TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Negociação

Projeto de pesquisa: ATPS Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.315 Palavras (18 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATPS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

TUTORA: MSC JULIANA LEITE KIRCHNER

CASSIA SOUSA BIZERRA - RA 432052

JOANA APARECIDA MARCONDES DE ASSIS - RA 431966

KATILENE LIMA SARAVY DUARTE - RA 438879

MARIELY RAMOS XAVIER - RA 437168

VIVIANE APARECIDA COSTA RICARDA - RA 407383

MIRANDA-MS

2013

SUMÁRIO

1 ROTEIRO DE PREPARAÇÃO DE NEGOCIAÇÕES SALARIAIS.....................................3

ANEXOS..................................................................................................................................7

1. ROTEIRO DE PREPARAÇÃO DE NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

A negociação salarial não é um processo tão difícil, como muitos pensam, porém, é uma tarefa delicada, que exige do negociador, primeiramente, a certificação de que o mesmo merece o salário almejado e a devida preparação para o processo negocial. É importante dizer que o salário é a soma de todos os benefícios, portanto a negociação salarial envolve todos estes itens e quantos houver para a composição salarial.

Antes de marcar uma conversa com o chefe, o profissional deve estar a par da remuneração do mercado e conhecer e analisar sempre a política salarial da empresa a fim de saber se você já não esta elegível a algum tipo de beneficio que aumente a sua renda, e com isso você pode perder energia antes do necessário, outras, no entanto tem políticas muito severas e não altera sua política salarial, correndo o risco de perder ótimos colaboradores por conta da sua falta de negociação aplicados a política salarial.

Na hora de solicitar um aumento da remuneração é importante saber se comunicar e administrar as emoções. A melhor forma de negociar salário é ter uma conversa franca, objetiva e adulta com o chefe, baseada em argumentos de mercado e de desempenho, sabendo que pode perder ou ganhar. Deve-se estudar muito bem a situação antes de agir, deve-se considerar a necessidade de estar preparado para receber uma resposta negativa, pois não há como forçar a chefia a te dar aumento. Se insistir muito pode inclusive azedar o relacionamento com o gestor. Não devendo ser aceito como sinal de desistência, sendo importante ouvir os motivos que o trouxeram.

A arte de negociar salário é um processo suave e que exige do profissional preparo, consistência de informações e principalmente firmeza no que está pleiteando como remuneração ou aumento. Muitas pessoas ainda enfrentam relutância em falar da importância que o salário tem nas suas vidas, é necessário ser sincero e não ter vergonha de dizer o quanto a questão salarial é importante, mas salientar também outras coisas, como a oportunidade de estar trabalhando em tal empresa, a ascensão profissional que terá nesta posição, entre outros aspectos.

Antes de pensar em uma negociação salarial faça um levantamento de toda a sua carreira dentro da empresa mostrando as vantagens que o seu trabalho representa dentro da organização, relatar o máximo de ações que realizou nos últimos tempos que impactaram positivamente em seu trabalho, sua área e na empresa em que trabalha, como projetos concretizados, lucros diretos, economia com aumento da produtividade, processos que após a sua alteração/criação renderem desempenho ou produtividade aumento o volume de negócios. Saber como o mercado anda em relação ao seu cargo/remuneração em outras organizações. Mostre que um aumento salarial para você neste momento pode melhorar a sua satisfação e qualidade do seu trabalho influenciando nos seus resultados e por consequência na organização.

Antes de argumentar, é preciso lembrar que ambos os lados estão cumprindo seus papéis, então não encare este processo como uma luta entre antagonistas, alias, seu objetivo é mudar de lado na mesa, quebrando barreiras e trabalhando em equipe, assim o processo de comunicação se abre.

Assim, tem-se:

“Venho trabalhando duro na empresa, e além de toda minha dedicação, pontualidade, e organização dentro de minha empresa, esse ano superei todas as expectativas, obtive um crescimento superior comparado aos nossos principais concorrentes, munido de todos os dados, me reportei a diretoria da empresa para solicitar um aumento salarial, que foi recusado.

Minha reação foi de surpresa, pois como estava com todos os dados do crescimento do meu setor:

-Crescimento de demanda dentro da empresa, comparado com os demais setores;

-Crescimento de 30% comparado com o mesmo período do ano passado;

-Crescimento de 20% comparado com o crescimento de nossos principais clientes;

-Todos os relatórios de projetos, campanhas realizados pelo meu setor para alavancar as vendas;

-Históricos de fechamento de vendas.

Tendo em mãos todos os dados, e em vista que toda diretoria já sabia de meu desempenho e haviam elogiado minha conduta de trabalho e todos os processos desenvolvidos por mim para alavancar as vendas, não tive outra reação a não ser a de argumentar, na tentativa de conseguir meu aumento salarial.

A diretoria usou o argumento que não poderia me dar o aumento porque teria de dar um provável aumento para meus demais colegas. Tendo essa informação da negativa, me dirigi a meu superior com mais argumentos:

• Entendo sua preocupação, mas foi com o fechamento de negocio do meu setor que tivemos o maior crescimento da demanda dos últimos anos, e como cada um é responsável pelo seu setor e o meu obteve um crescimento superior ao esperado, acredito ser merecedor desse aumento salarial.

• Além disso, estou concluindo meu curso superior que vem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com