TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - LOGÍSTICA DISTRIBUIÇÃO

Casos: ATPS - LOGÍSTICA DISTRIBUIÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  3.257 Palavras (14 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 14

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO

INTRODUÇÃO

Atualmente a logística é parte fundamental, dentro de qualquer corpo administrativo organizacional, visando sempre à melhoria, o progresso e desenvolvimento, com crescimento conjunto em todo o processo.

Nosso trabalho destina-se a conhecimentos na agilidade à distribuição física que agrega serviço, redução de custos e competitividade.

O segmento adotado coloca-se ao conhecimento de operações de estocagem de forma eficiente, operações de logística ocorridas ao meio organizacional sempre visando um crescimento continuo de canais de distribuição.

A falta de sistema logístico de distribuição pode fazer com que a organização deixe de ser produtiva, pois, é inevitável pensar em produção sem antes realizar um projeto logístico eficiente que conseguirá suprir as necessidades da empresa, dentro do que se deseja produzir.

Com avanço da tecnologia vários processos dentro da organização foram se modificando.

Dessa forma, a logística de distribuição vem se tornando uma poderosa aliada quando se pensa em competitividade e liderança através de serviços bem prestados.

1. LOGÍSTICA

A logística na empresa esta envolvida em atividades que trazem ao produto ou serviço, valor de tempo e lugar.

O profissional da logística empresarial busca sua própria meta que move a empresa em direção ao seu objetivo maior, com isso geram-se melhorias na qualidade dos serviços prestados ao cliente.

O objetivo logístico é minimizar os custos para alcançar o nível de serviço desejável não dando muita ênfase na maximização do retorno sobre o investimento.

A empresa busca minimizar seus custos para que possa ter lucro maior e ter um retorno sobre o investimento, assim, a logística ajuda para que os serviços sejam prestados com uma qualidade total para seus clientes, ou seja, seria o produto na hora certa, no tempo certo e no lugar certo, evitando aborrecimentos. (Ballou, 2001)

A logística está sempre em constante mudança, nem todas as outras áreas em uma organização possuem esta característica, o que faz da logística uma área complexa e abrangente.

Os clientes, quando querem comprar algo em uma loja, por exemplo, esperam encontrar o que procuram, o que seria muito difícil sem possuir o apoio da logística.

Dentro da logística estão envolvidos vários processos, como transporte, estoque, armazenagem, manuseio de materiais e embalagem, criando-se um gerenciamento logístico.

O sistema operacional da logística está ligado diretamente ao uso de matéria-prima, produtos semiacabados e produtos acabados, buscando sempre o menor custo possível, porém quando se pensa em agregar valores dentro da logística, o custo se torna relativamente alto, devido aos processos envolvidos e ao peso que esta área possui dentro das organizações. (Bowersox, 2001)

A logística é a direção e a realização de movimentações de mercadorias, determina como devem ser movimentadas as mercadorias e visa determinar quando devem ser movimentadas; por exemplo: deve-se haver um aumento de estoque ou quando um pedido de fabricação deve entrar na produção. A logística não é somente uma questão de técnica de armazenagem e de movimentação de embalagens e transporte; é também um método de direção e gestão que co-determina o grau de utilização das instalações fabris, o volume de estoque, a disposição a fornecer e o serviço.

"Logística - é o gerenciamento de todas as atividades as quais facilitam o movimento e a coordenação de suprimentos e demandas na criação do tempo e lugar útil para as mercadorias". (Dias 1996, Heskestt, Ivie e Glakowsky).

"Logística – é a arte e a ciência da determinação das necessidades, obtendo-as, distribuindo-as e finalmente mantendo-as em uma operação em condições prontas para a sua vida". – (Dias 1996, C. Stone).

Destacamos que a logística é o alicerce para uma organização que visa o sucesso e alto padrão de competitividade, assim, se faz necessário um planejamento sólido e eficiente dentro deste setor, uma vez que, a busca é sempre pelo menor custo possível mesmo sabendo que a logística tem uma boa participação na porcentagem dos gastos gerais de uma empresa.

2. LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO

No decorrer dos anos, a distribuição tem seguido dois padrões. Pelo primeiro padrão, denominado de distribuição baseada na fonte, as empresas centralizavam estoques e despachavam para as localidades dos clientes, por meio de entregas parceladas, ou melhor, cargas de caminhão.

Segundo Ching (1999), pelo segundo padrão, denominado de distribuição baseada no mercado, as empresas estocam localmente, atendem aos pedidos do cliente por meio do depósito local e despacham aos clientes da região.

O ambiente altamente competitivo, aliado ao fenômeno cada vez mais amplo da globalização dos mercados, exige das empresas maior agilidade, melhores performances e a constante procura por redução de custos. Neste universo de decrescentes exigências em termos de produtividade e qualidade do serviço oferecido aos clientes, a logística assume papel fundamental entre as diversas atividades da empresa para atingir seus objetivos.

A distribuição de produtos é analisada sob diferente perspectiva funcional pelos técnicos de Logística, de um lado, e pelo pessoal de marketing e de vendas, de outro.

Os especialistas em Logística denominam de distribuição física de produtos, ou resumidamente distribuição física, os processos operacionais e de controle que permitem transferir os produtos desde o ponto de fabricação, até o ponto em que a mercadoria é finalmente entregue ao consumidor. Em geral, esse ponto final da distribuição física é a loja de varejo, mas há diversos casos de entrega do produto na casa do consumidor, situação essa observada principalmente com produtos pesados e/ou volumosos. Assim, os responsáveis pela distribuição física operam elementos específicos, de natureza predominantemente material: depósito, veículos de transporte, estoques, equipamentos de carga e descarga, entre outros.

Já o pessoal de marketing e de vendas encara a cadeia de suprimento focalizando mais os aspectos ligados à comercialização dos produtos e aos serviços a ela associados. A maior parte dos produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com