TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS LINGUA DE SINAIS

Trabalho Universitário: ATPS LINGUA DE SINAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  2.679 Palavras (11 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

A Língua Brasileira de Sinais na prática docente

Acadêmicas:

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Língua Brasileira de Sinais”, sob orientação do professor-tutor presencial Gisele de Sousa Oliveira Moura.

Catalão-GO

Novembro/2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de um estudo dirigido à surdez, o qual nos proporcionou um conhecimento muito especial de pessoas e sua cultura, no âmbito histórico, clinico e educacional, conhecimento muito importante na área pedagógica levando em consideração o dia a dia do professor e a diversidade de alunos que por ele passarão, com características peculiares e desenvolvimentos diferenciados e únicos para cada um.

Esta atividade prática supervisionada vem com a proposta de reconhecer e respeitar as diversidades filosóficas, sociais, culturais e físicas sobre a surdez. Divulgando a Libras no sistema de ensino, visando à formação continuada e possibilitando reflexões teóricas práticas. Amenizando barreiras de acessibilidade e situações discursivas entre ouvintes e surdos, conhecendo metodologias, meios, estratégias e recursos, possibilitando o uso de Libras em diferentes contextos. Além de estimular e encorajar ideais voltadas à resolução de problemas, promovendo o trabalho em grupo, possibilitando adaptação aos procedimentos de maneira adequada ao exercício de sua função.

A temática da Surdez em seu aspecto médico, cultural e social.

Os surdos, além de serem indivíduos que possuem surdez, por norma são utilizadores de uma comunicação espaço-visual, como principal meio de conhecer o mundo em substituição à audição e à fala, tendo ainda uma cultura característica.

No Brasil eles desenvolveram a LIBRAS, Já outros lugares, por viverem isolados ou em locais onde não exista uma comunidade surda, apenas se comunicam por gestos. Existem surdos que por imposição familiar ou opção pessoal preferem utilizar a língua falada.

No aspecto médico, existem diversos tipos de surdez, desde a leve, onde diagnosticada, pode ser utilizado o aparelho auditivo, não interferindo no desenvolvimento. As que demonstram problemas no desenvolvimento são aquelas mais severas, das quais caracterizam ausência total de captação de áudio.

Culturalmente, todo ser humano se comunica de algum meio e tem a necessidade de ser entendido e participar da sociedade em que vive. É um grande desafio das políticas públicas atuais em inserir alunos com deficiência auditiva nas escolas “normais” para que possam exercer sua cidadania e após o período escolar, ofertando vagas no mercado de trabalho para portadores com este tipo de necessidade, no caso, auditiva. Atualmente, a cultura de inserção está ganhando força tanto nas escolas como no mercado de trabalho, onde nas escolas, possuem mecanismos específicos como salas de recursos e professores interpretes e no mercado de trabalho, vagas destinadas a pessoas com várias deficiências, incluindo a visual.

No Decreto Nº 5.626, De 22 de Dezembro de 2005, advindo da Presidência da República, considera-se surda aquela pessoa que, por ter perda auditiva, compreende e interagem com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

A maneira mais prática para uma boa comunicação com uma pessoa surda é o claro e apropriado contato visual, pois é um primeiro contato que os surdos se comunicam.

Esses estudos têm classificado os surdos em duas categorias:

*Os portadores de surdez patológica, normalmente adquirida em idade adulta;

*E aqueles cuja surdez é um traço fisiológico distintivo, não implicando, necessariamente, em deficiência neurológica ou mental; antes, caracterizando-os como integrantes de minorias linguísticas - culturais; este é o caso da maioria dos surdos congênitos.

Libras e a Cultura Surda em seus aspectos

Vivemos no século XXI, portanto é conveniente que adotemos uma nova perspectiva em relação a um futuro cada vez mais próximo. E uma nova perspectiva implica preencher um espaço que outrora fora habitado por uma concepção concordante com a mentalidade vigente da época, mas que atualmente torna-se ultrapassada e não deve mais se sustentar, em seus alicerces ruinosos que não mais se alinham à superfície das novas descobertas.

Dentre as características mais marcantes da cultura surda além da língua são os artefatos culturais e tecnologias. Dentre estas destacamos: TDD, aparelho auditivo, implante coclear, Closed Caption e alerta luminoso ou vibratório em telefones e campainhas, além da poesia e contos surdos que muito traduzem a visão que o surdo tem do mundo e como pode contribuir com ele.

È tarefa difícil definir cultura surda. Podemos vislumbrar um conceito como um movimento social, formado a partir de uma minoria linguística, que está em oposição à cultura e ideologia dominantes. Os surdos procuram conviver harmoniosamente com grandes diferenças, dentre elas a mais marcante, a linguística. Esta comunidade está sempre procurando fazer valer os seus direitos políticos e sociais, lutando contra o estigma, o estereótipo, a deficiência, o preconceito, e o poder do ouvintismo.

O que poderia ser um caminho por parte da nossa sociedade predominantemente ouvinte seria o reconhecimento da identidade cultural surda. Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de se torná-lo acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das “almas” das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos de povo surdo.

A surdez é uma deficiência auditiva a qual denomina uma perda parcial ou total da audição, causada por fatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com