TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão Do Conhecimento

Trabalho Universitário: Atps Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2013  •  3.194 Palavras (13 Páginas)  •  2.372 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANHANGUERA DE PELOTAS

ADMINISTRAÇÃO

ADÃO LUIZ LOPES FOSTER RA 1299889740

ADRIANE MARQUES DA SILVA RA 4571870999

HELINES BASSUALDO CABREIRA RA 3830703196

JÚLIO CESAR GLENZEL RA 3326044381

LUCIEMA ESPINOSA SPECHT RA 3806600727

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

GESTÃO DO CONHECIMENTO

PELOTAS - RS

2012

FACULDADE ANHANGUERA DE PELOTAS

ADMINISTRAÇÃO

ADÃO LUIZ LOPES FOSTER RA 1299889740

ADRIANE MARQUES DA SILVA RA 4571870999

HELINES BASSUALDO CABREIRA RA 3830703196

JÚLIO CESAR GLENZEL RA 3326044381

LUCIEMA ESPINOSA SPECHT RA 3806600727

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Dissertação apresentada à Faculdade Anhanguera de Pelotas, para obtenção de competências e habilidades na área Gestão do Conhecimento, provendo o estudo das atividades propostas.

Professor EAD: Me. Rodrigo Rodrigues

PELOTAS - RS

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

1 CAPÍTULO I

GESTÃO DO CONHECIMENTO..................................................................................4

2 CAPÍTULO II

BASES DA GESTÃO CO CONHECIMENTO ..............................................................7

3 CAPÍTULO III

DIFERENÇA ENTRE VISÃO TRADICIONAL E GC.....................................................8

GC COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES.........................9

4 CAPÍTULO IV

ENTREVISTA COM AS EMPRESAS PESQUISADAS 10

5 CAPÍTULO V

CLUSTER 11

6 CAPÍTULO VI

RELATÓRIO - CONCEITOS ESTUDADOS 13

CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO

Tendo em vista o conhecimento do conceito de Gestão do Conhecimento (GC) sabemos que ela representa um conjunto interdependente de práticas organizacionais destinadas a promover a criação, o compartilhamento e o uso efetivo dos saberes individuais e coletivos das pessoas que trabalham em uma comunidade.

Este trabalho visa o estudo da GC e suas práticas de forma consciente ou informal, a GC é uma atividade fundamental no processo de maturação de uma organização, pública ou privada, qualquer que seja o seu setor de atividade. Ela contribui para transformar as experiências individuais e coletivas em informações estratégicas da organização e para construir o seu patrimônio principal: o corpus humano com uma inteligência direcionada para o cumprimento de sua missão na sociedade.

Veremos que a GC também facilita a construção de um modelo de maturidade adequado para a organização e permite o desenvolvimento colaborativo dos recursos humanos e materiais necessários para o crescimento coletivo de acordo com esse modelo.

Contudo, ao terminar esta introdução observaremos a importância dos conceitos básicos e as principais tendências da Gestão de Conhecimento, tendo como foco os seguintes aspectos: processos, áreas de conhecimento, organização, infra-estrutura tecnológica, gerenciamento e fatores chave de sucesso. Também são apresentados conceitos de Workflow, uma ferramenta de suporte tecnológico necessária para a implantação de uma estratégia de Gestão do Conhecimento.

CAPÍTULO I

1. GESTÃO DO CONHECIMENTO (Knowledge Management “KM”)

Refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. O “KM”, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo. Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso. As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação.

A Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento, torna-se um meio e não um fim, para o sucesso de uma estratégia. Com a adoção do “KM”, um dos principais benefícios, além de outros, é o melhor aproveitamento do conhecimento já existente na empresa. Agregando valores às pessoas e à empresa. Constatado que a principal fonte de conhecimento já se encontra na própria empresa, faz-se necessário o seu gerenciamento. Não menosprezando esta fonte, existem outras fontes complementares, que devem ser reconhecidas, como por exemplo: fornecedores, Internet, consultorias, relatórios financeiros de concorrentes e universidades. Cada vez mais, a Gestão do Conhecimento é uma realidade no mundo dos negócios, pois o conhecimento numa empresa não a torna mais competitiva, e sim o seu gerenciamento que faz a diferença.

Trata-se de uma mudança de comportamento para se agregar valores, o segredo está nas pessoas, nada mais é que criação de valor. A gestão do conhecimento é definida como o processo que cria continuamente novos conhecimentos, os dissemina e os perpetua por toda a organização. Ela também pode ser entendida como a arte de criar valor a partir dos ativos intangíveis das organizações

2. GESTÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com