas. As empresas que para no tempo e não se inovam, estão em desvantagens competitivas comparadas os seus concorrentes.

As inovações são importantes porque permitem que as empresas acessem novos mercados, aumentem suas receitas, adquiram novos conhecimentos.

Para os países e regiões, as inovações possibilitam o aumento do nível de emprego e renda, além do acesso ao mundo globalizado. As inovações oferecem novos produtos, que passam a contar com mais benefícios dos produtos oferecidos.

O primeiro passo para a inovação é desenvolver ferramentas de gestão do processo de inovação. Essas soluções devem ser custumizadas para cada realidade. Para isso, devem ser levados em consideração o tamanho da empresa, o setor de atuação, a cultura e estrutura organizacional, o sistema de agentes no qual ela está inserida, a visão do futuro e suas ambições.

Passo 2

Fazer um benchmarking sobre conceito de Gestão do Conhecimento e como as empresas viabilizam a Criação do Conhecimento. E entrevistando líderes de duas organizações conceituadas na cidade ou região, abordando os assuntos:

⦁ O que entende sobre gestão do conhecimento, e como as empresas aplicam no dia a dia das organizações ?

Renato Kliplel - Empresa...

É designar o seu papel seguindo de exemplo para os funcionários e intervir o rumo que a organização deve seguir. Tomando decisões para atingir o objetivo e otimizar custos ,buscando a melhoria por meios de planejamento, estabelecendo metas . Priorizando a visão e missão da empresa.

Yuri Nunes - Empresa

Compartilhar seus conhecimentos, experiências, lições aprendidas e idéias podem ser mais úteis do que você imagina para o trabalho de colegas da sua e de outras áreas. E fazer perguntas, aprender com os outros e com a organização, pensar em quanto conhecimento e experiência existem disponíveis na organização.

⦁ Relatar cinco condições que favorecem a criação do conhecimento da empresa.

1-Estímulos de desafio: combinar para a criação do conhecimento

2-compromisso consciente com a empresa: refere-se com o compromisso do empregado com o alcance dos objetivos da empresa

3-processo participativo: caracterizar pelas participação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com