TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão de Progetos

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

Na ATPS de Gestão de Projetos, para o Primeiro Bimestre, foi citado anteriormente sobre: Gerenciamento de Projetos; Projetos Contemporâneos; Projetos e Processos; Sobre um Gerente de Projetos; Cincos grupos de processos que compõem o ciclo de vida de mesmo que são eles : Processos de Iniciação; Processos de Planejamento; Processos de Execução; Processos de Monitoramento e Controle e  Processos de Encerramento.

Lembrando, que foi citado também a questão das Nove áreas de conhecimento especificas do Guia PMBoK, onde são conhecidas como( Área de conhecimento) Integração; Escopo; Tempo; Custo; Qualidade; Recursos Humanos; Comunicações; Riscos e Aquisições. Cada área foi explicada detalhadamente para da qual melhor forma fosse entendida pelo leitor.

Já nesse Segundo Bimestre, para compor a nota. Essa ATPS, teve uma elaboração pelo grupo um Projeto do qual foi dado o nome (Customizando a vida). Onde ressaltamos  o porque do motivo desse projeto e a questão do Objetivo que é capacitar jovens e adultos;  Público-alvo onde contem uma referencia de idades; e sobre o Conceito do projeto. Ainda nesse assunto  do projeto Customizando a vida iremos encontrar os Benefícios que trás para sociedade, onde em gráficos nos mostra em detalhes o conteúdo do curso de capacitação profissional; e um segundo gráfico que nos mostra dados referente à custos mensais.

Finalizando esse conteúdo, montamos nosso próprio DPR- Documento de Requisitos do Projeto, tendo nossos contatos; Histórico; Objetivos; Fases/produtos do projeto; Principais marcos de Controle; Premissas; os Riscos; Principais recursos utilizados para o desenvolvimento do projeto; as Restrições; os Critérios de Aceitações; e as Assinaturas de cada membro participante do projeto; entre outros conteúdos. Claro não deixando de lado o nosso EAP para que esse projeto fosse dado VIDA como o próprio nome nos lembra. Conclusão também iremos ter nessa fase da ATPS e Referencias.

   

Resumos dos Links:

Relata sobre O Fator Humano em Projetos. Quando montar uma equipe de projetos; Papéis numa estrutura de projetos; Tipos de estrutura organizacional e como conduzir a divisão de atribuições num projeto.

Formação da equipe, consiste em pequenos passos dados ao longo do desenvolvimento do projeto, garantindo a consiste através do trabalho em equipe e seu desenvolvimento. Profissionais envolvidos são eles: Sponsor, Gerente Funcional, Especialista e Gerente de Projeto. Nas estruturas tradicionais estuda diversas formas de departamentalização que é pela qual agrupa indivíduos que trabalha em determina organização. Por exemplo:

  • Estruturas Tradicionais, Funcional: Tem como conceito ser agrupadas na mesma unidade, pessoas realizam atividades dentro da mesma área técnica; exemplo (departamento de finanças, departamento de marketing) suas condições favoráveis tem uma necessidade grande e pouca variedade de produtos.
  • Estruturas Tradicionais, Geográfica: Também tem como conceito ser agrupadas na mesma unidade, pessoas que realizam atividades relacionadas com a mesma área geográfica; exemplo (setor de vendas para a capital) suas condições favoráveis, exigi tratamento especializado, áreas distantes entre si e  a matriz, atividades nas áreas em volumes suficientes para justificar existência de departamentos. Exemplo (permitindo lidar melhor com os problemas de cada área)
  • Estruturas Tradicionais, Por Processo: Tem o conceito de ser agrupadas também na mesma unidade pessoas que realizam atividades relacionadas com a mesma fase de um processo produtivo; exemplo (Departamento de usinagem, departamento de montagem, departamento de pintura) suas condições favoráveis, alta diferenciação entre as fases do processo, necessitando de técnicas da mesma fase ficarem juntas, assim permitir ajuda, mútua troca experiência; exemplo (especialização nas varias fases do processo, integração entre indivíduos que trabalham em determinada fase)
  • Estruturas Tradicionais, Por Produtos: Tem como conceito pessoas que estão relacionadas com o mesmo produto ou linha de produtos; exemplo (Departamento de carros passeio, departamento de caminhões, departamento equipamentos agrupados), as condições favoráveis são, diferenciação entre os produtos, atividades com cada produto me volume suficiente para justificar ae existência do depto; vantagens especialização nos diversos produtos, integração entre pessoas que lidam com um mesmo produto.
  • Estruturas Tradicionais, Por Clientes: Conceitos são agrupadas na mesma unidade pessoas que estão relacionadas com o mesmo clientes; exemplo (Depto de vendas para clientes pessoa física, depto de vendas para empresas do governo), tem como condições favoráveis à elevação diferenciada entre cliente, exigindo conhecimento especializado. Vantagens tratamento de cada tipo de cliente, integração entre as pessoas que lidam com o mesmo tipo de cliente.
  • Estruturas Inovadoras: Contem diferenças entre as tradicionais; na formalização; tradicional (autoridade e responsabilidade bem definidas. Organogramas, manuais de procedimentos) nas inovadoras (baixa, dinamismo do ambiente impede a formalização);departamentalização, tradicional (critérios funcional, geográfico, por processos, por clientes, por produtos) nas inovadoras (por projetos, celular, matricial, por centro de lucro, novos negócios); unidade de comando, tradicional (unidade de comando é obedecido) inovadoras(unidade de comando não é rigorosamente obedecida); especialização, tradicional (relativamente elevada) inovadoras (relativamente baixa); padrão de comunicação, tradicional (vertical) nas inovadoras (vertical, horizontal e diagonal).
  • Matriz de Responsabilidade: O resultado desse processo é de planejar e definir sobre os papéis (quem vai fazer o quê)e as responsabilidades (quem tem poder de decisão sobre o quê) tudo isso dentro da equipe de projeto. Onde o gerente de projeto é responsável por planejar e controlar as atividades, os elementos do time fornecem informações na fase do planejamento do projeto, na gerencia superior da empresa se da suporte ao gerente do projeto em suas decisões e também aprovar as mudanças quando necessário.
  • Seleção de Equipe: Formação da equipe, manter  a equipe menor, deve ter pessoas com atitudes e comportamentos positivos, uma equipe diversificada pode aumentar a probabilidade de sucesso e a familiaridade permite que a equipe se torne produtiva rapidamente. E para manter ela eficaz ter clareza no entendimento do projeto, forte orientação aos resultados, alto grau de cooperação e colaboração, um nível alto de confiança. E as barreiras para eficácia da equipe, metas poucas definidas, falta de estrutura, falta de comprometimento, má comunicação uma má liderança.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com