TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Handbol

Artigo: ATPS Handbol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 3 - Conceitos dos Fundamentos do Handebol

Passes – São movimentos que permitem a bola ir de um jogador a outro, desta forma ele necessita sempre da interdependência de no mínimo duas pessoas.

• Quais são os tipos de passe do handebol?

1. Passes acima do ombro: podem ser realizados em função da trajetória da bola para frente ou oblíquo, sendo que ambos podem ser: retificado ou bombeado.

2. Passes em pronação: lateral e para trás.

3. Passes por de trás da cabeça: lateral e diagonal.

4. Passes por de trás do corpo: lateral e diagonal.

5. Passe para trás: na altura da cabeça com extensão do pulso.

6. Passe quicado: quando a bola toca o solo uma vez antes de ser recepcionado pelo companheiro, nesse tipo de passe a bola é atirada ao solo em trajetória diagonal.

Recepções - A recepção é um fundamento técnico cujo principal objetivo é dar ao jogador um inteiro domínio sobre a bola passada a ele. No handebol existem Três tipos de recepções: recepção alta, recepção média e recepção baixa.

No processo de iniciação esportiva recomenda-se que os Três tipos de recepções sejam desenvolvidos em conjunto com os passes, sendo que a ênfase inicial do trabalho deve ser no domínio correto sobre a bola de modo que a mesma não saia da posse de sua equipe.

Progressões - A progressão, como o próprio nome indica, é um fundamento técnico cujo principal objetivo é dar ao jogador a condição de progredir em direção à quadra adversária no intuito de conseguir o melhor posicionamento possível dentro das variantes ambientais que o jogo oferece. No handebol existem três tipos de progressões:

1. O drible.

2. Os três passos.

3. Os três passos + drible + Três passos.

Mais adiante descreveremos o drible de uma forma mais específica.

No trabalho para o desenvolvimento dos três tipos de progressões o mais importante é conscientizar o jogador de que ele sempre deve estar em um deslocamento progressivo procurando os espaços vazios em quadra, tanto quando estiver com a posse da bola, Como também quando estiver sem a posse da bola.

Arremessos - O arremesso é um fundamento técnico que possibilita ao jogador fazer ou não o gol na equipe adversária. Basicamente, podemos afirmar que existem três tipos de arremessos no handebol. São eles:

1. Arremesso básico

2. Arremesso com salto

3. Arremesso com queda

No trabalho de desenvolvimento do arremesso deve-se explorar uma maior variabilidade possível dos três tipos de arremesso, sempre respeitando os princípios da versatilidade e universalidade, sendo também de fundamental importância que se oriente para o aproveitamento ótimo do arremesso tanto em direção quanto em força. Algumas recomendações importantes que devem ser dadas ao jogador são que o arremesso deve preferencialmente ser realizado após uma condução de bola com as duas mãos, somente levando a mesma para a mão que vai arremessar durante a construção do arremesso. Também é interessante que o arremesso seja realizado depois de uma finta, onde o jogador terá maior facilidade em encontrar uma posição favorável dentro das condições que o jogo oferece para a realização do arremesso em direção ao gol adversário.

Dribles - O drible é um fundamento técnico utilizado como recurso que visa primariamente progredir em direção ao gol adversário. No handebol existem dois tipos de dribles:

1. O drible alto, utilizado para deslocamentos em grande velocidade e fundamental para um bom contra-ataque;

2. O drible baixo, utilizado basicamente para a proteção de bola.

Os principais objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com