TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Matematica Aplicada 4º Semestre

Ensaios: ATPS Matematica Aplicada 4º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  2.307 Palavras (10 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 10

Conceituação de função administrativa Organização.

Introdução:

Podemos conceituar a organização como função administrativa em dois sentidos:

• Unidade ou Entidade Social

• Função Administrativa (no sentido de organizar)

É a Organização como unidade ou entidade social, na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos específicos. Nesse sentido a palavra denota todo empreendimento humano moldado para atingir determinados objetivos. As empresas constituem um exemplo de organização social, que pode ser visualizada sobre dois aspectos: formal e informal.

• Organização formal: é a organização planejada, a que está no papel. (Juridicamente constituída)

• Organização informal: é aquela que emerge espontânea e naturalmente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal e a partir dos relacionamentos como ocupantes de cargos.

A organização formal serve para agrupar pessoas e estruturar recursos organizacionais para atingir objetivos predeterminados. Por meio da organização a empresa reúne e integra os seus recursos, define a estrutura de órgãos que deverão administrá-los, estabelece a divisão de trabalho por meio da diferenciação, proporciona os meios de coordenar as diferentes atividades pela integração, define níveis de autoridade e responsabilidade, etc.

E como função administrativa facilita a organizar integrar e estruturar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e atribuições a cada um deles.

Desenvolvimento:

A organização faz parte do processo administrativo. Sob tal aspecto, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e atribuições de cada um deles. Como função administrativa, a organização faz parte integrante do processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar.

Como tal, organização é uma atividade básica de administração, serve para agrupar pessoas e estruturar todos os recursos organizacionais para atingir os objetivos predeterminados.

Como função administrativa, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para formar o chamado Processo Administrativo, que é o encadeamento e a interligação entre todas as funções administrativas.

Com a ajuda da organização a empresa reúne e integra os seus recursos e competências, define a estrutura de órgãos que deverão administrá-los, estabelece a divisão de trabalho por meio da diferenciação, proporciona os meios de coordenar as diferentes atividades pela integração, define os níveis de autoridade e de responsabilidade e assim por diante. A organização representa todos os meios que a empresa utiliza para pôr em prática o planejamento, a direção e o controle da ação empresarial a fim de atingir os seus objetivos.

Para programar suas estratégias, as empresas precisam planejar suas atividades e operações antes que elas sejam realizadas. E, para realizá-las, as empresas precisam agrupar estruturar, organizar e sincronizar todos os seus recursos e habilidades para uma operação global. É o que chamaremos de organização da ação empresarial. Cada empresa tem o seu modo próprio de organizar sua estrutura interna, agrupar recursos, estabelecer hierarquia de autoridade, dividir e decompor a tarefa global em subtarefas que serão realizadas por indivíduos ou por equipes, bem como de reintegrar e coordenar as subtarefas da tarefa global. O problema fundamental para a organização da ação empresarial é alcançar coerência entre todas essas áreas de decisão.

Níveis organizacionais

A organização, como função administrativa, se desdobra nos três níveis organizacionais.

• Organização no nível global da empresa: É a organização que envolve a empresa como uma totalidade. É o chamado desenho organizacional, tratado no nível institucional e que pode assumir vários tipos;

• Organização no nível departamento da empresa: É a organização que abrange cada departamento ou unidade da empresa. É o chamado desenho departamental ou simplesmente departamentalização e é tratado no nível intermediário.

• Organização no nível das tarefas e operações da empresa: É a organização que focaliza cada tarefa, atividade ou operação especificamente. É o chamado desenho de

cargos ou tarefas, tratado no nível operacional, seja em atividades isoladas ou em grupos, isto é, em equipes.

Enquanto o nível institucional se preocupa com o desenho organizacional no âmbito da empresa como um todo, o nível intermediário se incumbe de detalhar o desenho dos departamentos que serão responsáveis pela administração de um ou mais recursos relevantes para alcance dos objetivos empresariais. O nível operacional fica com a responsabilidade de definir o desenho dos cargos e das tarefas, os quais, em conjunto, operação as tecnologias e geração os produtos ou serviços que constituem a tarefa básica da empresa.

Projeto: arrecadação de roupas e brinquedos para o Lar Menino Deus- Pirassununga

Situado na Rua 13 de maio- número 1423- centro- Pirassununga

Presta serviços para 120 crianças de 3 a 6 anos, desde 1920. Conta hoje com 11 funcionários e sobrevive com doações e ajuda da prefeitura municipal.

Descrição:

O projeto de arrecadação de roupas e brinquedos e tem como objetivo de contribuir para o Lar Menino Deus , localizado na cidade de Pirassununga-Sp, que depende de doações para oferecer melhores condições de vida às crianças humildes que lá freqüentam.

Resultado esperado:

Com a execução desse projeto, esperamos como resultado o maior volume possível de doações de roupas e brinquedos para as crianças que dependem desta instituição.

Melhor resultado:

O melhor resultado esperado será o de novas parcerias junto a empresas de porte, visto que a instituição necessita de doações constantes e não somente de doações esporádicas.

Tempo necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com