TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MAtematica Financeira

Artigos Científicos: ATPS MAtematica Financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2013  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 5

ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

AULAS 02 , 03 E 07

Aula-tema 02: Projeto de Desenvolvimento para a América Latina

Esta tarefa você realiza individualmente por meio de um roteiro de trabalho e requer diferentes níveis cognitivos para sua solução. O objetivo é fixar, aprofundar e aplicar os conceitos estudados. Caso tenha interesse, você poderá trocar ideias com o seu professor-orientador na sua unidade.

Importante: Esta atividade deverá ser entregue ao seu professor-orientador na unidade de ensino e será avaliada para compor a nota do 1º bimestre. Esta atividade vale 3,0 pontos. Não perca o prazo de entrega estipulado em calendário pela sua unidade.

Passo 1: Navegue pelo site da CEPAL, disponível em:

<http://www.eclac.org/cgi-bin/getProd.asp?xml=/brasil/noticias/paginas/2/5562/p5562.xml&xsl=/brasil/tpl/p18f.xsl&base=/brasil/tpl/top-bottom.xsl>. Acesso em: 12 Jul. 2012.

Passo 2: Ainda no site, acesse o link Documentos do Escritório. Consulte o resumo de alguns textos sobre o Brasil, tratando de tecnologia, questões sociais, infra-estrutura, entre outros.

Dica: Dê atenção aos seguintes textos:

• Inovação tecnológica na indústria brasileira no passado recente - uma resenha da literatura - acesso em: 12 Jul. 2012.

• Saúde no Brasil: Algumas Questões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) - acesso em: 12 Jul. 2012.

• O Brasil e seus vizinhos na America do Sul - Sumario Executivo - acesso em: 12 Jul. 2012.

• O Comercio na America do Sul e oportunidades para o Brasil - acesso em: 12 Jul. 2012.

• Atrasos e Turbulências na Educação Brasileira- acesso em: 12 Jul. 2012.

• Tecnologia e Demanda por Qualificação na Indústria Brasileira - acesso em: 12 Jul. 2012.

Passo 3: Após a leitura escreva um texto resumindo os temas e propostas atuais da CEPAL para o Brasil.

Aula-tema 03: Desenvolvimento Econômico da China

A Atividade Colaborativa é uma atividade elaborada em forma de estudo de caso, situação problema, projeto, e é realizada com o seu grupo de sala de aula. O objetivo é estimulá-lo a resolver uma tarefa por meio da discussão com os membros de seu grupo, promover a troca de ideias e a construção do conhecimento. Portanto, você tem responsabilidades individuais para cumprir, de modo a colaborar com o seu grupo na execução do trabalho. Converse com seus colegas na unidade e organize a melhor forma de elaborar as tarefas propostas por aula-tema. Quando o grupo finalizar a tarefa, um elemento do grupo entregará a atividade ao professor-orientador na unidade de ensino.

Vamos começar?

Importante: Esta atividade deverá ser entregue ao seu professor-orientador na unidade de ensino e será avaliada para compor a nota do 1º bimestre. Esta atividade vale 3,0 pontos. Não perca o prazo de entrega estipulado em calendário pela sua unidade.

Atividade 3

Nessa aula discutimos a evolução econômica da China e sua importância no comércio internacional. Também, os impactos da crise na Europa desde 2011 sobre o crescimento da economia chinesa.

O resumo dessa aula e o capítulo 2 do livro-texto enfatizam a evolução econômica da China e de seu papel no comércio internacional. Os textos não tratam de aspectos sociais e políticos.

Assim, navegue no site do PNUD indicado na aula-tema 1 e procure em jornais e revistas de grande circulação (Estadão, Folha, Veja, Época, Exame) informações sobre PIB per capita, IDH, concentração de renda, condições de trabalho, educação e hábitos de consumo da população da China.

Busque informações sobre a pauta de exportação e de importação da China, empresas mais importantes, produtos exportados para o Brasil, entre outros fatores.

Em seguida, pesquise de que forma a crise na Europa desde 2011 tem afetado o crescimento chinês, a pauta de exportação e de importação.

Escreva um texto, listando os dados e informações que encontrar e comente como esses resultados podem ajudar ou não na competitividade da empresa que está assessorando. Ainda, apresente dados a respeito do efeito da crise na Europa sobre a economia chinesa em 2012 e explique de que forma a crise considerada mundial afeta a competitividade da empresa que está assessorando.

Importante: Esse texto será a sessão 3 da atividade que deverá ser entregue ao professor na aula 4.

Dica:

Sites para pesquisa:

<http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=4&menu=1949>. Acesso em: 15 Jul. 2012.

<http://exame.abril.com.br/>. Acesso em: 15 Jul. 2012.

<https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/>. Acesso em: 15 Jul. 2012.

Veja no site da CEPAL o livro sobre os BRICS -

<http://www.cepal.org/cgi-bin/getprod.asp?xml=/publicaciones/sinsigla/xml/7/39967/P39967.xml&xsl=/brasil/tpl/p10f.xsl&base=/brasil/tpl/top-bottom.xsl>.

Acesso em: 15 Jul. 2012.

Veja também os sites da receita federal -

<http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/ComerMercadBrasil/2002/BrasilIndia/comercio.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2012.

<http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/ComerMercadBrasil/2002/Brasilchina/comercio.htm>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com