TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Neuroanatomia

Trabalho Escolar: ATPS Neuroanatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 9

Sistema Nervoso Central

O Sistema Nervoso Central é um conjunto de órgãos responsáveis pelo controle das funções do organismo humano, trabalhando a interação entre os demais sistemas, é capaz de receber estímulos do meio, interpretá-los e elaborar respostas adequada a eles. Se divide em Encéfalo e Medula Espinhal.

O Sistema Nervoso Central origina-se a partir do espessamento do ectoderma acima da notocorda, formando a placa neural. Essa placa cresce e torna-se mais espessa e adquire o sulco neural que se aprofunda e forma a goteira neural. Os lábios da goteira neural se fundem formando o tubo neural e de cada lado do tubo se desenvolvem células que formam a crista neural, que dá origem ao Sistema Nervoso Periférico enquanto o tubo neural dá origem aos elementos do Sistema Nervoso Central.

A parte cranial do tubo neural origina o encéfalo primitivo ou arquencéfalo e a parte caudal origina a medula primitiva. O encéfalo primitivo dá origem a três vesículas encefálicas primárias: o Prosencéfalo, o Mesencéfalo e o Rombencéfalo. O Prosencéfalo dá origem ao Telencéfalo e o Diencéfalo, o Mesencéfalo não se modifica e o Rombencéfalo origina o Metencéfalo e o Mielencéfalo.

O Telencéfalo é formado por hemisférios cerebrais e por comissuras que se situam próximo ao plano mediano. O Diencéfalo é formado pelo hipotálamo, tálamo, subtálamo e epitálamo. O Metencéfalo origina a ponte e o cerebelo e o Mielencéfalo origina o bulbo.

Alguns erros no processo de formação do Sistema Nervoso podem desenvolver certas patologias como a Anencefalia, a Espinha bífida e a Hidrocefalia. Na Anencefalia ocorre a má formação do tubo neural, falha na parte cranial da placa neural, onde o neuropório anterior não se fecha. Na Espinha Bífida, obseva-se falha na formação dos arcos vertebrais, causando exposição dos conteúdos da medula espinhal. Na hidrocefalia ocorre acúmulo de fluido cérebro-espinhal no sistema ventricular e aumento significativo do perímetro cefálico.

O SNC é formado por estruturas vitais, que são protegidas por meninges, sendo elas compostas por três camadas que envolvem esse sistema. A embriologia do SNC é complexa se dividindo em três fases: proliferação, migração e diferenciação, tendo cada fase suas particularidades.

O encéfalo encontra-se localizado no interior do crânio, protegido por um conjunto de três membranas, que são as meninges. É constituído por um conjunto de estruturas especializadas que funcionam de forma integrada para assegurar unidade ao comportamento humano.

O encéfalo é composto por:

- Tálamo

- Hipotálamo

- Bulbo

- Ponte

- Cerebelo

- Cérebro

Cerebro:

O cérebro é o principal órgão do sistema nervoso, consistindo em cinco pares de lobos no interior de dois convolutos hemisféricos, se relacionando com as funções mais elevadas do encéfalo. É o órgão onde se radicam a sensibilidade consciente, a mobilidade voluntária, memória e a inteligência.

Tálamo:

O tálamo é uma região de substância cinzenta (núcleos de neurônios) do encéfalo. São duas massas neuronais situadas na profundidade dos hemisférios cerebrais. Funciona como um centro de recepção, decodificação e transmissão de impulsos captados de órgãos sensoriais para específicas regiões do cérebro.

Hipotálamo:

O Hipotálamo é uma região do encéfalo dos (tamanho aproximado ao de uma amêndoa) localizado sob o tálamo, formando uma importante área na região central do diencéfalo. O hipotálamo liga o sistema nervoso ao sistema endócrino sintetizando a secreção de neuro-hormônios (também chamado de "liberador de hormônios") sendo necessário no controle da secreção de hormônios da glândula pituitária.

Ponte

A ponte pode ser descrita como uma saliência arredondada na face inferior do encéfalo, entre o mesencéfalo e o bulbo. É uma região que efetua a inversão dos estímulos nervosos emitidos da coluna espinhal, proporcionando, por exemplo, que o lado direito do cérebro coordene o lado esquerdo do corpo e vice-versa, além de auxiliar em algumas atividades realizadas pelo bulbo, interferindo no mecanismo respiratório.

Cerebelo

O cerebelo se caracteriza por ser a segunda maior estrutura do encéfalo, está localizado no metencéfalo e ocupa a face inferior e posterior da cavidade do crânio. O cerebelo consiste em dois hemisférios e uma comprida área central chamada verme. A função do cerebelo é a coordenação das contrações dos músculos esqueléticos, como também controla os movimentos do corpo , bem como proporciona o equilíbrio do organismo.

Bulbo

Caracterizado como uma estrutura globosa, o bulbo contém cerca de 3 cm de comprimento, e é a estrutura mais inferior do tronco encefálico, é contínuo com a ponte anteriormente e medula espinal posteriormente no nível do forame magno.O bulbo é composto de núcleos vitais e substancia branca , que formam todos os tratos descendentes e ascendentes comunicando a medula espinal e as várias partes do encéfalo.

O bulbo representa ocentro vital do organismo, pois rege o funcionamento de variados sistemas e órgãos determinantes para a sobrevivência, sedo regulador do sistema respiratório, aparelho cardíaco, aparelho digestório, e colabora com as fisiologias relacionadas à deglutição, salivação, espirro e tosse.

Medula espinal

A medula espinal, espinal medula ou medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central, é a continuação do encéfalo, que se aloja no interior da coluna vertebral em seu canal vertebral, ao longo do seu eixo crânio-caudal. Ela se inicia na junção do crânio com a primeira vértebra cervical e termina na altura entre a primeira e segunda vértebra lombar no adulto, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento, possuindo duas intumescências, uma cervical e outra lombar. A medula espinal tem duas funções principais:

Condução de impulsos: Propicia os meios de comunicação neural do e para o encéfalo através de tratos de substância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com