TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS-História Da Educação

Casos: ATPS-História Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – História da Educação e da Pedagogia

Daiani Cristina Moreira de Carvalho – 7707677691

Elaine de Cássia Neves Machado – 7536604374

Ednéia Dias de Faria Pereira – 7374568807

Leslie Aparecida Silvino – 6785372978

São José dos Campos / SP

24/04/2014

Daiani Cristina Moreira de Carvalho - 7707677691

Elaine de Cassia Neves Machado - 7536604374

Ednéia Dias de Faria Pereira - 7374568807

Leslie Aparecida Silvino - 6785372978

Professor tutor presencial: Alessandra Fiebig

Professor tutor a distância: Profa. Dra. Camila Beltrão Medina

Atividade Pratica Supervisionada e apresentada ao Curso Superior Licenciatura em Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Empreendedorismo para a obtenção de nota, sob orientação da Profa. Tutora EAD Profa.Dra.Camila Beltrão Medina

São José dos Campos / SP

24/04/2014

Sumário

Introdução .......................................................................................................................4

A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os lugares.............................................5

A origem da educação escolar no Brasil- a ação jesuíta como parte do movimento da contrarreforma católica........................................................................................................6

História da Educação Brasileira desde o período colonial até a 2ª República......................7 e 8

Memórias da Educação no brasil contemporâneo............................................................9 e 10

Considerações finais...................................................................................................... 11

Referencias Bibliograficas............................................................................................. 12

Introdução

Com a História da Educação, construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam. Por isso, é indispensável que o educador consciente e crítico, seja capaz de compreender sua atuação nos aspectos de continuidade e de ruptura em relação aos seus antecessores, a fim de agir de maneira intencional e não meramente intuitiva e ao acaso. Se somos seres históricos nada escapa à dimensão do tempo.

“A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os lugares.”

A memória como elemento na formação da identidade cultural, individual e coletiva, nas tradições e no registro de experiências deve ser valorizada e preservada. Preservar a memória de uma sociedade não significa ficar preso ao passado e impedir o seu desenvolvimento, mas sim conserva seus pilares a fim de não perder conhecimentos e identidades.

A educação presente compreende um produto histórico e não uma invenção exclusiva do tempo atual. Com efeito, a educação presente é resultado do passado e preparação para o futuro.

O estudo da história da educação, ao desvendar as conquistas da técnica pedagógica e os perfis de grandes educadores impede a precipitação rumo a especialização obsessiva e o estabelecimento da rotina no profissionalismo, obrigando ao maior rigor no pensar e a fundamentação teórica do trabalho dos profissionais da educação.

Todavia, a reflexão histórica sobre o passado como um todo, e assim sobre o desenvolvimento do processo educativo, é fundamental para que se entenda o presente.

Deste modo, a história da educação em todo mundo passa por um tempo de balanço. Há uma necessidade de repensar uma disciplina que conheceu evoluções profundas nas últimas décadas.

A disciplina histórica da educação só existe a partir de uma dupla possibilidade que tem por base o historiador e o educador. O historiador exerce sua capacidade reflexiva sobre a historia da sua disciplina, interrogando os vários sentidos do trabalho histórico, e ao educador cabe o enfrentamento dos desafios do tempo presente, pensando a sua ação nas continuidades e mudanças e mudanças no trabalho pedagógico, participando criticamente de uma escola mais atenta às realidades dos diferentes grupos sociais.

Assim o historiador da educação deve possuir estas duas habilidades, sendo capaz de desenvolver toda a complexidade dos processos educativos, construindo uma narrativa que auxilie a enfrentar os dilemas educativos atuais, com base em um olhar sob a forma como o passado foi trazido até o presente para disciplinar e normalizar a sua ação.

“A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica”.

No Brasil segundo a história tradicional, foram os jesuítas que em maior número e atuação efetiva obtiveram o resultado mais significativo porque se empenharam na atividade pedagógica, para eles considerada primordial.

O homem também transforma e modifica sua maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com